Reino de Deus
”E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu. ” – Lucas 13:18-21
O Reino Semelhante ao Grão de Mostarda
A mostardeira é uma hortaliça, e, diferentemente das demais chega a medir até 4 metros. Da planta pode-se aproveitar quase tudo: folhas, flores, grãos. Existem mostardas das espécies: branca, marrom e negra. Jesus, em sua parábola, se referia à mostardeira de grãos negros, pois é a mais comum na região oriental. Por suas propriedades energética, digestiva, antibacteriana e de ajudar na coagulação do sangue a hortaliça é ainda hoje muito utilizada na medicina.
Na antiguidade os romanos utilizaram pelo menos 40 tipos de remédios feitos a partir da mostardeira. Algumas comunidades judaicas utilizaram-no como “erva amarga” na Páscoa. As sementes de mostarda são colhidas antes de amadurecerem, ao secarem sobrevivem de 4 a 8 anos conservando sua faculdade germinativa. Na Índia, as sementes dão origem a um óleo comestível. O óleo da mostardeira tem propriedades antibióticas, contém também enzima peroxidase, muito usada em biologia molecular, em amplificação e detecção de anticorpos, entre muitas coisas.
A farinha feita com as sementes de mostarda serve para preparar os famosos sinapismos-cataplasmas que fazem afluir certa quantidade de sangue no local onde são aplicados. Sementes de mostarda são as menores existentes, medem de 1 a 2 milímetros de diâmetros, porém, dão origem a maior planta da família das hortaliças. O forte sabor da mostarda costuma se sobrepor ao dos outros alimentos, quando misturados.
É interessante analisarmos a respeito de 4 princípios do Reino no grão de Mostarda
1-Parece pequeno SÓ QUE NÃO;
Sementes de mostarda são as menores existentes, medem de 1 a 2 milímetros de diâmetros, porém, dão origem a maior planta da família das hortaliças. O Reino de Deus pode parecer pequeno, mas quando ele é germinado no coração das pessoas se torna o maior tesouro que ela já teve na vida.
2-Você precisa ter uma HORTA;
O grão de mostarda, assim como qualquer hortaliça, precisa ser plantado num ambiente preparado, ou seja, numa horta. Para plantar o Reino e ele crescer é necessário ter uma horta. Você nunca cultivará o Reino sem antes trabalhar. (João 6:27)
3-As aves do céu fazem ninho em seus ramos;
O Reino quando se manifesta em voce gera vida de tal forma que as pessoas virão e farao ninhos nos seus ramos. Isso significa discipulado. Você só fará discípulos quando estes se sentirem seguros em você. (João 15:1-5)
4-O grão precisa morrer para a mostardeira viver;
Somente quando o grão cai na terra preparada e morre a hortaliça pode viver. Assim nos precisamos morrer para que os outros possam viver. (João 12:23-25).
Nesses quatro principios podemos desenvolver nossa vida Cristã fazendo com que o Reino cresça e se multiplique em nossos corações.
D’us os abençoe