O corpo de Jacó foi embalsamado principalmente em razão da longa viagem que seria feita do Egito para Canaã.
Jacó morreu em honra porque o Senhor era com ele, e houve um grande cortejo acompanhando o seu corpo até Canaã.
Os próprios egípcios haviam chorado a sua morte, pois ele era o pai daquele que havia preservado em vida a todos eles naqueles anos de fome que houve sobre toda a terra.
A reafirmação do perdão de José à maldade de seus irmãos contra ele no passado é um bom exemplo que deve ser seguido por todos os servos de Deus.
Eles devem sepultar para sempre as transgressões passadas de seus irmãos contra eles, bem como devem estar preparados para perdoarem tudo aquilo que lhes for prejudicial, e não somente perdoar como também suportar tudo o que lhes possam fazer os filhos do mesmo Pai comum de todos eles.
José chorou quando seus irmãos lhe pediram perdão pelo que lhe haviam feito, pelo temor do que lhes poderia fazer agora que Jacó havia morrido.
Este choro foi certamente pela suspeita deles em relação a seu caráter aprovado.
É algo muito duro ter que conviver com ruins suspeitas sobre coisas que jamais pensaríamos em fazer, principalmente por causa do nosso temor de Deus e da Sua Palavra.
Mas estas lágrimas de José foram também movidas em face da submissão demonstrada por eles.
Afinal eram seus irmãos e estavam se humilhando diante dele, e isto é algo que parte o coração de qualquer pessoa sensível.
Quando alguém apresenta a sua fragilidade e humildade diante de alguém mais forte do que ele, não cabe a este espezinhá-lo, mas se compadecer e também se humilhar, reconhecendo que somente Deus é digno de nossa humilhação perante Ele, pois todos somos pecadores dependentes do Seu perdão e da Sua graça.
Somente a Deus pertence a vingança, e somente Ele pode pesar os corações e dar-lhes justamente segundo o seu procedimento.
José havia aprendido a vencer o mal com o bem.
Ele havia aprendido a dar alimento para os seus inimigos quando eles tinham fome, tanto no sentido material quanto espiritual, e por isso prometeu a seus irmãos que em vez de se vingar deles, ele os alimentaria e sustentaria.
O mesmo e muito mais e melhor faz Jesus em relação aos pecadores que Ele tem perdoado por terem se arrependido de seus pecados.
Ele jamais se vingará de suas faltas passadas, ao contrário, Ele os proverá com a Sua graça, para que tenham não apenas a manutenção da vida física como fizera José com seus irmãos, como também e, sobretudo para a manutenção da vida espiritual, pois Ele nos garante que tenhamos vida eterna, e vida em abundância.
Bendito seja o seu santo nome para todo o sempre!
Baseado em Gênesis 50