A Igreja de nossos dias Precisa compreender sua “função” no Reino

0

Quero começar nossa reflexão afirmando que a Igreja não é o Reino, Segundo Ladd, o reino de Deus é o domínio real de Deus, e esse domínio não esta restrito apenas na Igreja, a Igreja é parte do reino, é agente do reino, Ladd afirma que as pessoas que participam do reino de Deus, “formam o povo do domínio de Deus que entrou no Reino, que vive sob a autoridade desse Reino, governado e orientado pelo próprio Reino.

A igreja é a comunidade do reino e nunca o próprio reino” (2003, p. 149). E sabendo que ela não é o reino de Deus, mas é a comunidade do reino, essa comunidade precisa compreender qual sua função neste reino do Deus Soberano. Afinal a igreja é detentora do reino, ela tem a porta de entrada, essa porta é chamada Jesus, essa porta não pode ficar escondida, camuflada, ela deve ser exposta, anunciada e oferecida, a igreja é quem tem essa função hoje. E agora o que é preciso para que a igreja cumpra sua função no reino? O texto de Romanos 10: 11-15 poderá nos ajudar nesta compreensão, vejamos:

Rm 10:11-15 Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”. 12 Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, 13 porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. 14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! “

Entre os ensinos encontrados neste texto quero destacar hoje apenas 4 deles justamente aqueles que nos dará um pouco mais de luz sobre a função da Igreja no Reino de Deus, o primeiro deles é:

1 Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa ir até as Pessoas.
Vs 14a: Como, pois, invocarão aquele em quem não creram?
As pessoas que nos referimos aqui são aquelas que estão lá fora, as que não têm conhecimento adequado sobre o Cristo, o enviado por Deus Pai afim de que todo o que nele crê seja salvo, a igreja cumprirá sua função no reino ao sair, ao ir, até onde estas pessoas estão, haja vista a palavra Igreja vem da palavra grega Eclésia que significa: “Chamados para fora”, mas o que vemos em nossos dias é uma igreja camuflada, escondida, sem atuação fora de seus portões, sem influencia na sociedade, e isso esta totalmente errado, a prioridade esta invertida, a prioridade precisa ser concertada, a prioridade de Cristo sempre foi as pessoas, veja o que pode acontecer quando as prioridades estão invertidas.

Te pergunto: Como é possível o prédio de uma igreja inteira desaparecer em pouco tempo? Isso aconteceu de verdade. Uma igreja inteira foi furtada! Vista pela ultima vez em 2008, em outubro do mesmo ano o padre local ao chegar onde devia estar à igreja, ficou realmente muito surpreso. Tal fato ocorreu na Rússia. Ao averiguar o caso descobriu-se que os moradores vizinhos da igreja aos poucos foram desmanchando o prédio e vendendo. Imagino que havia muito tempo que o padre não congregava, e se ele não congregava o que podemos imaginar dos chamados membros se é que havia algum.

É por causa de fatos como esse que vos afirmo: “O que a igreja necessita hoje não é de mais e melhores mecanismos, novas estruturas organizacionais ou maior quantidade de métodos mordermos. ¹” Ela precisa de pessoas. É disso que ela precisa, estruturas prediais, assentos confortáveis, ar condicionado, Data Shows, etc. Tudo isso é importante quando se tem pessoas, na falta de pessoas, a estrutura perde seu valor e seu objetivo.

A igreja que somos nós precisa gastar seus esforços e valores com uma finalidade bem definida “Ganhar Pessoas” para o reino de Jesus, e fazer isto é imitar Cristo, fazer isto é glorificar o Pai, fazer isto é fazer Missões. Pessoas, este foi, é e sempre será o alvo de Jesus. A igreja que priorizar as pessoas vai se desenvolver habilmente na arte de comunicar o evangelho, mesmo que seus receptores não ousam, sejam surdos ou deficientes auditivos, a igreja que prioriza as pessoas será capaz de comunicar-lhes as verdades a respeito do reino e do Senhor desse Reino. Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa ir até as Pessoas.

2 Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa pregar o Evangelho.
Vs 14b: E como crerão naquele de quem não ouviram falar?
Como vimos até aqui é preciso ir até as pessoas, mas ao ir até elas o que dizer a elas? O vs 14b tem como centro uma pessoa, quando Paulo se refere a Cristo ele diz: “de quem não ouviram falar” isto nos faz perceber que devemos falar sobre uma pessoa, sobre a pessoa de Cristo, e tudo o que envolve esta pessoa e porque ela é tão importante.

Muitos dos que aqui estão presentes responderiam com facilidade que a Igreja tem pregado o Evangelho, mas nos Estados Unidos foi feito uma pesquisa sobre a pregação evangelística e para a surpresa da maioria dos pregadores, eles não estavam pregando de fato o evangelho. Quero afirmar para vocês que o evangelho é uma série de notícias e verdades contidas na palavra de Deus sobre Cristo e estas notícias estão diretamente relacionadas com o estado do ser humano sem o Cristo.

Apesar de a palavra “Evangelho” ter como principal significado: “Boas Novas”, digo-vos que o evangelho tem muito mais a ser dito, assim como para saber o que se é doce precisa conhecer o amargo, da mesma forma para se transmitir as boas novas é preciso fazer conhecido primeiramente a Má Nova do Evangelho. Que seria basicamente falar sobre o estado do homem sem Cristo, as pessoas acreditam de modo geral que por elas serem boas, por praticarem boas obras e não praticarem nada horrendamente errado como matar, estuprar etc.

