Destaque

É Lícito o comércio nas Igrejas?

Next Article
É pecado fumar?
Comments (63)
  1. eliana disse:

    Eu,acho errado o comércio nas igrejas mais é comum a venda de produtos,e ate comida isso não é de Deus…

  2. Tom Mello disse:

    A paz..

    Fabiano, em 1° lugar vc nao causa raiva e nao entristece ninguem com esse estudo, pq nao tem peso! Vc quer justificar que um irmao nao da o dizimo pq nao v o retorno imediato, e ja q ele esta na igreja e estao vendendo cds, la ele pd comprar o ver o retorno na hora, bom irmao, c vc conhce algum caso deste aconselhe o irmao tah, mas nao coloque a culpa na igreja que esta vendendo o cd. Geralmente as cantinas e venda d produtos, são para levantar fundos para alguma campanha, claro q na biblia Deus fla para confiar, mas o irmão esqueceu que temos q fazer a nossa parte tbem? Qual o problema da igreja vender o cd, sendo que para comprar o msm, as vezes nao temos horarios compativeis com as lojas, um livro, um lanche? O lanche na lanchonete da esquina pd, mas o da igreja é pecado? O irmão preste mais atenção nos versiculos, aprenda a interpreta-los para nao cometer estes erros, desde q a igreja não esteja vendendo produtos que não levam a escandalização e ou facam mal a quem consumir, qual o problema, ja que td é para obra? Irmao creio que o meu Deus ve a intencao d cada irmao quando esta vendendo algum produto na igreja, a intencao é o progresso em alguma campanha para igreja e do irmao que esta comprando algum produto que vai edifica-lo. Portanto irmao, facamos a nossa parte, pq Deus nunca se esquece da parte DEle, não fiquemos de braços cruzados esperando cair tdo do céu, trabalhemos para isso.

    a paz..

    por Tom Mello

    1. samuca disse:

      irmão li seu comentário e achei interessante, porem antes, não sei qual a religião do irmão nem seu grau de fidelidade com as escrituras, mas acho que temos que seguir o conselho bíblico de apocalipse 19:10 onde o autor divinamente inspirado diz que o” testemunho de jesus e o espirito de profecia” então baseado neste texto gostaria de recomendar um livro “BENEFICÊNCIA SOCIAL” todo o livro e muito interessante mas especificamente o capitulo 39 e a pagina 289 que fala desse assunto espero que o irmão tenha o espirito santo como luz ao ler um abraço irmão.

    2. Paulo Roberto disse:

      Paz do Senhor Tom Mello,

      Ao afirmar que o estudo bíblico realizado pelo Fabiano não tem peso, é o mesmo que dizer que os ensinamentos de Jesus não tem peso!!! Jesus foi claro nos seus ensinamentos: Não faça da casa de Deus uma casa de comércio. Se a sua igreja vende sapatos, bolsas, perfumes, louvores, cd´s, lanches etc etc etc, é porque ela está sendo comandada por falsos profetas. Simples assim! A Igreja deve ser mantida com dízimos e ofertas, e não com o comércio de qualquer objeto, pois é este o ENSINAMENTO DE JESUS CRISTO. Seja cristão de verdade!!! Paz do Senhor

    3. paulo disse:

      nunca li tanta hipocrisia junta para tentar justificar os ladroes do templo

      “mas nao coloque a culpa na igreja que esta vendendo o cd”
      se ela vende esta sendo cumplice e conivente

      “Geralmente as cantinas e venda d produtos, são para levantar fundos para alguma campanha”
      novamente e como ja foi dito, é porque nao estao confiando em Deus senao nao precisava arranjar subterfugios para angariar dinheuiro

      “O lanche na lanchonete da esquina pd, mas o da igreja é pecado?”
      igreja a é pra adorar a Deus nao para encher a barriga (ainda por coma com frituras) tudo tem o seu local, experimente ir comer e beber dentro de um banco pra ver o quie o gerente diz

      “Qual o problema da igreja vender o cd, sendo que para comprar o msm, as vezes nao temos horarios compativeis com as lojas, um livro, um lanche?”
      vc só ppode estar brincando, bela desculpa esfarrapada

      “desde q a igreja não esteja vendendo produtos que não levam a escandalização”
      vender o que quer que seja já é escandalizaçao por si só, pelo menos pra quem conhece a Biblia

      “Irmao creio que o meu Deus ve a intencao d cada irmao quando esta vendendo algum produto na igreja,”
      de boas intençoes esta o inferno cheio

    4. Francyelly disse:

      Pelo visto vc não entendeu nada.., leia João 2: 13 e analise se há alguma exceção para vendas na casa do Senhor! ACORDA

    5. mayk disse:

      A PAZ DO SENHOR meu amado ,,, n quero causar polemicas mas pense com migo ,,sabemos q a igreja foi criada para os pobres e messecitados ,, como uma mae na igreja tendo 5 filhos vai se sentir ao ver a cantina na igreja e ñ poder compra ,, pense bem a igreja vive de ofertas ,,, a verdade e uma so ñ existe relativismo na igreja de cristo

    6. Carina disse:

      Amada na palavra do Senhor diz claramente Jesus quando viu vendas dentro do templo ele fixou irado,é completamente diferente a venda na rua e a venda no templo ali é lugar sagrado,o dízimo e ofertas já suprem o reino você pode ter certeza que quando andamos fazendo tudo do jeito que Deus manda nada faltará, na palavra diz me adore em espirito e em verdade,então não adianta burlar pelos cantos o que Deus manda fazer porque se ele falou,que não gosta não gosta e pronto.

