(Isaías 2:2-8) “2 E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do SENHOR no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. 3 E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR. 4 E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear. 5 Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR. 6 Mas tu desamparaste o teu povo, a casa de Jacó, porque se encheram dos costumes do oriente e são agoureiros como os filisteus; e associam-se com os filhos dos estrangeiros, 7 E a sua terra está cheia de prata e ouro, e não têm fim os seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e os seus carros não têm fim. 8 Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos”
Aqui nesta passagem Isaias recebe uma mensagem da parte do Senhor na qual nos relata a situação de dois povos, o primeiro, são os povos de todas as nações que se achegaram ao monte do Senhor em busca da palavra de Deus e o segundo povo é a casa de Jacó que já conhecia a Deus, porém Deus os rejeitou por causa do modo de vida que eles adotaram.
Bem de que tempo o profeta se refere como os últimos dias?
Atos 2:14 Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. 15 Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia. 16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; 18 e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
Então lá trás no pentecoste a igreja começou a viver os últimos dias, há uma linha de estudo que afirma que os últimos dias se iniciaram com a morte de Cristo na Cruz, bem então os últimos se sequem logo após a morte e ressurreição de Cristo e cada dia que passa ficamos mais pertos da vinda de Cristo. Hoje de fato que estamos mais perto da volta de Cristo e eu creio e isto é uma crença minha que Jesus volta ainda nesta geração.
Então estes fatos relatados pelo profeta Isaías começaram acontecer após a morte e ressurreição de Cristo e se sequem até os dias de hoje.
Deus falou através do profeta de Isaías que a casa de Jacó seria rejeitada nestes períodos de tempo. A casa de Jacó conhecia a Deus assim como nós que hoje freqüentamos uma igreja evangélica também conhecemos o Deus da bíblia, e assim como a casa de Jacó mesmo nós conhecendo a Deus podemos se desprezados da presença de d’Ele por causa de atitudes e decisões erradas que tomamos.
Nesta passagem notamos que a casa de Jacó viveu três situações que a afastou da presença de Deus.
A primeira atitude errada que a casa de Jacó teve foi se misturar com outros povos.
V6 diz “Mas tu desamparaste o teu povo, a casa de Jacó, porque se encheram dos costumes do oriente e são agoureiros como os filisteus; e associam-se com os filhos dos estrangeiros”
– Assim também tem sido cada dia mais o povo que conhece a Deus tem se misturado com os costumes do mundo. Mas o que há no mundo? I João 2:15-16 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.
A concupiscência da carne inclui os desejos impuros, a busca por prazeres pecaminosos, a gratificação sensual, muitas pessoas que freqüentam igrejas estão por ai no mundo bebendo, fumando, usando drogas entre tantos outros vícios que geram o prazer carnal, jovens estão tendo relações sexuais fora do casamento, casais cometem adultério entre tantos outros tipos de pecados que visam agradar nossa carne.
O segundo valor que há no mundo é a concupiscência dos olhos que se refere à cobiça, a vontade de olhar para o que dá prazer pecaminoso, o desejo descontrolado por coisas atraentes aos olhos. Aqui entra as novelas, filmes, televisão, internet, tudo isto é licito mais satanás tem usado muito destas mídias para encher nossos olhos de cobiça, principalmente na área sexual e financeira.
A pornografia está presente em todas novelas, em muitos filmes e é de livre acessos na internet. As propagandas oferecem sempre produtos de última geração e algumas pessoas não tem o que comer em casa, mas tem um Tablet, este apelo à propaganda leva a um consumismo desenfreado. E tem também aqueles que cobiçam as coisas dos outros, o carro, a casa, marido, esposa, emprego…
O terceiro valor que há no mundo é a soberba da vida, que significa espírito de arrogância, orgulho e independência auto-suficiente, tal pessoa procura exaltar e promover a si mesma, julgando não depender de ninguém, não reconhece Deus como Senhor, e se torna senhor de si mesmo, não leva em consideração a Palavra como autoridade suprema, mais sim seus próprios desejos, está pessoa passa a buscar somente seus interesses e realizações pessoais, só esta pessoa está certa, as outras estão erradas, pessoas assim dentro das igrejas se acham ser mais santas e começam a julgar as pessoas que não praticam seus usos e costume ou uma vida religiosa. Pessoas assim estão sempre reclamando dos outros: “orar em língua estranha é coisa do diabo, não dar glória a Deus e Aleluia e ser frio, para que orar alto Deus não é surdo”
Irmãos, nem Jesus repetiu um milagre se quer da mesma maneira, por que nós devemos ser todos iguais, por constituição somos diferentes, então pare de se preocupar com o outro e viva sua vida com Deus, deixe de ser orgulhoso e tire primeiro a trave de seu olho.
