LUCAS: 12 – Ajuntando-se, entretanto, muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, Jesus começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
Respondeu-lhe, porém, o Senhor e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água? (Lucas- 13:15).
A palavra hipócrita, no grego, significa ator – pessoa que representa um papel, sem ter nada a ver com o personagem. Jesus a usava contra os fariseus, que pareciam ser bem religiosos e, zelosos no guardar a Lei, mas não o faziam . (Mateus- 23:13,14).
Aqueles judeus conheciam a Lei pelo entendimento humano. Eles proibiam que se fizesse alguma coisa no sábado, dia de descanso. No entanto, como Jesus lhes disse, naquele mesmo dia, eles desamarravam o jumento ou o boi e os levavam a beber água. Ora, se podiam fazer um benefício a um animal, por que condenar o Senhor por fazer o bem a uma pessoa no sábado? (Lucas- 14:3).
Eles levavam o animal para beber água para que esse não morresse, evitando um prejuízo. Quanto vale uma vida humana?
Os hipócritas olham para seus interesses, e outros, simplesmente, deixam-se levar pelo inimigo. Se aquelas pessoas podiam cuidar dos animais no sábado, por que os sofredores não deviam receber cuidados naquele dia?
Quantos corruptos investidos de autoridade, fazem um discurso impressionante em defesa da moralidade, contudo, quem os conhece sabe que aquilo que combatem é exatamente o que eles praticam. Há também quem se deixe levar pelo inimigo e assume a hipocrisia sem interesse particular.
Os hipócritas não entendem como as pessoas normais agem, pois eles enxergam segundo sua própria conveniência. Para eles, é mais importante prender-se a um regulamento do que estender a mão e ajudar um sofredor. O ser humano em necessidade, seja a pessoa que for, merece a nossa atenção acima de qualquer regra. Precisamos entender a Palavra de Deus. A mais correta atitude é imitar o Senhor Jesus em tudo.