    7. ANTONIO disse:

      VC NÃO SITOU NENHUM TEXTO DA BIBLIA OU VERCICULO COM INTERPRETAÇÃO QUE PODE FAZER
      COMERCIO NA CASA DE SENHOR.

    8. Dhéric disse:

      me perdoe meu irmão Tom Mello mas depois de suas palavras estou pensando em abrir uma farmácia dentro da igreja… oq vc acha disso? Vamos falar verdadeiramente o q está escrito. Deus ñ discirna produtos quando expulsa os negociantes. Ele expulsa a todos, disse todos que negociavam dentro do templo.

  3. sergio disse:

    Caro Fabiano,

    Em cada final de semana, em S.Paulo, 55 jovens são cruelmente assassinados, o indice de moradores de rua tem aumentado substancialmente, o crack que já era uma devassidão, agora piora muito com o surgimento de uma droga mais barata.
    Casamentos tem se acabado, porque nao se tem ensinado a palavra de Deus, deturpaçao sexual, pornografia, pedofilia.
    Bem certa a a palavra que diz que nos ultimos tempos o amor de muitos esfriaria.
    Agora, com tanta situaçao adversa assim, que poderia ocupar a mente e o coraçao dos filhos de Deus, para que possam gemer em oraçao, pedindo ao Senhor que Salve os perdidos, que resgate os caidos, o teu texto, embora eu o respeite, é completamente desfocado daquilo que é o reino.
    Enquanto nos preocuparmos, com estas bobagens, sobre vender ou não CD, sobre ter ou não cantina na igreja, sobre esta religiosidade perniciosa que masi mata que traz vida, o mundo não poderá contar com nossa intercessao e nunca seremos a carta de Cristo.
    Coloque os seus olhos naquilo que de fato, tem sido o desejo do coraçao de Deus, e esqueça estas bobagens que só suscitam discussões inuteis e prestam serviço a Satanás, que faz com que a igreja seja descredenciada como lugar em que Deus está.

    Que o Espirito Santo te leve para lugares mais altos, onde voce podera entender o teu proposito no reino.

    um abraço

    1. Adriano disse:

      “Coloque os seus olhos naquilo que de fato, tem sido o desejo do coraçao de Deus, e esqueça estas bobagens que só suscitam discussões inuteis e prestam serviço a Satanás, que faz com que a igreja seja descredenciada como lugar em que Deus está.”

      Essas foram suas palavras, e dentre elas, vou dar mais destaque em “esqueça estas bobagens”.

      O que o Fabiano disse, ou melhor, não foi ele quem disse, fou Deus quem disse, e isto esta na biblia, e segundo você, o que esta na biblia é uma bobagem.

      O que o Fabiano argumentou, ele citou versiculos da biblia, o que você Sergio e você Tom Mello disseram, não citaram nada do que estavam na biblia, foi que aconteceu com a Esposa de Fabiano, quando foi falar a respeito disso para o Pastor de sua igreja.

      Então creio no palavra de Deus, e não na dos homens.

      A paz do Senhor aos irmãos.

    2. Dulce disse:

      Meu amado
      graça e Paz

      eu entendo a questâo que o irmâo Fabiano levantou. Tudo bem que está acontecendo tudo isso que voce citou acima ,mas a palavra de Deus está sendo pregoada em cada canto do mundo é uma questão de escolha de cada um querer o lado de Deus , voce nâo acha?
      saiba que não adianta voce cumprir 9 mandamento e passar por cima de um. Se tá escrito que comércio é pecado , é pecado e acabou.

      1. Maria disse:

        Em minha casa procuro mostrar aos meus filhos que deve existir um lugar separado para adorar a Deus, embora nós O adoramos em todo tempo e lugar. A igreja é um lugar separado para o povo de O adorar. Já temos os feirantes que trazem seus dízimos, o banqueiro, os que trabalham em retifica etc. Já presenciei irmãos trazendo cacho de banana ao sair da igreja. O que falta para vender carro, geladeira…. Resumindo: se podem vender coisas mínimas podemos vender coisas grandes. Vendas são venda. Não existe pecadinho ou pecadão. É pecado e pronto. A palavra de Deus é a verdade. Não temos que nos preocupar com coisas mínimas? Mas Deus se preocupou com as mínimas coisas, SIM! Outra experiência é que esse dinheiro entra por um lado e sai por outro. O lucro é momentâneo. Deus não quer fazer uma coisa errada para suprir a certa. O que é certo é certo e o que é errado é errado!Não existe meio termo para Deus. Busque viver a verdade, seja onde for e como for. Não devemos deixar brecha para o inimigo. Isso é brecha. Fazer o lugar separado para cultuar a Deusa de feira. Levar o dízimo e ofertas do lucro, e não trazer o produto à igreja. O produto somos só NÓS.

    3. rafael viana disse:

      Meu irmão, tratar dessas coisas no momento oportuno é tão importante quanto outras funções, pois é pra dentro de uma igreja é que vão os novos convertidos e precisamos limpar a casa para que Deus opere, pois assim como os médicos ele não Opera em terreno contaminado.

