Muitos perguntam o que teria Jesus escrito não chão. Eu realmente não sei pois as escrituras não dizem nada a este respeito. Mas é bem capaz de ter escrito algo como:
“Eu te amo”. “Eu te perdoo”. “Eu sou Deus”.
Enfim, não importa saber o que Jesus teria escrito, mas entender o que Ele acabou dizendo, que foi basicamente uma palavra:
INOCENTE !
Cristo sabia a intenção que havia no coração de cada fariseu, por isso disse:
Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.(Jo 8:7)
Após essa declaração diz a palavra de Deus que um a um sairam da presença de Cristo e da pecadora porque foram redarguidos pela sua propria consciência.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.(Jo 8:9)
A palavra de Deus diz:
Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mt 7:1-5)
Lembremos que o Senhor nos sonda, nos conhece e sabe o que pensamos (Sl 139). Ele sabe como anda nossa vida espiritual. Ele Não olha apenas para o exterior, mas para o coração como diz a palavra de Deus:
O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” (1 Sm.16:7)
Jesus sabia como aqueles hipócritas viviam e estava dizendo à aqueles religiosos que primeiro deveriam limpar seu coração de toda imundícia, antes de condenar alguém. E muitas pessoas hoje são como aqueles fariseus. Existem muitas pessoas que vivem religiosamente e porque não dizer uma vida miserável espiritualmente, mas que não abdicam do julgar e do falar em acusação. Observei que existem muitas igrejas “sob forma de Lei” nesse
cristianismo “sem Graça” deste século. Observam o modo de vestir, de andar, de falar de algum irmão, mas não despem da injustiça contida no seu coração (hipócrita). Observam as leis humanas da denominação e mandamentos de homens, mas não honram a Deus com sua adoração (Mc 7:7). Como disse Isaias: Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;(Is 29:13).
Jesus não veio para condenar, mas para salvar, por isso disse:
E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.(
Jo 3:17-18;12:47)
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
A palavra final de Jesus (“Vai e não peque mais”) exprime o ele veio fazer , ou seja, salvar aqueles que estão perdidos como aquela mulher.
O que Jesus queria na verdade não era a punição condenatória mas a regeneração completa daquela mulher.
Obs: Jesus nessa passagem não estava dizendo que devemos perdoar os delitos de todos e que não devemos julgar, mas basicamente ensinara que todos nós pecamos,porém devemos primeiro tirar o nosso, para depois o dos outros. O que seria de nós se a cada falta nossa fossemos julgados a morte?
Verdadeiramente o adultério é algo grave e um pecado terrível.
Porém a misericórdia e o perdão pertence exclusivamente a Deus e não aos homens.
Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo. (Tg 2:13)
Diz a palavra de Deus:
Sabendo que, se o nosso coração (consciência) nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
Amados, se o nosso coração (nossa consciência) não nos condena, temos confiança para com Deus; (1 Jo 3:20-21)