O Plano Justo De Deus

0

ISAÍAS 41
Este capítulo contém um desafio ás nações, a demonstrarem que têm o mesmo poder, sabedoria e presciência que o Deus de Israel.

DO ORIENTE O JUSTO:
Trata-se aqui de Ciro, o persa. Mais de 150 anos antes do seu nascimento, Isaías predisse que Deus suscitaria um homem para cumprir a sua vontade, ao conquistar nações e proteger Israel. Esse homem foi Ciro, rei da Pérsia (559-530 aC.;), aquele que libertou os judeus do seu exílio na Babilônia. É chamado justo, não porque ele mesmo era justo, mas porque cumpriria o plano justo de Deus para a libertação de nações.

UM AO OUTRO AJUDOU:
Alianças entre as nações não impediriam o avanço de Ciro como o instrumento executor do propósito divino. Esse versículo ironiza a confiança nos ídolos em detrimento da ajuda certa que provém do Deus verdadeiro . O ourives trabalhava no ídolo que ele imagina ser capaz de salvar o povo. Veja uma referência a uma profissão semelhante em Isaías 40.19. Aqui, a palavra coisa e o pronome o referem-se a um ídolo (Isaías 2.8).

ISRAEL; A QUE ELEGI:
Israel não deve temer a destruição, porque Deus elegeu ou escolheu essa nação como seu instrumento para cumprir a promessa da redenção que Ele fizera aos antepassados dos israelitas. Através da nação de Israel viriam, tanto o Messias como a revelação escrita de Deus, por meio dos quais a salvação chegaria a todas as nações da terra.

EU SOU CONTIGO:
Os crentes do NT também foram feitos servos escolhidos de Deus (Ef 1.3-12; 1Pe 2.9). Podemos, portanto, apropriar-nos das promessas destes versículos. Não devemos temer a força humana, pois Deus está conosco .

Para outorgar graça e força para enfrentarmos as circunstâncias da vida, ajudar-nos nas dificuldades, como a nossa paz e suster-nos e ser nosso amparo.

 

(B.E.P. e outros)
Deus abençoe
Graça e Paz
Pb. Elcio Bomfim


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here