Por mais incrível que possa parecer, essa pergunta. não é a resposta de grande parte dos cristãos quando pergunto se sabia que o Senhor Jesus tinha irmãos. Me repondem com outra pergunta e com cara de espanto, como se não estivesse escrito na bíblia. Mas está. E qualquer um pode ler em sua própria bíblia. Primeiro vamos ver o trecho em Mateus 1. 24,25:
E José , despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
E não a conheceu até que deu a luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de Jesus.(grifo nosso)
Ou seja não teve relações com a sua esposa até que seu primeiro filho nasceu; Primogênito, segundo o dicionário é: Adj. e s. m.: Que ou aquele que nasceu antes dos outros; mais velho. Se Maria não tivesse tido mais filhos, seria mencionado seu único filho. Vemos ainda em Lucas 2.7 : E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos[…] Mais uma vez aqui se fala do primeiro filho. Em Marcos 3.31 temos a menção dos irmãos de Jesus:
Chegaram então seus irmãos e sua mãe; e , estando de fora, mandaram-no chamar.(grifo nosso)
Atos 1.14 também menciona os irmãos de Jesus:
Todos estes perseveraram unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.
Em Mateus 13.55,56 podemos ler os nomes de seus irmãos e irmãs:
Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós as suas irmãs? Donde veio pois tudo isso?
Em Marcos 6.3 podemos ler as mesmas coisas, e os mesmos nomes. Por isso não resta dúvida quanto à existência de irmãos de Jesus; é só conferir nas escrituras , coisa que muitos cristãos não estão fazendo, e preferem conhecer a um Jesus somente de ouvir falar, ao invés de conferir pessoalmente os relatos das testemunhas oculares.
Mas qual é o problema se Jesus teve ou não irmãos? Será que isso é importante? Claro que é. Pois se Jesus teve irmãos, então Maria não permaneceu virgem, ao contrário do que é ensinado em uma outra igreja, que todos sabem qual é. Cai por terra o ensino do erro, simplesmente ao abrir a palavra e se libertar das mentiras. Temos ainda que contextualizar, ou seja entendermos como era o comportamento das pessoas naquela época; naqueles tempos não existia previdência social; as pessoas mais velhas não se aposentavam e iam “curtir a vida”; por isso tinham de ter muitos filhos, que era uma forma de garantir ser sustentado por ao menos um dos filhos homens. Havia ainda a questão cultural, que era um certo status uma família ter muitos filhos, prova de que a mãe era abençoada por gerar muitos filhos, e o pai homem vir Não é como hoje, que por causa das condições financeiras, e da própria cultura, ninguém quer ter mais de dois filhos.
Outra coisa que dizem e ensinam, sem qualquer embasamento histórico ou biblico(apesar da bíblia ser também um livro histórico), é que os irmãos de Jesus eram na verdade primos. No Antigo Testamento havia esta confusão, pois o hebraico e o aramaico não diferenciam irmãos de primos; no caso do Novo Testamento isso não se aplica, pois foi escrito em grego e nesta língua existem palavras específicas para designar cada grau de parentesco. O grego usa adelfós para irmão, adelfê para irmã, anepsiós para primo e suggenis ou sugenneês para prima. Jesus tinha adelfós e adelfês, isto é irmãos e irmãs. No NT temos diferenciações claras entre primos e irmãos . Em Colossenses 4:10 Marcos é chamado de primo de Barnabé; Em Lucas 1:36 Isabel é referida como prima de Maria, e não como sua irmã; em Gálatas 1:19 Tiago é apontado como o irmão carnal do Senhor Jesus.Muitos afirmam ainda que os irmãos de Jesus eram seus primos , filhos de uma tia chamada Maria de Cleofas(mulher de Cleopas), irmã de sua mãe(Jo 19:25); mas podemos ler claramente que a tia de Jesus era salomé, mulher de Zebedeu(ver em Mt 4:21;10:2; Mc 1:19; 3:17; 10:35; e Lc 5:10). Em Atos 1:13,14 diz: que Tiago e João foram orar com Pedro, sendo seguidos pelos irmãos de Jesus.
Por fim, não podemos aceitar a imposição de outra figura intercessora junto a Deus,que não Jesus ; não existe outro nome que possa intermediar entre nós e o Pai senão o Senhor Jesus, como está em João 14.6:
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Busquemos a verdade na própria palavra de Deus, a bíblia: Jesus respondendo disse: Errais, não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus. Mt 22.29
Leia a bíblia e medite. Peça que o Espírito Santo dê o discernimento, e ele dará, com certeza.
Everson Leal
Leia mais em : http://www.ofielpregador.blogspot.com/