Milênio no Antigo Testamento; Isaías 60

0

Milênio, Isaías 60.

Autor: Cláudio Ribeiro Melo.

No livro de Isaías, capítulo 60, encontram-se os versículos de um tempo vindouro e triunfante de Israel.

Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti.

Isaías, capítulo 60, versículo 1.

Israel será a esperança, a luz de todas as nações da terra, pois o próprio Deus estará em Jerusalém.

Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
E as nações caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram, e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado.
Isaías capítulo 60, versículo 2-4.

Este capítulo traz referências da glória de um reino terreno onde o Senhor estará presente em seu poder glorioso, este é o Milênio de Jesus Cristo, descrito em Apocalipse capítulo 20.

Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ti.

Isaías capítulo 60, versículo 5.

Deus será adorado em Israel pelas nações.

A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efa; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão, e publicarão os louvores do Senhor.
Todas as ovelhas de Quedar se congregarão a ti; os carneiros de Nebaiote te servirão; com agrado subirão ao meu altar, e eu glorificarei a casa da minha glória.
Quem são estes que vêm voando como nuvens, e como pombas às suas janelas?
Certamente as ilhas me aguardarão, e primeiro os navios de Társis, para trazer teus filhos de longe, e com eles a sua prata e o seu ouro, para o nome do Senhor teu Deus, e para o Santo de Israel, porquanto ele te glorificou.
Isaías capítulo 60, versículos 6-9.

Estrangeiros edificarão os muros da cidade de Jerusalém; se trata da cidade terrena e não da Nova Jerusalém celestial citada em Apocalipse capítulo 21, que, no futuro, virá para a terra.

E os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor te feri, mas na minha benignidade tive misericórdia de ti.

E as tuas portas estarão abertas de contínuo, nem de dia nem de noite se fecharão; para que tragam a ti as riquezas das nações, e, conduzidos com elas, os seus reis.

Isaías capítulo 60, versículo 10- 11.

Deus anuncia que todos que não servirem a Sião, Jerusalém, serão destruídos, isso deve acontecer ao final dos mil anos, Apocalipse 20, versículos 7-10.

Porque a nação e o reino que não te servirem perecerão; sim, essas nações serão de todo assoladas.

Isaías capítulo 60, versículo 12.

Os versículos demonstram que neste período além de prosperidade haverá uma reverência extraordinária para a nação de Israel.

A glória do Líbano virá a ti; a faia, o pinheiro, e o álamo conjuntamente, para ornarem o lugar do meu santuário, e glorificarei o lugar dos meus pés.
Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel.
Em lugar de seres deixada, e odiada, de modo que ninguém passava por ti, far-te-ei uma excelência perpétua, um gozo de geração em geração.
E mamarás o leite das nações, e alimentar-te-ás ao peito dos reis; e saberás que eu sou o Senhor, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Poderoso de Jacó.

Por cobre trarei ouro, e por ferro trarei prata, e por madeira, bronze, e por pedras, ferro; e farei pacíficos os teus oficiais e justos os teus exatores.

Isaías capítulo 60, versículo 13-17.

As referências indicam um período de paz duradoura.

Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, desolação nem destruição nos teus termos; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas, Louvor.

Isaías capítulo 60, versículo 18.

Jesus estará reinando, Ele mesmo será o resplendor, a luz de Israel; a Nova Jerusalém virá no futuro; após a aliança eterna ser destruída, após os mil anos, haverá a restauração do pacto eterno; o pacto de Deus é eterno enquanto há fidelidade.

Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória.
Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.
Isaías capítulo 60, versículos 19-20.

A terra de Israel será habitada eternamente; a linhagem judaica será perpetuada; significa que existirão famílias no Reino Milenar.

E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.
O menor virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; Eu, o Senhor, ao seu tempo o farei prontamente.
Isaías capítulo 60, versículos 21-22.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here