Nós temos um pequeno membro em nosso corpo, que com ele podemos fazer grandes coisas como abençoar, salvar e ate mesmo nos condenar.
Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. (Tiago 3.5)
Um descuido com a língua e alguma coisa que dissermos pode salvar, assim como pode também destruir mesmo que seja uma palavra pequena, veja o que diz no final do versículo “Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia”.
Um grande incêndio sempre começa com uma pequena chama.
O apóstolo Paulo nos diz:
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que ouvem. (Efésios 4.26)
Palavra torpe são palavras cujo significado é sujo, obsceno e que não são utilizadas sequer por pessoas de boa educação, descentes ou de moral, e muito menos por uma pessoa espiritual.
Nós temos que tomar muito cuidado com que dizemos e Paulo no diz mais:
Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas, antes ações de graças. (Efésios 5.4)
Ele quer nos dizer com palavra torpe ou torpeza, no capítulo 5 v4 também nenhuma palavra obscena, nojenta, indecente, em algumas versões aparece parvoíces que é o mesmo que asneira, besteira. Isso não deve estar em nossos corações, mas sim o que for bom para edificação (Efésios 4.29b). Se não for para edificar se for para humilhar porque às vezes a pessoa já se sente inferior, tem algum complexo e uma brincadeira ou uma frase mal colocada ao invés de trazer esperança pode colocar a pessoa ainda mais para baixo, até mesmo afastando-a da igreja por isso Paulo nós diz: (EFÉSIOS 4.29) Não Saia Da Vossa Boca Nenhuma Palavra Torpe. Ele esta dizendo para não sair nada absolutamente nada que não for para edificação se fazer o contrario é melhor ficarmos calados. Jesus alertou o perigo de dizermos tais palavras.
Mas eu vos digo que toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo. (Mateus 12.36)
Ele quer dizer toda palavra improdutiva que não serve para nada. Cuidado se você anda dizendo alguma coisa para ferir humilhar irmão para engrandecer a si mesmo.
Em todo seu ministério o Senhor Jesus só proferiu palavras para edificar:
Palavras De Obediência
Então, veio Jesus da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João opunha-se-lhe dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vem tu a mim?
Jesus, porém, respondendo disse-lhe: Deixa por agora, porque assim convém cumprir toda justiça.
Então, ele o permitiu.
E sendo batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (Mateus 3.13-17)
E muitas outras palavras para perdoar, sem condenar João 8.1-11 trazer vida João 11
Devemos segui o exemplo que Paulo nos da em 1 Coríntios 11 Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo. Como filhos, devemos imitar ao pai. (Efésios 5) Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados.
Em Colossenses 4 verso 6 ele deixa bem claro como devemos usar a nossa língua “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”.
Se assim fizermos o Senhor nos dará grandes benções e nos seremos vaso valioso em suas mãos para edificação e crescimento de sua obra até que o Senhor Jesus volte.
Que o Senhor os Abençoe.
Luciano Stefanini Pinheiro
Abril/2005