Leitura Bíblica: “Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? (Jo 13.23 – 25)”.
Algumas vezes é dito que Jesus amava um certo discípulo e este reclinava sobre o seio de Jesus (Jo 13.23,25; 19.26; 20.2; 21.7; 21.20).
Perguntas:
1) Quem era o discípulos aquém Jesus amava?
Este discípulo é João o autor do Evangelho que leva o seu nome. Isso fica claro quando lemos João 20.24. “Eu sou aquele que discípulo! Eu vi estes acontecimentos e eu os registrei aqui. E todos nós sabemos que a minha descrição destas coisas é verídica (BV)”
Os pais da Igreja – como Irineu e Tertuliano – declaram que João escreveu esse evangelho (o que recebe o seu nome), e todas as demais evidências corroboram com essa declaração.
2) Jesus amava um discípulo mais do que os outros?
A resposta é: “NÃO”!
Encontramos na bíblia algumas pessoas, as quais Jesus as amava.
Por exemplos:
Está escrito que Jesus amava:
1) Lázaro;
2) Maria;
3) Marta (João 11.3,5); e
4) O autor do quarto evangelho – João (João 13.23; 19.26).
Entendendo o amor de Jesus por essas pessoas
Quando a bíblia diz que Jesus amava certas pessoas, não significa que Jesus só amava essas pessoas. Não quer dizer que Jesus amava uns mais do que outros. Pois ele não faz acepção de pessoas (Tg 2.1; At 10.34).
Jesus ama a todos os que obedecem a sua palavra (João 14.21; 15.9,10).
Sendo assim o amor de Jesus para que certas pessoas (Lázaro Maria, Marta e João), significa que havia um vínculo especial com elas.
Exemplos:
Lázaro e suas irmãs davam hospedagem a Jesus e aos seus discípulos – pois Jesus andava com seus discípulos (Mt 21.17; João 11.1; Lc 10.38 – 41).
Já Maria sentava aos pés de Jesus para ouvir os seus ensinos (Lc 10.39). E uma certa vez Maria ungiu os pés dele com um perfume caro e enxugou com seus cabelos (Jo 11.2;Mc 14.3,4).
A atitude de Maria demonstra profunda devoção ao mestre.
Quanto a João, ele fazia parte dos três discípulos que viram a Jesus no seu estado de glória (Mt 17.1- 9). João fazia parte dos três discípulos mais íntimos de Jesus (Mc 5.37).
3) Como entender a expressão “reclinar sobre o seio de Jesus?
Por ocasião de refeições solenes costumava-se ― deitar sobre almofadas, com a cabeça voltada para a mesa. Desse modo o convidado ficava ao lado de outros, com as costas ―ao seio de seu vizinho de mesa. Quem estava dessa maneira ―ao seio do anfitrião desfrutava de um lugar privilegiado. Tinha a possibilidade de se reclinar e falar confidencialmente com ele. Esse lugar estava sendo ocupado nesse momento por João.
Conclusão.
Quanto mais eu e você nos aproximamos de Jesus, mais íntimos Dele nos tornamos. Você é íntimo de Jesus ou é apenas um discípulo Dele?
Autor: PB. Jair Alves