Estão garantindo suas entradas nos céus, é um erro comum e muito perigoso, porque a Bíblia deixa claro que o pecado é um problema extremamente enraizado, por meio dele a morte entrou no mundo, Adão pecou e todos nós somos réus, não há quem possa se livrar dessa verdade, por mais que as pessoas se considerem justas e boas estão condenadas, estão sem solução, se elas permanecerem sem Cristo. Cristo por sua vez é a solução enviada pelo Pai Eterno, Ele Jesus foi gerado sem pecado e somente Ele poderia pagar totalmente o preço pelo pecado, este morre em nosso lugar pagando o preço requerido pelo pecado e ressuscita para nos garantir vida eterna, a boa nova só terá algum sentido lógico quando as pessoas compreenderem a má nova.

Sabe quando o clima está seco e muito quente a saliva parece um isopor na boca, e de repente vem um brisa e com ela a chuva, ao sentir a brisa e ver a chuva nos alegramos e sentimos prazer e alivio, assim é o coração daqueles que após compreender as más novas, vem receber as boas novas do evangelho, este sentirá prazer, alegria e alivio. Assim sendo ao ir até as pessoas digam lhes as verdades a respeito do pecado e suas consequências após isso, de lhes as novas de Cristo o resgatador da humanidade. Como vimos neste ponto: Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa pregar o Evangelho do Reino.

3 Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa de Pregadores.
Vs 14c: E como ouvirão, se não houver quem pregue?
Quem são os pregadores do Reino? A resposta mais lógica é: As pessoas que fazem parte da comunidade do Reino, estas são Chamadas para apregoar o Reino. Todos que estavam inseridos no reino pregavam sobre o reino, Jesus pregou o reino: Mc 1:14-15 Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus.

15 “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! ” Filipe prega o reino: At 8:12 No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres. Paulo prega a respeito do reino: At 19:8 Paulo, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, discutindo e persuadindo acerca do reino de Deus.

A igreja de Deus que somos nós é a grande divulgadora do Reino, divulgamos o reino até sem palavras através da vida cotidiana da Igreja, no texto de Jo 17:22-23 Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: 23 eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. Portanto meus queridos se vocês tem deixado esta tarefa apenas para seu pastor, vos pergunto: Vocês tem vergonha de Jesus, tem vergonha do seu Rei? Espero que não, porque você e eu somos os pregadores que estamos inseridos no reino e dele damos testemunho. Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa de Pregadores, ela precisa de você.

4 Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa atender o Chamado.
Vs 15a: E como pregarão, se não forem enviados?
Compreenda que não tem como enviar quem não foi chamado. Parece-me muita ousadia tomar lugar em um “púlpito” e afirmar que a igreja precisa “atender o chamado”, aqueles que participam da escola bíblica podem refletir sobre o principal propósito de Deus para nós, que é ser a cada dia que passe mais parecidos com Jesus, tal semelhança glorifica o Pai, a missão da Igreja é adorar-glorificar a Deus e a melhor maneira de fazer isso é crescendo em semelhança a Cristo, que é nossa fonte de inspiração.

E é justamente este fato que nos faz atender o chamado para proclamar Jesus Cristo às pessoas de todos os povos. O texto de 1Pe 2:9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Há neste texto uma informação importante que precisa ser relembrada hoje, todos que já creem que Jesus é o Cristo, nEle e por Ele vivem, são chamados para anunciarem as grandezas do Próprio Cristo.

A igreja é a comunidade do Reino que tem em seu chamado a função de Proclamar o Reino e o Senhor desse Reino, Jesus o Cristo, o qual não apenas chamou mas também enviou a igreja dizendo: Mt 28:19-20 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.

E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Lc 10:3 Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos. Ao fazer missões a comunidade do reino esta obedecendo à ordem: “Vão e façam discípulos”, ao fazer missões ela está atendendo ao chamado. Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa atender o Chamado. Que a igreja de nossos dias possa verdadeiramente atender a este Chamado do mestre.

Conclusão: Hoje falamos que “A Igreja de nossos dias Precisa compreender sua “função” no Reino.” Enaltecemos que a Igreja não é o reino e sim a comunidade do reino de Deus, Destacamos o texto de Romanos 10:14-15 onde aprendemos que: Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa ir até as Pessoas, ou seja, ela precisa sair para fora de seus portões, precisa fazer a diferença lá fora junto a sociedade, ela precisa ser imitadora de Jesus e Priorizar as Pessoas.

Aprendemos também que Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa pregar o Evangelho. Pregação esta que parece tão comum, mas que nos últimos anos tem sido negligenciado ao passo que a igreja não mais fala do pecado e das suas consequências, assim neutralizando a eficácia das boas novas de Cristo Jesus, percebemos que a Igreja deve pregar o Evangelho todo para todas as pessoas. Relembramos que Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa de Pregadores, os quais são justamente as pessoas inseridas no reino, estas pessoas é a igreja de Deus, somos nós, e agora sabemos que para a igreja cumprir sua função no reino ela precisa de nós.

E em ultimo lugar dissemos que Para a Igreja cumprir sua função no reino ela Precisa atender o Chamado, relembramos neste ponto que cada um de nós membros do corpo de Cristo somos chamados a fazer o Reino e o Senhor do Reino conhecidos entre todos os povos, assim hoje somos mais uma vez desafiados a atender o Chamado que Cristo nos fez lá no passado e hoje o renova. Que texto de Isaias 6 possa ecoar em vossas mentes:
Is 6:8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Que cada membro do corpo de Cristo que hoje ouve estas minhas palavras possam compreender suas funções no reino e aceitar o chamado de Cristo respondendo como Isaias: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Que o Senhor Seja Louvado. Amém!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here