Cinco verdade sobre o perdão

11

Texto: Mateus 6:14-15

Introdução:

– O perdão é um princípio fundamental para a vida cristã; uma das coisas que mantém muitos em cativeiro hoje.
– A maioria está muito bem com o princípio do perdão, mas nunca realmente executam o seu pleno significado em sua vida.
– A falta de perdão na vida de uma pessoa é uma escravidão destrutiva que causa contenda, divisão, depressão, opressão, doença, divorcio e até mesmo condenação.

Definição de Perdão: Conceder indulto gratuito ou remissão de qualquer ofensa ou dívida; desistir de toda reivindicação.

A palavra grega traduzida como “perdoar” significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação.

1. O perdão é uma ordem não uma sugestão. Mateus 6:14-15

– Isto é fato depois que o Senhor ensinou Seus discípulos a orar.
– Este é um princípio espiritual
– Deus não quer falar conosco até que reconciliemos nossas diferenças com o outro. (Mateus 5:24)
– Prov. 19:11 “O entendimento do homem retém a sua ira; e sua glória é passar sobre a transgressão”
– Prov. 24:29 “Não digas: Como ele me fez a mim, assim lhe farei a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra”
– Colossenses 3:12-13 “Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”

2. Não há limite para o perdão. Mateus 18:21-22

– Jesus não disse para perdoar 490 vezes e parar, é ilimitado.
– Quantas vezes você quer ser perdoado?
– 1 Coríntios 13:5 – O amor não guarda rancor.
– 1 Pedro 4:8 – O amor cobre uma multidão de pecados.
– Devemos aprender a perdoar como Deus perdoa.
– Salmo 103:12 “Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões”.

3. A falta de perdão nos mantém em cativeiro. Mateus 18:23-35

– Impede o perdão do Pai.
– Fomos perdoados de uma dívida que nunca poderíamos pagar, qualquer dívida para nós é minúscula em comparação ao que recebemos.
– Ele foi entregue aos torturadores. V.34 – A falta de perdão abre a porta para doenças físicas e mentais e fortalezas demoníacas.
– Pode limitar ou até mesmo bloquear as bênçãos em nossa vida.
– Podemos bloquear nosso próprio perdão. Mateus 6:14-15 – Se não perdoamos, não podemos ser perdoados.
– Provérbios 28:13 “Aquele que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”
– A falta de perdão é um pecado que bloqueia a prosperidade.
– Nos deixa amargos e os nossos corações endurecidos.
– Hebreus 12:15 “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”

4. O perdão é um ato volitivo.

– Não um sentimento, mas uma decisão.
– É contínuo (passado, presente e futuro).
– É do espírito – e não a carne, não a alma.
– Você deve ser capaz de ver o seu agressor como um espírito vivo, não um inimigo, não como um desafio no caminho da vida, não como um obstáculo no seu caminho para o paraíso.

5. A conciliação é sempre a resposta.

– Não podemos permitir quaisquer áreas de falta de perdão em nossa vida.
– Devemos manter nossa consciência limpa e manter-nos em comunhão com os demais.
– Não insistir na falta de perdão
– Ordena a sua alma para estar sujeita ao seu espírito.

Conclusão:

Romanos 12:14-18

14 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

“Sempre perdoe seus inimigos – nada os aborrece mais”
…………………………………

Fonte: O Pregador

11 COMENTÁRIOS

  1. Pergunta: Eu posso perdoar uma pessoa mas nao querer mais ela proxima de mim?

    ex: eu cometi pecado com esta pessoa. ela me faz mal espiritalmente hj e decidi por me afastar dessa pessoa. estou pagando meu pecado em disciplina na igreja. mas ela insiste em voltar a ter uma amizade. ela ja fez muuita coisa errada. e hj ja esta mais concertada, mas ainda mente, oculta verdades, e provoca entriga e contenda, inventa fatos que nao aconteceram, enfim.. ta dificil. e ela quer voltar a sermos amigos sendo que eu sei das traquinagens dela. o q vcs acham?

    • Olha Cesar, Não há limite para o perdão. Mateus 18:21-22 nem ha pessoa perfeita no mundo inteiro, quando voce diz que ela ja fez muita coisa errada, mas o k voce deve fazer, ou deveria ter feito e’ perdoar todas essas vezes que ela errou…

    • EXIBIR
      3 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias+ haverá tempos críticos, difíceis de manejar.*+ 2 Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos,* blasfemadores,* desobedientes aos pais,+ ingratos, desleais,+ 3 sem afeição natural,+ não dispostos a acordos,*+ caluniadores,*+ sem autodomínio, ferozes,*+ sem amor à bondade,+ 4 traidores,+ teimosos, enfunados [de orgulho],+ mais amantes de prazeres do que amantes de Deus,+ 5 tendo uma forma de devoção piedosa,*+ mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder;+ e destes afasta-te.+ 6 Pois, dentre estes surgem aqueles homens que se introduzem ardilosamente* nas famílias+ e levam cativas mulheres fracas, sobrecarregadas de pecados, levadas por vários desejos,+ 7 sempre aprendendo, contudo, nunca podendo chegar a um conhecimento exato da verdade.+ 8 Ora, do modo como Janes e Jambres+ resistiram a Moisés, assim também estes prosseguem resistindo à verdade,+ homens completamente corruptos na mente,+ reprovados quanto à fé.

