Existem três principais defeitos no homem desde a queda:
Há ignorância e cegueira.
Há rebelião na vontade e afeições.
E no que diz respeito à sua condição, em razão dos pecados da natureza e da vida, há a sujeição a um estado amaldiçoado, sob a ira de Deus e à condenação eterna.
Agora, para responder a estes três grandes males, aquele que deve ser ordenado Salvador deve fornecer remédios adequados para os mesmos. Por isso há um tríplice ofício em Cristo, que é ordenado para salvar o homem, para curar esses três males citados.
Como somos ignorantes e cegos, ele é um profeta para nos instruir, para nos convencer do mau estado em que estamos, e, então, para nos convencer do bem que ele designou para nós, e que tem feito por nós, para nos instruir em todas as coisas para o nosso conforto eterno. Ele é um profeta que não somente nos ensina externamente, mas o nosso homem interior. Ele abre o coração, ele ensina a fazer as coisas que ele ensina. Os homens ensinam o que devemos fazer, mas não podem nos capacitar interiormente a fazê-las. Ele é um profeta que tanto nos ensina o que fazer, como também a amar e obedecer,etc.
E responde à rebelião e pecaminosidade de nossas disposições, ele é um rei para dominar tudo o que está mal em nós, e também para subjugar todos os poderes que se opõem em nós. Pouco a pouco ele vai subjugando todos os inimigos debaixo de seus pés, e sob os nossos pés, também, dentro de pouco tempo.
Agora, como nós fomos amaldiçoados por causa de nossa condição pecaminosa, por isso ele é um sacerdote para satisfazer à ira de Deus contra nós. Ele foi feito maldição por nós, Gál 3.13. Ele se tornou um servo, para que, sendo assim, ele pudesse morrer, e se submeter à morte de maldição na cruz, não somente uma morte, mas uma morte amaldiçoada, e por isso o seu sangue pode ser uma expiação, e ele um sacerdote. Assim, respondendo ao tríplice mal em nos, você pode ver aqui um tríplice ofício em Cristo.
Tradução feita pelo Pr Silvio Dutra de parte de um texto de Richard Sibbes, em domínio público.