A Igreja Evangélica está vivendo um tempo de restauração. Nesse período, Deus deseja gerar dentro de nós os Seus Princípios. Sendo assim, é preciso que observemos um ponto muito importante nesse processo: qual tem sido nossa visão sobre Deus e sobre nós mesmos.
Em tempo de restauração é necessário decidir se ficamos apenas observando tudo acontecer, ou se entramos no mover de Deus e fazemos parte ativa dele.
Deus quer gerar dentro de nós uma visão de Reino.
Então, até quando vamos permitir que nossas vidas sejam regadas, mais por nossos próprios sentimentos do que pelas verdades de Cristo?
Somos a geração Internet. Temos acesso a muitas informações, mas pouco conteúdo.
Compramos todo tipo de CD, porém lemos muito pouco, os livros não são mais tão importantes.
Se não tivermos cuidado, nossa Bíblia poderá tornar-se simplesmente um guia de auto-ajuda, esquecido na escrivaninha.
Devido a tudo isso, alguns de nossos cultos estão mais cheios de argumentos e entretenimento humano do que da presença de Deus.
São cultos inovados para tocar os corações dos homens e não o coração de Deus.
Afinal de contas quem é que não gosta de uma boa revelação?
• Para que passar tempo buscando segredos na Bíblia, se tenho um Pastor que faz isso por mim? Queremos tudo sem esforço, é a geração preguiça.
• Para que gastar dinheiro comprando DVD se meu irmão vai comprá-lo e assim posso copiá-lo.
• Se eu não conseguir ir a um congresso não tem problema, quem for me diz como foi.
Assim, cada vez mais nos distanciamos de Deus, em uma visão de TIJOLO.
O que é uma visão de tijolos?
É quando temos a visão voltada para nós mesmos, buscando construir e edificar nossos próprios nomes e não o de Cristo.
Para que possamos compreender o que é uma visão de tijolos, em primeiro lugar devemos avaliar o que é crescimento de verdade e por que o crescimento pode ser uma faca de dois gumes.
A qualidade do crescimento é a chave do avivamento. Se esse crescimento ocorrer de forma correta se torna uma benção, contudo, se for de forma incorreta será uma multiplicação de problemas.
Existem líderes que na busca do crescimento, descartam o tempo de Deus para o preparo, incorporando ao ministério pessoas com habilidades, entretanto, despreparadas.
Líder, cuidado com o Sucesso! Muitos confundem sucesso pessoal e ministerial com aprovação divina.
Podemos construir grandes monumentos e obras maravilhosas, tocando corações e emocionando a muitos, porém, jamais tocar o trono de Deus.
Vamos estudar a historia de um homem de sucesso, que marcou sua geração, que conquistou seu povo e os levou a um crescimento.
Seu nome é Ninrode.
“E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. E este foi poderoso caçador diante da face do SENHOR; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR. E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá,” Gênesis 10: 8 a 11
O nome Ninrode significa “rebelde”.
Ele foi o primeiro homem que realmente organizou uma rebelião contra Deus.
Ninrode foi um homem “poderoso” ou líder na terra (Gênesis 10:8)
Depois do dilúvio, os animais se reproduziram mais rápido que o homem, o que gerou uma problemática. Nesse ínterim, devido ao fato de ser um grande caçador, Ninrode rapidamente tornou-se famoso, destacando-se dos outros e alcançando respeito e admiração.
Desta forma, resolvendo em parte aquele grande problema.
Ninrode tornou-se uma lenda e um provérbio em seus dias, mas como acontece com todos os homens distantes de Deus, o poder o dominou. Porém, Deus estava observando todos os seus caminhos. E, dura coisa para um homem é ter Deus como adversário e não como amigo.
Deus havia dado uma ordem:
“E ABENÇOOU Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.”Gênesis 9 : 1
Essa ordem de Deus era tudo o que Ninrode não queria ouvir, tampouco obedecer, porque era contrária aos seus sonhos. Ele não queria que o povo se espalhasse, mas sim que se ajuntasse em torno dele para que pudesse reinar absoluto.
Se não tomarmos cuidado, a visão de tijolos será plantada em nossos corações. Uma visão de edificar lugares altos para dominar, de se recusar a reconhecer as diferenças entre irmãos, bem como, reconhecer o Governo Divino sobre nós.
Então, iniciou-se em Ninrode a visão de tijolos (ler Gênesis 11: 1 a 9)
No Próximo estudo vamos analisar alguns pontos importantes dessa história.
Continua…
André Santana (Ministério Filhos Benditos)