      Julio, se em teu coração você já perdoou, amém. A própria palavra do eterno no instrui a não conviver com pessoas de caráter contrário ao de Cristo, não digo “conviver” como um colega de trabalho, parente, ou irmão de igreja mas falo o conviver com PROXIMIDADE. Tenha comunhão com essa pessoa, mas vigie não só para o que aconteceu, aconteça novamente, mas também tome cuidado para que não haja intriga, calúnia ou invenção de outras “historinhas”.
      Aproveite essa oportunidade que o Senhor lhe dá.
      A partir do momento que a companhia de alguém interfira ou possa ameaçar a comunhão e santidade ao Senhor, é momento de analisarmos o que é mais importante, e nada, absolutamente nada é mais importante do que o Senhor Jesus em nossas vidas.
      Deus abençoe e Deus é contigo!!
      Abraço.

  2. A prática do perdão é muito difícil no começo, mas logo logo começamos a liberar e nos sentimos muito mais leves… 🙂
    A Paz e a Graça para todos meus amados irmãos

  3. Glórias a Deus! Vamos perdoar 70×7 até Jesus vir nos buscar, é assim que vencemos a satanás e ganhamos o perdão de Deus. pois quem não tiver pegado que atire a pedra.

  4. Resposta a dúvida do irmão Júlio César :

    Preazado irmão, tudo depende de fé, se você têm fé pra continuar a ter amizade com essa pessoa, amém !( depois não reclame, sofra as consequências ).

    Mas se você têm fé pra se afastar dela,amém também!
    Nas duas situações se você tiver fé, ninguém vai te condenar, nem DEUS!
    Mas se fizer com dúvidas, isso é pecado, ninguém é obrigado a andar com alguém que te leva pro buraco, está escrito: afastas-te do mal., mas ter ódio,raiva ou outra coisa dessas pessoas, aí isso é ruim.
    Também está escrito: se eu fizer algo que meu irmão vier a tropeçar ou cair, melhor não fazê-lo.
    Resumindo, se você sente que essa pessoa é uma furada, se afasta e ore por ela.
    Que DEUS te abençôe e espero ter te ajudado, fica na paz!

    • Querido, se você a perdoou, não há porque resisti-la se o que ela anda cometendo não sendo contra você, veja neste caso a oportunidade que Deus esta lhe dando de ser benção na vida dela, ore e jejue por ela, convide-a para orar juntos, tenho certeza que você perceberá mudanças nela, acontecerá algo diferente, ou seja, caso resista a ação do Espírito, ela mesma se afastará de você. isso é Reino de Deus.

  5. Ao querido Julio Cesar!

    Meu irmãozinho por se tratar de um assunto extremamente delicado e importante, pois não se trata de somente ter paz, mas tambem à nossa vida com Deus, então meditemos juntos:

    __ Se for uma pessoa não cristã, devemos perdoar seus erros sempre , e podemos decidir não andar juntos pois que comunhão tem a luz com as trevas? Mas como luz não podemos deixa-los
    á mercê do Diabo pois se o sal não der sabor então não é sal e nós somos o sal da terra.

    __ Se for um cristão, além de que devermos perdoar 70×7 vezes por dia, devemos suportar uns aos outros em amor como cristo nos suporta e ama mesmo com nossos erros, afinal de contas somos um só corpo em cristo( que é o cabeça) então como um braço vai poder dizer que perdoa a mão mas quer se manter distante dela ???? Isso não é perdoar. Entenda o significado de que
    perdão = esqueçer , é assim que Cristo faz e como seus imitadores nós também devemos fazer.

    Espero ter ajudado, analise com carinho.

    Deus abençoe você nessa nossa caminhada. Amém

    Glauber

  6. Resposta à pergunta do irmão Julio Cesar: Querido irmão, paz seja contigo.
    Em primeiro lugar temos exemplos e muitos sobre a quem devemos seguir se nos consideramos cristãos, e nosso maior exemplo é de nosso Senhor Jesus Cristo. Imagine se todas as vezes que voce pecasse contra Deus, Ele se afastasse de voce, o que teria acontecido? Certamente o diabo já teria acabado com a tua vida, no entanto, nosso Pai é misericordioso e deseja que sejamos parecidos com Ele. Não cantamos sempre: “Senhor quero ser como tu, eu quero ser um vaso em tuas mãos…” então aproveite a oportunidade de exercitar e procure ser como o Senhor, quem sabe seja isso que Ele deseja para te abençoar ainda mais.
    Não se deixe convencer pelas pessoas (e aparecerão muitas) para te aconselhar do contrário, dizendo que voce deve se afastar da pessoa que te magoou, (na verdade voce não deve fazer o que essa pessoa que te magoou está fazendo) mas deve orar por ela assim como Jesus orou na cruz, e mesmo muitos daqueles que o crucificaram, não tendo mudado suas maneiras de viver e tendo “provavelmente” sido condenados, mesmo assim a oração do Mestre não perdeu sua validade. Somos falhos porque somos humanos, mas não somos mais deste mundo e se não somos mais deste mundo, sigamos as regras do Reino ao qual pertencemos, senão corremos o risco de errar nosso alvo. De tudo quanto foi escrito fica com isso: Ore ao Pai pedindo sabedoria para saber o que fazer, pois como está escrito: Ele vos guiará em toda a verdade e vos fará lembrar de tudo quanto tem te ensinado. Fique na PAZ!!!

  7. Irmão , Deus o abençoe pelo blog, ainda que seja uma postagem antiga , fui abençoado por esta palavra , como ja era de se esperar é mais uma prova de que a palavra de Deus não volta vazia.
    Que o grande Deus em nome de Jesus continue te abençoando .

  8. Ola me chamo marcos …..Belo estudo gostaria de saber se vc poderia me passa essee outros estudos pelo e-mail por pbf pra que eu venha empremir e esta estudando ….seria possivel.

DEIXE UMA RESPOSTA