Não mais na Carne, mas no Espírito

0

Palavras proferidas por Jesus Cristo:

João 3:5 – Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
João 3:6 – O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

Palavras proferidas por Paulo:

Rom 8:8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Rom 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Nós percebemos que foi do ensino de nosso Senhor Jesus Cristo em João 3.5,6, que o apóstolo Paulo baseou a sua afirmação no texto de Romanos 8.9 de que o cristão não está na carne mas no Espírito.
Ora, por que ele fez tal afirmação, uma vez que apesar de ter nascido de novo do Espírito, o cristão permanece, enquanto neste mundo, sob a influência da carne (natureza terrena pecaminosa) que ele ainda possui?
Só podemos entendê-lo a partir do ensino de Jesus que disse que o que é nascido do Espírito é espírito.
Não se diz que será, mas que já é espírito.
Ou seja: seu espírito que se encontrava morto em delitos e pecados foi revivificado. É agora um ser espiritual aos olhos de Deus. Sua natureza carnal recebeu a sentença de morte na cruz juntamente com Cristo, e está sendo despojada pela nova natureza espiritual e celestial, que também habita no cristão.
O Espírito Santo não produz naturezas pecaminosas, mas santas. Daí se dizer que todo o que é nascido do Espírito é espírito.
Mas o que não é nascido do espírito não pode agradar a Deus, porque tudo quanto pode gerar é a mesma natureza terrena pecaminosa que possui, ou seja, o que a Bíblia chama de carne. Este é o único legado e marca que pode deixar para outros.
Além disso, deve ser considerado, conforme o apóstolo expressara anteriormente em Romanos 7, que o que é nascido do espírito possui uma mente e uma nova natureza que se inclinam para Deus e para os Seus mandamentos. Por ter sido feito espírito e por ter sido crucificada a carne, por causa da fé em Jesus, não ama o que é carnal, mas o que é espiritual e celestial.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here