Escrevi esse texto no dia 06/10/2009.
Seja feliz, suas atitudes contam muito sobre a forma como você encara a vida.
“Quer você pense que pode ou não fazer algo, você está certo”, já dizia Henry Ford. O fundador da Ford e o primeiro empresário a aplicar montagem em série produzindo muito mais automóveis em menos tempo e com um menor custo.
Se você já vai para um obstáculo derrotado antes mesmo de encará-lo, volte pois não o conseguirá transpor. Mas se você acreditar e for perseverante, as chances de conseguir serão infinitamente maiores.
Me lembro do filme “A Vida é Bela”, onde o personagem principal é um judeu e está em pleno holocausto, e sua vida por um fio. Mesmo assim, vemos que ele é feliz e sempre encontra coisas engraçadas mesmo em meio à tragédia. Mesmo em face da morte consegue encontrar um motivo para ter uma atitude positiva.
Gostamos de exaltar os pontos ruins e deixar de lado os pontos bons. Exaltamos os problemas e focamos pouca energia em encontrar as oportunidades que os problemas nos geram. Grande parte, se não forem todos os grandes inventos da humanidade foram criados a partir de muito esforço e dada uma necessidade. Um problema levantado que gerou uma oportunidade. Assim foi criada a luz elétrica com Thomas Alva Edison e muitos outros.
Atitudes positivas frente às dificuldades nos fazem crescer. Se encararmos cada derrota como um aprendizado tentaremos muito mais. Alan Kay, um cientista da computação dos EUA diz que “se você não falha em pelo menos 90% das vezes, seus objetivos não foram ambiciosos o suficiente”. E Einsten: “No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade”. Quer encontrar uma grande oportunidade? Procure um grande problema.
Uma coisa que me desgasta muito enquanto gestor é perceber pessoas que acham que não precisam ser desenvolvidas, já estão no topo da montanha. Não mais me desgasto com tais pessoas, pois não tem potencial algum, já estão no máximo que poderiam chegar e não poderão entregar nada a mais do que já entregam. Não querem se desenvolver. Pessoas assim sempre são vítimas, nunca assumem o erro, sempre foi por culpa dos outros ou porque alguma outra coisa aconteceu que atrapalhou. Ele não age de forma a resolver o problema, apenas o identifica e coloca a culpa em alguém. Ela nunca tem ação sobre os acontecimentos e por isso nunca pode mudar nada nem resolver coisa alguma.
Não sei se é o seu caso, mas com certeza em algum momento você se fez de vítima e encontrou um coral de vítimas para concordar com você. Onde mais nos fazemos de vítima é com relação ao nosso país. A culpa nunca é nossa mas sim dos políticos, da corrupção e não do fato de nós não fazermos nada pra mudar isto ou até mesmo do fato de burlar impostos justificando que o Governo é corrupto. Seja um protagonista. Ao ver uma situação desfavorável pense: “o que posso fazer para mudá-la?”
Não sei como você tem vivido e quais são suas atitudes frente às intempéries da vida,mas sugiro que você comece a olhar as flores por onde você anda. Para se ter arco-íris, precisa de chuva. Para se conquistar algo é necessário batalhar muito antes para chegar ao sucesso. Thomas Edison teve 1.093 patentes ao longo de sua vida, quantas delas você acha que eram grandiosas?
Ontem a noite saí da empresa meia noite, deixei o carro na entrada do hotel pois não haviam mais vagas no estacionamento, e hoje cedo quando o peguei haviam 2 grandes riscos no capô, qual minha atitude? Escrever este post pra você e dizer que o capô do meu carro vai ser consertado, mais cedo ou mais tarde, mas um dia da minha vida não merece ser abalado pois esse dia é precioso demais, nunca sei se será o último.
“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existem” (Oscar Wilde)
Termino com uma frase de Madre Teresa de Calcutá:
“O bem que você faz hoje muitas vezes é esquecido pelas pessoas amanhã. Faça-o assim mesmo”.
Extraído do Blog Somente a Graça