    4. celso disse:

      OLÁ VOU TOMAR A LIBERDADE PARA DAR MINHA OPINIÃO QUANDO E FEITO UM ESTUDO SOBRE ALGO TEMOS QUE MANTER O FOCO NAQUILO QUE ESTAMOS ESTUDANDO O FOCO AQUI E COMÉRCIO NAS IGREJAS E NÃO NÃO EM MORTES NEM EM DROGADOS O ESTUDO ESTÁ ÓTIMO E NÃO DEIXA DÚVIDA ALGUMA SOBRE O TEMA O IRMÃO ESTÁ DE PARABÉNS !!!

    5. lia disse:

      É por apoiarmos a venda de CDS, lanches e tudo mais, é por estarmos focados em construir, construir, construir que as almas estaõ se perdendo nas ruas com prostituição, drogas etc. Se o nosso foco fosse evangelizar e ajudar os necessitados ao invés de ganhar dinheiro para a igreja talvez o mundo não estivesse como está

  4. taiza disse:

    ola paz do SENHOR,
    gostaria de saber se esta escrito na bilblia sobre vender coisas na igreja como roupas,salgados,pois na minha igreja é demais ,e aparece normal .outra coisa é arespeito de bingo tem umas irmas que sao da liderança da igreja que promove bingos isso é de DEUS quero saber se tem passagen biblica sobre isso
    muitoo obrigada e que DEUS nos abençoes amem

  5. Rogério disse:

    Não sabia que pra respirar e viver precisava dá o dízimo. aff

    1. Dulce disse:

      primeiro voce se converte e depois passa a ler a bíblia

  6. Josiane disse:

    Irmão Sérgio o que poderia ocupar a mente e o coração dos filhos de Deus são as coisas Dele é claro, vamos ler e refletir e aprender a palavra de vida e seguir conforme a vontade do Senhor, que para mim e muitos é de fundamental importância. Não tente passar por cima dos mandamentos de Deus pois a palavra diz ” exortaivos uns aos outros e edificaivos uns aos outros” não desmereça ou desvalorize o que

  7. Rita Costa disse:

    Como e uma pratica comum nas igrejas ter cantinas, na minha igreja esse procedimento tem dado certo ,temos fetival do açai,festival do minho verde,comidas tipicas do Para…ser você fizer uma visita na minha igreja com certeza você,vai ver como o dinheiro das cantinas são investidos ,temos um pupito lindo de porcelanato,minha igreja e toda lajotada…e tem muito mas sendo feito, que com os festivais convidamos pessoas que não conhese o senhor Jesus…e minha pastora e uma mulher honesta presta conta com a igreja de todos os gastos que e feito …e tudo e pra honra e gloria do Senhor …quando você estiver no Para a minha igreja fica no conjunto Tauari q 20 n 2 no bairro do icui guajara IEQ tauari 1

    1. celso disse:

      OLÁ VOU TOMAR LIBERDADE DE DAR MINHA OPINIÃO A CASA DE DEUS E CASA DE ORAÇÃO NÃO DEVE TER COMÉRCIO NELA SE OS FIÉIS DE SUA IGREJA NÃO TEM FÉ SUFICIENTE PARA INVESTIR NA PRÓPRIA IGREJA QUE CONGREGAM AI JÁ É OUTRA COISA A PALAVRA DIZ A CASA DE DEUS NÃO E LUGAR DE COMÉRCIO OK.

  8. André disse:

    A paz do Senhor meu irmão Fabiano, eu não te conheço, mas tenho a impressão que estou postando meu comentario a um verdadeiro Cristão entre poucos, por esse estudo, e quero reforçar o estudo, e dizer que Deus sem nós, é Deus do mesmo jeito, e nos sem Deus somos nada, então, quem somos, para querer ajudar a Deus, é mesma coisa que chamar o nosso Deus de mendingo, miseravel, que não pode cuidar da propria casa, sendo que ele é o dono do ouro e da prata, e digo mais, todos que vendem e compram essas abominações aos olhos do Senhor, na casa do Senhor, vivem uma vida de luta, nadando contra a correnteza, em vez de procurar agradar o Criador, ficam aborrecendo o nosso Deus, E eu antes de conhecer JESUS CRISTO, eu tinha uma enfermidade gravissima na cabeça, JESUS me curou, quase faltou dinheiro p/ comprar 4 paezinhos, hoje com 8 anos de Cristão não crente mas Cristão, meu JESUS, me empresta 6 propriedades, e mais coisas e nós só vamos conhecer o poder de Deus, se nos esforçar-mos em obedecer a palavra de Deus, porque a palavra é o poder de Deus e é ela que vai jurgar todos nós (João 12 . 48) e todos que lerem esse comentario, vai o meu conselho, obedeça a palavra de Deus, e vc vai ver coisas boas acontecer alem do que vc imaginava, na sua vida porque o nosso Deus, não faz ascepição de pessoas ele nos ama por igual.

