Dia dos Namorados – Qual a idade certa para namorar?

7

Tenho recebido diversos comentários e e-mails sobre o namoro cristão e na maioria não sei a idade das pessoas. Muitas vezes não há maturidade para assumir um relacionamento e qndo surge um problema a atitude dos pombinhos não é das melhores. O q sobra? Choro, lágrimas e ranger de dentes! Hehe! Então decidi postar sobre a idade q acredito ser boa (baseado em minha singela experiência). O q segue abaio é um trecho de um post q já escrevi:

Primeiro você tem q pensar se é o seu tempo. Se vc tem menos q 18 anos, aconselho vc esperar um pouquinho….. Antes q vc (dessa idade) me apedreje, eu explico o pq.

Detalhe: Estou partindo do ponto de vista q você quer agradar a DEUS de coração com seu futuro relacionamento e está disposto a morrer pra vc e seus desejos para isso (Gálatas 2:20).

Chega de nhe-nhe-nhé e vamos aos pqs:

– Cientificamente uma pessoa nessa faixa etária tende a se apaixonar tão facilmente quanto se “desapaixona”. Como diria meu pastor: “Só se desilude quem está iludido!”. Não dá pra ter um namoro cristão no estilo novela global “Malhação”!

– É preciso de maturidade para coordenar o relacionamento conforme a vontade de DEUS. Não que alguém nessa idade não tenha, mas existem pequenos detalhes q só se aprende com os anos.

– Não dá pra ficar “fazendo testes” com relacionamentos curtos. É preciso usar a razão ao escolher. Não pense algo como: ”Me divirto com a pessoa errada enquanto não encontro a certa”.

– Entenda q esta é a 2º decisão mais importante de sua vida (a 1º é escolher a JESUS)! Não entregue seu coração de bandeja! Espere o momento certo!

– Se você tem 16 anos, provavelmente esteja no segundo ano do colegial mas, digamos q começou a namorar….. ai até casar, tem 1 ano pra o terceiro colegial + 5 anos de faculdade (isso se não precisar de cursinho). No total dá 6 anos (chutando bemmmm baixo!!! Pois não acho q vc queira casar com 22 anos…..) Vc vai “segurar a barra” só dando a mão e uns bjs? (embora eu desaconcelhe o bjo) Com o tempo a carne vai pedindo mais….. vc vai ter extrutura espiritual pra vencer e não fornicar?

– Vc precisa de um trabalho. Não vai me dizer q vai pedir R$ 30,00 pra mamãe e ir no Mc Donald’s!!!!!
Bom, se vc quer namorar e não tem trabalho, eu tbm tenho uma dica: Pega um busão, os dois passam por baixo da catraca, para numa padoca, pede 2 pães na chapa e 2 copo d’água!!! Pronto!!!! Baratinho…… Não dá né?? Namoro demanda dindin!!! Afinal é um investimento!

– Entre em um namoro se vc quer conhecer mais intimamente uma pessoa com o objetivo de aprender a amá-la e se casar. Não é “test-drive”!!!!!! Se vc quer simplesmente suprir suas carências, dar uns bjinhos, uns amassos abraços, etc…. é muito provável q vc quebre a cara! Namoro é coisa séria! Infelizmente o mundo deturpou muito o namoro.

– Resista as pressões de seus amigos, da mídia e do diabo! Aprenda q tudo tem o seu tempo certo (Ecls. 3)

Apoie-se nos seguintes versículos:

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

I Pedro 5:7

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Mateus 6:33

Eu comecei a namorar com 23 anos. Calma apressadinho! Não significa q vc tb tem q namorar ou vai namorar só com essa idade! Quero dizer q eu esperei entregando essa área completamente nas mãos de DEUS (sem querer tirar de suas mãos) e mesmo havendo algumas oportunidades, me mantive firme na espera do momento certo.

Demorei alguns anos pra entender q o verdadeiro propósito do namoro é adorar a DEUS. Então coloquei em minha cabeça q iria namorar só 1 vez e seria para a adoração a DEUS!

Se vc me perguntar se fui bem sucedido, eu te respondo: Dá uma passeada no blog. Ele é um fruto da bênção q tem sido meu namoro! Vc só está lendo este artigo pq DEUS me abençoou muitissimo e honrou meu propósito de simplesmente deixar esta área em SUA preciosas e sábias mãos!

