Dez foram os mandamentos escritos por Deus, em tábuas de pedras e entregues a Moisés no Monte Sinai. Essas Leis, dadas por Deus, serviria para disciplinar o povo que Ele entregara na mão de Moisés. Este com a missão de libertá-los de uma escravidão imposta pelo faraó do Egito. Era um povo resmungão e que, a todo tempo, estava reclamando e perguntando a Moisés porquê Deus o havia tirado do Egito para morrerem de fome no deserto. Eles Esqueciam, facilmente, que, durante o dia, Deus enviava uma nuvem que pudesse protegê-los do calor do deserto e a noite uma coluna de fogo que pudesse aquecê-los. Sem contar o maná, deixado por Deus, logo de manhã, para que pudessem colher o suficiente e alimentá-los durante o dia. Diz o texto que, durante 40 anos passados no deserto, suas vestes e sandálias não se gastaram ( . Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta Deut. 8:4). Mas mesmo assim, havia entre eles muitos que murmuraram, pois não estavam acostumados com a liberdade oferecida por Deus. Por isso muitos caíram (morreram) no deserto e, apenas, dois daquela geração entraram na terra prometida por Deus, são eles Calebe e Josué.
Certa vez, um escriba, querendo testar Jesus, perguntou-Lhe qual seria o primeiro mandamento. Jesus, porem, respondeu-lhe: o primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Dos 10 mandamentos, então, certamente, podemos resumir em 2: Amar A Deus Sobre Todas as Coisas e ao Próximo Como a Nós Mesmos.
Sim, meu querido amigo, nesses 2 resumem-se toda lei dada por Deus. Pois quem ama a Deus O tem como Deus único e não coloca outros deuses em Seu lugar. Não se dobram a outros deuses, não os prestam cultos. Reservam todos os dias da semana para busca e entendimento de Sua vontade e um dia em especial para O louvar, engrandecer e lhes prestar cultos. Honra seu pai e sua mãe, independentemente de serem presentes ou não, os respeitam.
A propósito, esse é o único mandamento de Deus que contém uma promessa dada por Ele a quem procura cumpri-lo: Honra teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. E, naturalmente, quem ama seu próximo como a si mesmo, não mata, não furta, não dá falso testemunho de ninguém e não cobiça a casa do teu próximo; não cobiça a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence. Na verdade, não sente inveja do seu próximo, de ninguém.
Então, podemos afirmar que os 10 que se resumem em 2, certamente esses 2 se fundem em 1, a saber: Jesus. Nele, por Ele, com Ele e para Ele se cumprem todas as coisas. O homem, por si só, não chegará a lugar algum se não reconhecer Jesus como prova do amor de Deus e o Salvador de sua vida. Como disse Maria, sua mãe: A minha alma engrandece ao Senhor. E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador. Lucas 1:46-47
Vimos que tudo se resume no Amor de Deus (Jesus). Ele é o amor que cobre multidão de pecados: (Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. 1 Pedro 4:8). Podemos até ter cara de cristão, vestir-se como cristão, andar como cristão, mas se não tivermos o amor de Deus em nossos corações (Jesus) seremos como o metal que soa ou como sino que tine, ou seja, cristãos barulhentos. Vamos ler o que o texto bíblico fala sobre o amor e, em vez da palavra amor, a substituiremos por Jesus:
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor(Jesus), serei como o metal que soa ou como o sino que tine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver JESUS, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver Jesus, nada disso me valerá.
Jesus é paciente, JESUS é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
Jesus não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. (Pois Ele é a própria Verdade);
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Jesus nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito(Jesus), o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e JESUS. O maior deles, porém, é o JESUS. I Cor 13.
Jesus, o Amor de Deus revelado a nós. O verbo que se fez carne e habitou entre nós. Ele é a razão e o motivo de nossa fé e amor a Deus.
Receba esse Amor e passe a amar com o Amor que nasce do coração de Deus. Seu amor a Ele sobre todas as coisas e ao próximo como a você mesmo. Nisto cumprirás toda Lei e os profetas e , com certeza, fará a vontade de Deus e o ajudará na implantação do Seu reino aqui na terra.