  9. David disse:

    Irmão Fabiano, Graça e Paz.
    O que me chama a atenção é que quando o Rei David quis levar a arca da Aliança de maneira que não era segundo a Palavra de Deus, a ira do mesmo foi tamanha que matou uma pessoa…
    O Rei David então ficou três meses estudando a palavra de Deus para levar a arca conforme a Palavra (Bíblia da época) de Deus dizia, todos conhecem esta histório.
    O Nosso Senhor disse que não vei abolir a lei e sim cumprir, desta feita ele não aboliu as palavras dos profetas e pela lógica a de Malaquias vale até hoje: para que haja mantimento da casa de Deus ( suprimento) trazei os dízimos…
    Eu prefiro ficar com a Bíblia do que todos os achismos citados nos outors comentários.
    A verdade doí, mas continua sendo verdade.

    1. Dulce disse:

      muito bem David

  10. marcio disse:

    vcs tem que obdecer a palavra do senhor ganhar almas na desobediencia nao vai te livrar do inferno comercio na casa do senhor e errado,o poblema e que nao estao administrando as coisas santas do senhor como deveriam isto e dizimo e ofertas agora vcs que nao se preocupa com isso achando que e perca de tempo pessa ao senhor que abra seus olhos espirituais e preocure ter temor ao senhor,

  11. Eddy Silva disse:

    A paz do Senhor! Eu também fico bastante em dúvida quanto ao comércio dentro das igrejas. A minha igreja promove festas juninas, bazar de liquidação, salão de beleza e coisas do tipo. Eu acho estranho, porém não vou culpar minha igreja e todos os membros por isso. Continuo firme em CRISTO e não no homem…ele é o meu alvo….então sigo avante! A paz a todos!

    1. Iza disse:

      Mateus: 15. 14. Deixai-os! São guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no buraco.
      Dá pra perceber que o irmão tem bom coração e está certo em continuar firme em Cristo! Mas se não analisarmos as escrituras, pereceremos.

  12. pastor jorge disse:

    A PAZ DO SENHOR JESUS,sou a favor do que JESUS,falou que a casa de DEUS não é lugar de comercio,mas infelismente perderam o temor a DEUS estão fazendo comercio até de roupas ;esqueceram que quem cometer tais coisas não estarão com os nomes escritos no livro da vida

    1. Marcondes cardoso disse:

      A paz do senhor!!!pr a igreja e vc e senhor nao pode ser comercilizado porwue cristo ja te comprou com precco de sangue.E muito importante a contextulizacao e hermeneutica e exegese dontexto.

  13. Valdinei disse:

    A paz do Senhor a todos. Concorcordo com o autor sobre ser errado o comércio em igrejas, frequentei durante anos a Quadrangular onde fui Pastor auxiliar tempo integral e agora frquento a Add]]ssembleia de Deus, onde sou presbítero, e me preocupo ao ver “barracas missionárias” espalhadas às portas dos templos com o intuito de ajudar a “obra de Deus”. Primeiro se a “obra” é de Deus o homem não tem capacidade de fazer, pois somente o Senhor tem poder pra isso. Segundo se é “obra da igreja” deve ser feito com amor e dedicação, onde estão os tão afamados “sacrifícios” nesta hora?
    Mais o fato que mais chama a atenção é o fato de trocarem a oferta a Deus( que demmonstra o amor e gratidão que temos por Ele) pela barganha; ensinam que ao comprar algo estão ajudando “a obra” da mesma maneira. Será? Então, muitos podem pensar, se é a mesma coisa, ao invés de dar minha oferta ao Senhor, guardo este dinheiro pra comprar pastel e faço duas coisas em uma só, ajudo a obra e sacio meu desejo. ALguém comentou anteriormente, pregam que o povo deve ter fé, deve dar suas ofertas nas campanhas de sacrificios, mas porque estes mesmos líderes não usam suas fé para que Deus entre com providencia para leventar os recursos que precisam? Ora, a “obra” não é de Deus?

  14. fabiano silva disse:

    Eu tive a triste e infelicidade de fazer parte de uma igreja koinonia de Blumenau que os interesses pelas vidas tomaram outro rumo .no passado se buscava santidade nao se subia no altar com a vida de qualquer jeito hoje se aceita tudo até ter banda no mundo usar droga e outro dia estar tocando ficar bêbado brigar na escola fazer tatuagem onde nao se aceitava de forma alguma enfim muitos valores foram invertidos.hoje os valores esta em manter pessoas ricas nas igrejas.hoje tudo gira em torno de lucros para os sacerdotes.devemos orar pelas lideranças que estão vivendo como a igreja de gálatas.onde Paulo falou “o insensatos gálatas quem vos fascinou que começastes no espírito e terminastes na carne

  15. casemiro dias disse:

    Boa tarde a todos, que Deus nos de a paz a paz do senhor jesus, lembre-se disso!
    1- conhecereis a verdade( a palavra de Deus, que é a bliblia escrita na terra ) e ela os libertará.
    2 – eu sou o caminho, a verdade e a vida…….
    tudo que Deus quer de cada um de nós, é que sejamos obdientes a ele, a sua palavra escrita!
    porque Deus é fiel,justo e verdadeiro, ao cristão que guarda os seus mandamentos no coração!
    não confiam nas coisas do homem,porque o homem é falho,ele mente, ele desobedece a Deus!
    Somente deleita-te em Deus, seja fiel nos dizimos e nas ofertas, porque assim Deus irá abençoar vc financeiramente, para vc ter condições de devolver 10% dizimos e ofertar na sua congregação! para que não haja comercio nas igrejas! isso é palavra de Deus e não do homem!