O último aspecto em se associar com outros povos foi que a casa de Jacó só pronunciava desgraças “porque se encheram dos costumes do oriente e são agoureiros como os filisteus;” Agoureiros segundo o dicionário (adj. Que faz ou traz agouros; que anuncia desgraças). Tem muitas pessoas que só anunciam desgraça. O pastor Luciano tem como propósito para nossa igreja implantar uma célula em cada bairro desta cidade, ai tem aquele que é a agoureiro e diz “nunca vai conseguir fazer isto” – Chega uma pessoa em busca de Cristo a igreja e esta pessoa diz “este ai não tem jeito” – Nos começamos a evangelizar os jovens à noite nos sábados esta pessoa diz “estão perdendo tempo ninguém quer saber disto” – um irmão pede uma oração e este tipo de pessoa tem a capacidade de orar ao contrário pedindo a Deus para não abençoar esta pessoa por que ela não merece. Tudo isto por causa da concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Onde a pessoa cria um Deus, uma religião e um culto onde só ela esta certa e os outros todos estão errados.
Cristo tem salvado vidas e têm pessoas como as citadas que lançam estas vidas novamente no mundo, num sábado estávamos evangelizando na rua e encontramos três desviados que relataram que saíram da igreja por sofrerem descriminação pelo seu jeito de falar e de se vestir. Isto é muito triste. Deus quer mudar nosso homem interior, se o interior não estiver limpo não adianta colocar um terno e uma saia, ir à igreja e dar glória a Deus e Aleluia! O homem exterior é resultado do interior. A mudança começa de dentro para fora.
A primeira atitude errada que a casa de Jacó teve foi se misturar com outros povos.
A segunda atitude errada que a casa de Jacó teve foi confiar no dinheiro.
V.7 E a sua terra está cheia de prata e ouro, e não têm fim os seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e os seus carros não têm fim.
Jesus disse que o dinheiro é um senhor e em I TM 6:10 Diz “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” A casa de Jacó era muito rica e se esqueceu de Deus.
Você pode falar: “Daniel pula esta parte, nem dinheiro eu tenho, não tenho nem uma tartaruga no bolso”. Talvez você não tenha dinheiro, e esta também é a minha situação, mais se por esta condição você começa a buscar somente o dinheiro e começa a se preocupar com que comer, beber ou vestir. Ou se você corre a atrás do dinheiro por que quer compra um carro, uma moto, uma casa, etc. Nesta busca você também vai acabar se afastado de Deus, pois devemos buscar primeiro o Reino de Deus e a Sua Justiça que a pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo e tudo o que precisamos nos será acrescentado então pare de se preocupar com o dinheiro.
A primeira atitude errada que a casa de Jacó teve foi se misturar com outros povos.
A segunda atitude errada que a casa de Jacó teve foi confiar no dinheiro.
A terceira atitude errada que a casa de Jacó teve foi à idolatria.
V 8 Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos”
Hoje com certeza nenhum de nós que freqüentamos uma igreja evangélica vai se prostrar diante de uma imagem de escultura, mas muito hoje que estão dentro das igrejas idolatram as novelas, os BBBs, um ator ou uma atriz, um cantor (a), uma banda… Tem outros que idolatram a si mesmo, seus corpos, seus feitos, “você viu o que eu fiz”, “eu sou o melhor”, “ninguém faz igual”.
Tudo que nós colocamos a frente de Deus em nossas vidas se torna idolatria, então tome cuidado com o que você tem feito e em que você tem dedicado e investido seu tempo.
Bem então estas foram as três atitudes que fizeram Deus abandonar a casa de Jacó:
Se misturar com outros povos, confiar no dinheiro e a Idolatria.
Se você pratica alguma destas atitudes você deve deixar a casa de Jacó e se juntar aos outros povos que estão se achegando a palavra do SENHOR.
V.4 de Isaias 2 diz que ao nos achegarmos a Palavra de Deus que é Cristo “ele nos julgará e nos repreenderá, e com isto nós converteremos nossas espadas em enxadões e nossas lanças em foices; isto quer dizer que as suas forças que eram voltadas para guerrear contra seus inimigos, contra seus próprios desejos agora serão voltadas para o trabalho. E haverá paz em sua vida, pois uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.
As armas de guerras foram convertidas em armas de trabalho, é isto o que Jesus quer de nós, arrependimento, para que possamos trabalhar na sua obra que é ir e pregarmos o evangelho a toda criatura. Mas para isto a atitude tem que partir de você, você decide se quer ou não se encontrar com Jesus. Note que no texto que lemos as nações se moviam em direção ao monte do SENHOR, e para que? Para que Deus os ensinasse os seus caminhos, e aprendendo seus caminhos estes povos andariam em suas veredas; porque eles sabiam que de Sião sairia à lei, aqui Isaías esta falando das palavras de Cristo, pois a lei já existia e aqui Deus estava dizendo que faria uma nova lei, uma nova aliança a qual se cumpriu em Cristo, pois a Lei mosaica já existia neste tempo. De Jerusalém sairia à palavra do SENHOR. Eles tinham a certeza que daquele lugar sairia à nova aliança de Deus para com o homem. Pois isto ele foram até lá para saber o que Deus queria deles e o que Deus tinha para eles.
E esta nova aliança é Cristo, por isto se mova na direção o Senhor, pois Ele tem o melhor pra você que e a vida eterna. Assim com em Isaías 2:5 diz “Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR”. Jesus também te faz um convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)