É isso aê psiti!!
Se tiver dúvidas é só comentar!

Fiquem com JESUS e aguardem o momento certo!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.
Fonte: Não morda a maçã


7 COMENTÁRIOS

  1. parabéns pelo texto!!!
    eu tive 2 namorados um qdo tinha 15 anos paixão de adolescente
    não durou 2 meses kkkkk
    outro aos 16 anos ele tinha 18 anos namoramos seis meses, não caimos em fornicação casamos hoje faz 11 anos que estamos casados temos um fruto do nosso amor um menino com tres anos e somos felizes com a benção de DEUS.

  2. Tudo o q vc falou fernanda, é perfeito, vejo dissernimento do Senhor nas suas palavras. se me permite dar um toque, faça um artigo falando sobre a CORTE. vc sab o que é ne? é um relacionamento de um casal, onde nao existe o beijo.
    é porque existem mts adolescents q leem seus artigos, mas tb existem mts jovens, com 18 anos, ja, que precisam de ajuda nesse aspecto. Muitos jovens hj em dia, sabem o q devem fzr, mas nao fzem. se eu que sou adolescente, tenho dificuldades de esperar, acho q os jovens tm mt mais pq eles ja tem uma certa liberdade, a mais, do que os adolescents. seria uma boa vc falar dos minimos detalhes. Eu sei q vc tm mt a falar, vc so namorou com 23 anos, e isso é motivo de alegria ao Senhor, agora repasse essa vitoria dando seu testemunho a mts jovens. 😉 qndo eu ver o artigo, que em nome de Jesus vai sair, eu vou divulgar em mts lugares, e mostrar a mts jovens q conheço, alem de tomar para minha vida. Mesmo tendo somente 15 anos de idade, eu qro ter um futuro promissor, com ajuda desse Deus que me ensina a esperar.
    valew, era isso. Deus abençoe.
    Karol Martins

  3. FERNANDO ORTEGA gRAÇA E PAZ NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER O CADASTRO NESSE SITE TENTEI CONTATA-LOS MÃS NÃO EXISTE E-MAIL PARA PEDIR AJUDA.
    É FALADO MUITO SOBRE NAMORO ENTRE JOVENS (NOVOS) E AQUELES NAMOROS EM jOVENS MADUROS O PROCEDIMENTO É O MESMO??PORQUE SÃO MUITAS PESSOAS DIVORCIADAS, VIUVAS E SOLTEIRAS E NÃO VEJO NA MINHA IGREJA FALAREM PARA NOSSA FAIXA DE IDADE PODE ME AJUDAR SOBRE O SITE PELO MEU E-MAIL??
    OBRIGADA E FIQUEM NA pAZ

  4. Achei muito verdade, e engraçado o que você falou aí! Hoje em dia as pessoas não querem mais esperar para namorar! Virou uma coisa muito, cmo diz uma amiga, “avacalhada”, querem pq querem pq querem! Não estão nem um pouco afim de saber dos planos de Deus na sua vida!!
    A parte que eu achei engraçada foi a parte do “dindin” … mas é muita verdade isso!!! gostei bastante! 🙂 .. seguindo isso … a palavra de Deus que é viva e eficaz …. ^^

  5. Nossa . . . Estou desfrutando muito desses estudos sobre relacionamento ! Tenho 16 anos e estou esperando pacientemente a vontade de Deus para minha vida .
    Tbm ñ sou a favor do beijo em namoro , concordo plenamente ctg , “um abismo leva a outro abismo” !! A carne é fraca , ñ devemos confiar em nós mesmos .
    Sabe … Esperar anos e anos por uma pessoa ñ deve ser nada fácil , ah quantas e quantas provações vou passar :/ !! Mas creio q no final TUDO vai dar certo , vai valer a pena esperar no Senhor !!!!

    Desejo toda sorte de bênçãos na tua vida , que o Senhor venha a lhe usar mais e mais , pois vc vem sendo um canal de sabedoria ñ só para mim , como para vários outros jovens !!!!
    Pois na vida de um jovem a área de “relacionamentos” é onde o inimigo mais ataca .
    Temos que está em vigilância constantemente …
    Fique na paz do senhor Jesus :))

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here