  16. Erica Silva disse:

    Eu concordo com você, se Deus não permitiu não permitiu e pronto devemos seguir a sua palavra, ou a gente faz o que está na bíblia ou não tem acordo, com Deus não existe meio termo !
    Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
    E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

    Mateus 7:22-23

  17. Mônica disse:

    Olá a todos !

    Não querendo generalizar e nem tampouco querendo ofender os comentários aqui postados. Os trechos bíblicos citados pelo Fabiano são claríssimos ! Não comercializar (seja o que for e por qual motivo for) e nem tampouco comprar !
    Eu frequentei uma igreja durante um tempo que tem cantina, vendia cd de cantores evangélicos, fazia campanha “festa na roça”, etc… para arrecadar fundos para ajudar na construção da igreja, para missões, etc.
    Isso pode parecer bacana, lindo, e até bom para nós humanos. Porque gostamos de festas, gostamos de ajudar as causas da igreja, mas se na Bíblia tais atos não são do agrado de Deus, então por que fazer ? Sinceramente, saí da igreja mas não desisti de Jesus ! Mas estarei a procura de outra que esteja disposta a obedecer 100 % a palavra de Deus. Enquanto isso oro por cada uma delas, por cada irmão para que eles sejam sábios o suficiente para enxergar que o que está no mundo é do mundo, se desejamos ser salvos, temos de ser obedientes a Deus e principalmente respeitar os seus ensinamentos.
    Que Deus abençoe a todos.

    1. Diego disse:

      Igreja Esta obra é do Senhor
      Ouça a Rede Salvação
      Tudo que é pregado está na bíblia, sem achologia do homem
      Deus abençoe

  18. Diogo disse:

    Amados em Cristo Jesus. Dízimo nunca foi dinheiro, quero que algum irmão me mostre uma passagem que diz para darmos dinheiro para o Templo. O Dízimo (Lei) era em alimentos e tinha um propósito, que era para socorrer os necessitados…Agora me digam que o dízimo mamom hoje em dia é empregado para a caridade? Jesus pregou tanto a caridade e dar ao próximo….Dízimo nunca foi dinheiro repito…. sem mais…na Graça de Cristo Jesus nosso Senhor…Conheceis a verdade e a verdade vos libertará.

  19. Telma disse:

    A Paz de Deus meus irmãos. Eu conheço uma denominação que não pede e são contra o dízimo, todos são voluntários (pregadores, manutenção, pedreiros, músicos, diáconos, etc), as igrejas são todas lindas, muito bem organizadas, não tem comércio, não se fala em dinheiro e só se propaga o exemplo deixado pelo apostolo Paulo: “Coleta segundo o que propõe o coração de cada um e anônima!.” Estou admirada, vejam estes versículos e considerações:

    São verdadeiros mercenários como diz em João cap. 10, nenhum daria a sua própria vida pelas ovelhas como Cristo fez e querem receber o título de pastor (“O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará, só Ele). Engraçado é que só pregam isto da Lei Mosaica, não guardam o sábado, não fazem holocaustos de animais, entre outros (só o que convém). Não estamos mais no tempo da Lei Mosaica! Reconhecemos que Cristo tem abolido o sacerdócio levítico, os sacrifícios de animais, e as festas religiosas, em Cristo. Cristo, através da sua morte, inaugurou o Novo Pacto, assim efetivando uma mudança na Lei:
    “Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” (Lucas 22:20)
    “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.” (Hebreus 7:12)
    A diferença é que no Velho Testamento diz para “Dizimar” (inclusive não era em espécie de dinheiro e era para fins específicos) e no Novo Testamento (Novo Pacto) diz para “Dadivar” segundo o que propõe o coração de cada um como diz em II Cor. Cap 9:7. Aliás, muitas igrejas não praticam o ensinamento do anonimato: “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.” (Mateus 6:1-4)
    Dar-lhe ante toda a igreja, fazendo-o anunciar pelo microfone (1000 pessoas glorificarão a você — Que coisa horrível! Mesmo alguns descrentes dadivam anonimamente!). Muita das vezes até anunciam de alguma forma os fiéis que estão devendo a organização com a falta de dízimo, envergonhando-os. E quando entrevistam perguntando quantos carnês você já pagou? Deus não envergonha ninguém e muito menos quer o seu dinheiro, apenas quer a sua obediência, pois Dele é o ouro e a prata, Ele sim tem pra te dar. Há ainda pastores que dizem que se você contribuir ficarás mais rico financeiramente aqui na Terra, como se a riqueza terrena fosse tão importante, vejam só que contraditório:
    Se há uma coisa que a Bíblia deixa muito clara é que, quando dadivamos, estamos entesourando para nós mesmos tesouros no céu. Note a ênfase nos tesouros celestiais, futuros, nas seguintes passagens:
    “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:19-21)
    “Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.” (Lucas 12:33)
    Examinem cada um as Escrituras e se libertem desta distorção de beneficiar os que se dizem pastores e que estão cada vez mais ricos, beneficiando a si próprio com luxuria.
    “Daí de graça o que de graça recebestes” disse Jesus aos discípulos. Por tal preceito prescreve, não aceitar pagamento por aquilo que não se pagou.

