24″E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. 10. Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos…” (Gálatas: 6. 9-10a)
Hoje meditando sobre esse texto, alguns pontos prenderam a minha atenção, e gostaria de compartilhar com os irmãos aquilo que Deus trouxe a meu coração.
Em 1 lugar o texto diz para não nos cansarmos de fazer o bem, e porque nos cansaríamos? Por que vivemos tempos em que as pessoas se tornaram indiferentes ,insensíveis e ingratas, não se importando muitas vezes com aquilo que de bom fazemos, não que devemos esperar algo em troca, mas é da humanidade esperar ao menos que as pessoas ao qual ajudamos reconheçam que nos importamos com elas.
O texto diz ainda que colheremos o bem que fazemos no tempo certo, mas para isso devemos nos manter firmes, porém veio aqui outro questionamento, qual é o tempo certo?
Acreditamos que todas as vezes que agimos da forma que agradamos a Deus, Ele de alguma maneira retribuirá o bem que fizemos, pois se os outros não vêem aquilo que de bom fazemos, Deus que é onipresente o vê, de fato tenha em si essa esperança, pois nenhum ato passa impune diante nosso Deus seja para o mal ou para o bem, a questão é que o tempo de Deus pode não ser o agora, ou nem ser nessa vida
.
Deus nos orienta a juntarmos tesouros nos céus, e porque isso? Por que será lá que viveremos eternamente, e como fazemos isso? Fazendo o bem sem nos cansarmos, sem desfalecermos, colocando em prática o amar ao próximo.
Somos chamados a demonstrar amor ao próximo e a melhor forma de fazermos isso e sempre fazer o bem sem olhar para as circunstâncias, pessoas ou motivações, fazer simplesmente por fazer.
O problema é que desde a infância aprendemos a ser recompensados por nossas boas ações e depois de crescidos continuamos condicionados a isso, dessa forma Deus sabe que a não compensação nos causará frustração, por isso o fazer o bem vem condicionado a uma promessa a de colheremos os frutos de nossos atos.
Porém precisamos aceitar que o tempo de Deus é diferente do nosso e que usufruir de um benefício por tempo indeterminado é muito melhor que usufruir por tempo limitado.
Dessa forma confie que Aquele que te chamou é também fiel para guardar seu tesouro junto a Ele até o dia em que nos juntaremos na eternidade.
Para finalizar, o texto diz para fazermos o bem enquanto temos a oportunidade e isso me fez compreender que chegará um tempo que não conseguiremos fazer o bem que tanto gostaríamos e porque?
Vejo algumas situações para que isso ocorra, porém a principal é o fato de não sabermos o amanhã, podendo o amanhã ser tarde, quantas pessoas que já passaram por nossas vidas, eram importantes para nós e por algum motivo nos magoaram e ao invés de pagar o mal com o bem, preferimos guardar mágoas, ressentimentos, amarguras em nossos corações e hoje elas não estão mais entre nós.
Quantas pessoas afastamos de nossas vidas por falta de perdão sem sabermos se amanhã teremos outra oportunidade, por isso aconselho, enquanto tiver oportunidade, perdoe, faça o bem mesmo que tenha recebido o mal e aguarde em Deus.
Pois um ato de perdão e de bondade podem levar apenas alguns instantes, porém um arrependimento pode durar por uma vida inteira.