O Apocalipse

2

Apocalipse quer dizer revelação. Ele é um livro com uma mensagem reveladora, e o autor procura revelar o mistério de Deus narrado em Ap. 10:7, o que esta acontecendo e o que vai acontecer: Deus vai agir na história, julgando e destruindo o mal. Deus vai implantar definitivamente o Seu Reino entre os homens.

Além de Apocalipse ter um largo uso em seus escritos como: imagens, símbolos, figuras e números misteriosos, devemos ver que ele nasceu e foi inscrito em uma situação muito difícil, quando seu autor foi inspirado por Deus, ele estava preso em uma ilha chamada Patmós.

Apocalipse, mostra em seus escritos que povo de Deus narrado no livro esta a ser perseguido, oprimido e vigiado pelas estruturas do poder deste mundo. As comunidades a que o autor se refere e dirige as revelações entendem esta linguagem, pois estão familiarizados com o Velho Testamento, de onde vem muitos dos símbolos narrado no Livro.

O autor deste livro chama-se João Ap. 1:1. João nos alerta na questão dos perigos e a grande perseguição contra a Igreja de Cristo aqui na terra.

Creio que este ultimo livro das Sagradas Escrituras nos deixa um sinal: que a Igreja de Cristo deve se fortalecer nestes últimos tempos aqui na terra, onde a fé de muitos esta se esfriando, homens amantes de si mesmos, a iniquidade se aumentando e o povo em busca de seus próprios interesses.
Cristo esta as portas!  Apocalipse 22:12.

Prepara-te Igreja.


2 COMENTÁRIOS

  1. Amigo Alvaro! Vou tentar responder sua pergunta, não sou nenhum historiador, mas um pequeno auto didata.
    Ao meu entendimento começa nos mártires: que já tinham sido mortos e foi dito a eles que repousassem ainda por pouco tempo e seu sangue seria vingado Ap 6:9-11. Desde o tempo da derrota de Satanás por meio da cruz, simbolicamente retratado em Apocalipse 12:7-12, ele está cheio de grande cólera contra a igreja, sabendo que pouco tempo lhe resta Ap 12:12. O principal instrumento da ira de Satanás era a besta, que não estava longe no futuro ao tempo do Apocalipse 17:7-12, e quando ele vier ele continuará por apenas quarenta e dois meses Ap 13:5. Depois desse pouco tempo Babilônia cairia Ap 17 e 18, a besta e o falso profeta seriam derrotados capítulo 19, e Satanás seria preso por mil anos Ap 20:1-3. Assim, as cousas que em breve devem acontecer, que estão “próximas”, são identificadas com o conflito entre a igreja e o perseguidor que não estava longe, terminando com a derrota do perseguidor e a prisão de Satanás depois de curto tempo.
    Ao meu ver, é inevitável a conclusão que o Livro trata, principalmente de eventos que deveriam acontecer logo depois que ele foi escrito. Para Deus, mil anos é como um dia 2 Pedro 3:8, precisamos ver que o Apocalipse, foi uma revelação de Deus para homens que buscam compreender da melhor forma possível.
    Amigo! Só sei de uma coisa: seja qual for a interpretação de Apocalipse, ele nos leva a um só foco: ” A Vida Eterna ” .
    Em Apocalipse 21, fala de uma Cidade Santa, a Nova Jerusalém, e essa Cidade existe e nós iremos morar lá.

    Em relação aos galardões de Ap 22:12. Nós na verdade com toda a nossa tentativa de tentar explicar, não poderemos imaginar o que serão: mas posso tentar te explica pelo que tenho estudado.

    Cinco coroas para os salvos:
    Coroa da Vida – para os que foram fiéis até a morte – Tg 1:12, Ap 2:10
    Coroa da Justiça – para os que amam a vinda de Cristo – II Tm 4:8
    Coroa de Glória – para os obreiros – I Pd 5:3-4; Ef 4:11
    Coroa de Alegria – para os ganhadores de almas – Fp 4:1
    Coroa Incorruptível – para os que terminaram a corrida da fé – I Co 9:25

    As Escrituras ensinam que a vida eterna é alcançada pela graça por meio da fé. Porém, o galardão vem como conseqüência das obras realizadas depois da fé. Todos os que crêem estão participando de uma corrida e são comparados a um atleta que luta, um guerreiro que batalha, um lavrador que semeia um pedreiro que edifica (I Co 9:24-27; II Tm 2:3-6; I Co 3:9-11). Todas estas comparações indicam esforço e descansam sobre a revelação fundamental de que “Deus é galardoador dos que o buscam” (Hb 11:6).
    Esta é, sem dúvida, uma verdade para a Igreja de Jesus Cristo. “Eis que cenho venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra” Ap. 22:12. A quem o Senhor disse estas palavras? “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas” (22:16).
    Espero te ajudado você amigo, ou se alguém tiver outro entendimento diferente desse, pode nos ajudar também o importante é tirarmos nossas duvidas.
    Abraços.

  2. Ola, paz e graças seja com vcs irmãos, queiro deixar aqui, um pequeno comentario sobre esse assunto que é vasto atual e santo.aaaaaaano inicio do livro cap. 1 ver.3 temos uma belissima promessa bem-aventurado aqueles que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras dessa profecia e guardam as coisas que nela esta escritos, porq o tempo esta proximo.Entao aqueles que se dispoem a ler ouvir e guardar ja tem a bem-aventurança.Em Mat. 24:36 esta escrito daquele dia e hora, nenguém sabe, nem os anjos do céu, nem o filho, se não só o pai.Então nao nos cabe saber as estações do tem e vinda do Senho, resta a nós perserveramos e vecermos as tentações as afliçoes e as provaçoes que somos submeditos pelo Senhor, quem tem ouvidos ouça o que o espirito diz as igrejas.Os evagelhos meciona a revalaçoes do apocalipse, esaminai as escrituras. que o Senhor vos abençoe poe esse asunto tao atual em nome de Jesus. contunue cresendo na graça e no conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here