Texto de John Piper, traduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.
O que se segue é uma transcrição ligeiramente editada.
Isto é Atos 26.17-18. “Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio, para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.”
Isto é incrível para mim. Isto é tão marcante. Isto é Jesus falando com Paulo quando ele o comissionou para ir pregar o evangelho.
“Eu te envio para lhes abrires os olhos”- “Tu” – finito, falível ser humano não sobrenatural – “Eu te envio, para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus”. Vá fazer isso, Paulo. Para o que, evidentemente, Paulo diria, “Eu não posso fazer isso.”
E Jesus sabe disso e, portanto, o ponto deste comando é que a sobrenatural, regeneradora obra de Deus é sempre feita através da agência humana. Sempre!
Você tem que ouvir ou ler, uma produção humana, a Palavra de Deus, a fim de ser nascido de Deus. Deus não vai abrir os olhos dos cegos para nada verem. Ele abre os olhos para verem Cristo.
Ele disse: “Haja luz em seu coração.” E você viu a luz do evangelho da glória de Deus, na face de Cristo (2 Coríntios 4.4-6).
A segunda coisa que tem que acontecer se nós estamos buscando glorificar a Deus é que nós temos que olhar para o livro. Não é o suficiente simplesmente sair e orar para ter iluminação: “Oh, Espírito Santo, me diga o que eu preciso saber sobre Deus agora.”
Isso é um insulto ao Espírito Santo porque a sua resposta vai ser, “eu escrevi um livro.” Não ignore o meu livro. Não tente fazê-lo de outra maneira. Não tome atalhos em mim. Eu não preservei este livro através do sangue dos mártires para você brincar comigo. Tenha diante de sua face o meu livro e ore.