    Ora, o que eles haviam recebido gratuitamente, era a faculdade de curar os doentes, e expulsar os demônios, isto é, os maus espíritos. Esse Dom lhes tinha sido dado, gratuitamente, por Deus, para que aliviassem os que sofriam e para ajudar a propagação da Fé; e lhes disse: que não transformassem esse dom em artigo de comercio ou de especulação, nem em meio de vida!

  20. Marcondes cardoso disse:

    Jesus expusol os comerciantes da casa de seu pai,ou seja Deus falava no templo,jesus morreu por e dai por diante o nosso ser passou ser habitacao de Deus pelo o espirito santo.se nao tiver ninguem dentro de uma igreja Deus nao esta ali.so esta se estiver homens convertidos ao senhor.

  21. Marcondes cardoso disse:

    Nao vendo comida e produtos na igreja por motivos diversificados ,porem quando analisamos e contextualizamos o texto biblico vemos que jesus fala da casa de seu pai,hoje a casa do pai somos nos e nao espacos fechados por paredes,o espirito sant habita em nos ,quando jesus voltar ele vai levar homens e nao igrejas fisicas.

  22. celso disse:

    QUERO ADICIONAR UM COMENTÁRIO AO IRMÃO GOSTEI MUITO DO ESTUDO ESTA COMPLETO TODO CRISTÃO DEVE SER CONTRA ESTA PRÁTICA DE COMÉRCIO DENTRO DAS IGREJAS .

  23. janete pires disse:

    parabéns! gostei muito do seu comentário sobre venda de comercio nas igrejas. você está certíssimo. deus te abençoe. continue falando a verdade

  24. Edson Ferreira disse:

    A venda na igreja é totalmente ILÍCITA, perante as leis que regem as Entidades Religiosas e principalmente nos princípios bíblicos. Temos que lembrar que não fazemos parte de uma empresa e sim de uma IGREJA. Os fins são bem diferentes. As igrejas são isentas de impostos pois são consideradas para o estado SEM FINS LUCRATIVOS e que não exercem comércio.

    Além disso, analisando do ponto de vista da ÉTICA e da JUSTIÇA você acha justo criarmos uma campanha, mesmo sendo para uma causa justa, onde são ofertados as pessoas a comprarem determinado produto e esses além de concorrer com o comercio local não estão sendo tributados?
    Ex. Campanha de pizza.. (concorre com o comércio local, de forma desleal, pois para comercializar tal produto, é necessário ter uma empresa registrada na Receita Federal, Receita Estadual, Obter alvará de licença de funcionamento, Alvará da Vigilância Sanitária, Alvará do Corpo de Bombeiros, Emissão de nota fiscal ou cupom fiscal, Pagamentos dos impostos, Pagamentos de funcionários, Recolhimentos de FGTS, INSS, Despesas com contador e outras que não é necessário informar). Caso não cumpre algumas dessas exigência pode ser multada e ainda incorrer como CRIME DE SONEGAÇÃO.

    Igreja meus irmãos não é empresa

    VENDER com certeza é imoral, ilegal e pecado…

    quer ser justo dê o dízimo, simplesmente seja fiel, dê um bom testemunho, pregue o evangelho…

  25. Gilson Dias Neves disse:

    Posso dar a minha opinião? Ir…Gilson!

  26. Gilson Dias Neves disse:

    Estou de pleno acordo com o irmão Fabiano Oliveira! Está corretíssimo nesta orientação bíblica! Que povo são vocês que não querem obedecer o “Senhor Jesus” quem fazem comércios nos átrios da casa de “Deus”? Toda igreja que pratica isto está se assemelhando com as instituições de Roma, são seguidores das leis do Vaticano Papal, ou seja leis do diabo, vocês são mentirosos, bajuladores de pastores e medrosos! Não são soldados de “Cristo” vocês são salteadores, comerciantes profanos, que obedecem as lideranças que não passam de apenas homens pecadores mortais e desobedientes da “Palavra de Deus” isto é corrupção e falo na face de cada um de você que aprovam isto, pois não tenho mêdo de declarar pra todas as igrejas, pentecostais, neopentecostais, ortodoxas, carismáticas, conservadores ou outras denominaçionais. Falei esta verdade de acôrdo com as escrituras para um pastor do nosso distrito, e como fez com este casal também fechou o semblante pra mim, e permanece assim até hoje, tenho orado por ele pra que se converta deste erro e busque a verdade orientada na “Palavra” lhe disse pra tomar cuidado com cão devorador de almas covardes como estas que apoiam isto. É sim! Uma blasfêmia esta pratica, é pagã, é ilegal, e “Deus sensura isto da parte de quem se diz ser povo de “Deus” temos que dar crédito oque a bíblia relata como um lugar Santo as dependênicias da igreja, e não fazer um prosélito de cambistas, bagunça, comércio e confusão financeira, o nosso “Senhor” repreêndeu, dando chicotatas nos abusados, que afrontavam a Casa de oração. É proibido mesmo! Fazer bazar, basta apenas entregar fièlmente os dízimos e ofertas alçadas ao “Senhor” que proverará as necessidades da igreja, pois o nosso “Deus” quer apenas obediência de todos, ninguém pode dar nenhuma forcinha ou arrumar meios pra sustentar a obra aqui na terra, temos apenas que pregar o Evangelho a todas criaturas ignorântes, que não entendem ainda este chamado, fomos chamados e escolhidos conforme esta escrito ao nosso respeito em Gálatas cap: 1 e versc 15 e 16 pra levar-mos esta preciosa mensagem de Salvação aos desavisados(as) portanto: passando disto, considere anátema esta tal atitude, que é reprovável e que enganosamente muitos apoiam! Pastores e lideranças as suas responsabilidades é muito grande, cuidado com oque vocês estão permitindo, no seus ministérios, não sejam covardes, e coniventes com coisas erradas, onde o nosso inimigo assiste esta coisas, digo que está rindo e dando parabéns! Este irmão…o Fabiano, está com a verdade pois orientou e repreendeu vocês na “Palavra” e afirmo que: quem concorda com isto, estão todos errados! “Desejo a Paz na Graça do nosso Mestre, e Salvador Jesus Cristo filho do Altíssimo” ir…Gilson…boa tarde!

  27. Gilson Dias Neves disse:

    Tom Melo… tu continuas sendo conivente com tal erro, converta-se e não seja um covarde ao lado de satanás! Busque sinceramente os conselhos do “Senhor” O Fabiano Oliveira é irmão sincero, e teu amigo acredite!

  28. nagel disse:

    se amo a Deus acima de tudo como disse Jesus,e ao meu proximo, o resto é resto nao estou prejudicando ninguém estou ajudando a igreja, nao estou preocupado com o que os outros pensam de mim estou preocupado com o que Deus vê em meu coração…

  29. Marcio Galvão disse:

    Se for levar ao pé da letra a questão do vender a primeira que não deveria ser vendida era a bíblia porque desde de muito ela é a literatura mais comprada no mundo e é vendida pois é caro pra editá-la. O próprio dízimo que virou comércio é o primeiro que deveria ser repensado, logo uma coisa puxa outra que se for levada em conta limitaria a evangelização em um mundo imediatista onde tudo tem um custo alto. Nem no céu se entra de graça afinal Jesus nos comprou mas querem que os cantores, pregadores e as igrejas vivam de brisas. É preciso olhar a questão sem hipocrisias.

  30. Renan souza Perez disse:

    é isso

  31. Kamila disse:

    Bom dia a Paz do Senhor a todos!!!
    Creio que o irmão seja de uma igreja com estrutura boa, pois você disse que a igreja ira ser sustentada pelos dízimos e ofertas e as igrejas pequenas com poucos membros, com faz?
    Deus conhece o coração de cada um e sabe da necessidade, o desejo e a intenção de todos.
    Creio que se a igreja estivesse fazendo algo para abominação do Senhor ele não estaria lá e não teria promessas para a mesma e não estaria usando o pastor e outros irmãos..
    Deus quer que nos pregamos o evangelho e a doutrina e forma de agir quem deve fazer isso é o pastor pessoa a quem Deus deu autoridade para cuidar de suas ovelhas, vamos estudar mais o evangelho e ganhar mais almas para o Senhor e parar de olhar o que uma igreja faz ou deixa de fazer.. Vamos se preocupar mais com nossas vidas, pois salvação e individual e aqui na terra ninguém tem autoridade para dizer quem vai subi ou não.
    A palavra de Deus diz assim: Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. Salmos 133:01
    Então meus irmãos vamos amar mais uns aos outros e procurar ajudar em vez querer ser o primeiro a atacar a pedra.

  32. NSilva disse:

    Me batizei tem pouco tempo e acho que a venda realmente é errada. O errado é errado mesmo que todos estejam fazendo. O problema é que as pessoas querem adequar a bíblia ao que lhes parece correto, sendo arrogantes e passando por cima da vontade de Deus. Se Deus quer fazer uma Igreja prosperar, provavelmente ela iria ter muitos fiés e automaticamente cresceria por causa das muitas ofertas e dízimos. Se o pastor quer ser comerciante e ajudar a Igreja, que alugue uma loja em outro lugar e doe o dinheiro lucrado pra Igreja, mas acho incorreto misturar as estações e usar a casa de Deus como ponto comercial. Parabéns pela postagem. Quem falar ao contrário não está indo contra sua opinião e sim contra as escrituras.

  33. Levi Serrao disse:

    Caro irmão Fabiano, é bom dá uma re-analisada no texto e estudar a história ao redor dele para entender porque realmente Jesus condenou este tipo de prática na época, pois Jesus chamou os vendedores de “…. ladrões e o lugar de covil de salteadores…” Fica a dica para o caro irmão, que o Senhor te ilumine. Paz !

  34. juan carlos jauregui disse:

    Deus e contigo

  35. valmir disse:

    muito bom estudo esqueceram que a palavra de deus é sim sim não não , não há espaço para jeitinho ,são pessoas que se quer pegam a bíblia para ler . a paz do senhor

  36. Maria disse:

    Em minha casa procuro mostrar aos meus filhos que deve existir um lugar separado para adorar a Deus, embora nós O adoramos em todo tempo e lugar. A igreja é um lugar separado para o povo de O adorar. Já temos os feirantes que trazem seus dízimos, o banqueiro, os que trabalham em retifica etc. Já presenciei irmãos trazendo cacho de banana ao sair da igreja. O que falta para vender carro, geladeira…. Resumindo: se podem vender coisas mínimas podemos vender coisas grandes. Vendas são venda. Não existe pecadinho ou pecadão. É pecado e pronto. A palavra de Deus é a verdade. Não temos que nos preocupar com coisas mínimas? Mas Deus se preocupou com as mínimas coisas, SIM! Outra experiência é que esse dinheiro entra por um lado e sai por outro. O lucro é momentâneo. Deus não quer fazer uma coisa errada para suprir a certa. O que é certo é certo e o que é errado é errado!Não existe meio termo para Deus. Busque viver a verdade, seja onde for e como for. Não devemos deixar brecha para o inimigo. Isso é brecha. Fazer o lugar separado para cultuar a Deusa de feira. Levar o dízimo e ofertas do lucro, e não trazer o produto à igreja. O produto somos só NÓS.

  37. NIRCEU BARBARA disse:

    A PALAVRA DE DEUS MANDA QUE AGIMOS ASSIM, SIM,SIM NÃO NÃO PASSOU DISSO E PROCEDÊNCIA MALIGNA !! TODOS SEM EXCEÇÃO DEVE SER EXPULSO DO TEMPO OU SEJA REPRENDIDO PROIBIDO DE TAL PRATICA !!! MARCOS 11:15 OU VAI ESPERAR DEUS USAR UM MEMBRO PELO ESPIRITO SANTO COM AZORRAGUE PARA FERIR AS COSTAS DOS TOLOS DESOBEDIENTES ?? O MAIS IMPORTANTE E OBEDECER A DEUS !!! ARRANJOS SÃO FEITOS POR HOMENS DESOBEDIENTES E GANANCIOSOS !!!!

  38. Mariah Maria disse:

    Amém!Bom dia irmão.Gostei muito do seu artigo,realmente inspirado pelo Espírito Santo.Eu fico triste por já ter feito parte do comércio dentro de uma Igreja que congregava.Eu sempre comprava os lanches e as vezes roupas do bazar,achando que estava agradando a Deus com minha atitude.E depois que mudei de denominação,descobri que o que eu e minha família fazia era errado.Já pedi perdão ao Senhor por isso.Mas lá os irmãos continuam fazendo isso,e o Pastor que é instruído por Deus,não leu na bíblia os versículos que vc menciona.E se alguém falar contra o que ele faz,ele fica com raiva.

  39. Domingos de Ávila Barbaresco disse:

    Que Deus compadeça de cada um de nós, pecadores e cegos!!!

  40. Gentil disse:

    Prezados Irmãos! Graça e Paz!

    Muita religiosidade e pouca comunhão com DEUS! No livro de João 3, vemos um encontro de Nicodemos com Jesus! Nicodemos, um homem extremamente religioso, referência para o povo, mas vazio do Espírito Santo, sedento por DEUS, porque sua religiosidade era o seu maior inimigo e o principal causador do seu afastamento com DEUS. Jesus simplesmente lhe fala que é preciso nascer novamente! Nicodemos e os outros fariseus imaginavam que tinham garantia no reino dos céus por conta da sua religiosidade, mas Jesus com suas palavras sábias os mostra que eles precisavam na verdade nascer novamente, mudar suas crenças, seus hábitos. Sugiro a todos que antes de criticarem as igrejas, reflitam mais sobre o que falam, busquem entender dos costumes daquela época, entendam o contexto. A bíblia fala que se o meu olho me faz pecar eu devo arrancá-lo fora! Então como está escrito eu devo ficar cego? Pelo amor de DEUS meu povo vamos para com isso. Leiam sobre o tipo de comércio que era feito no templo naquela época!! Busquem o contexto! Vocês sabiam que o comércio no templo naquela época era feito de venda de animais para o sacrifício daqueles que pecavam? Sabiam que o problema do comércio era vender animais para aqueles que haviam pecado e deviam sacrificá-los? Leiam sobre isso e parem de jogar pedras, parem de jugar os outros!!! A igreja não é um prédio!! A igreja somos nós!! Nós devemos ser templo do Espírito Santo. Todos os dias são abertas igrejas por vários motivos e o principal deles é apenas para apontarmos os dedos uns paras os outros! Estamos esquecendo do verdadeiro amor de DEUS! Se você estar abrindo um restaurante dentro ou fora da igreja o que importa mesmo é se ele será para obra do senhor!! Não vamos condenar um irmão só porque ele vai comer uma coxinha na cantina da igreja dele ou condenar a igreja porque vende lanches, não sabemos o contexto de cada um, então não vamos generalizar, se for para generalizar o que está escrito, arranque seu olho fora!!Pois é isso que está escrito na palavra de DEUS! Paremos com isso!! Que Deus abençoes a todos!!

  41. Ademilson de Jesus disse:

    o que o irmão fabiano e muitos outros parecem não saber é que o dízimo morreu com a lei do antigo testamento. e o que vale para os cristãos é 2: corintias c.9 v.6 ao 11 todo o comércio e o dízimo e uma falsa doutrina

  42. Zelia disse:

    TAMBÉM vivo este dilema dentro da igreja que congrego inclusive sou designada a tomar conta da cantina ,e sei que tá errado ,mas não sei dizer não, o que faço?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Estudos Gospel+ é um espaço onde se coloca estudos bíblicos, voltado ao público cristão.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.