Antídoto Contra as Astutas Ciladas de Satanás

0

Partes de um sermão de Charles Haddon Spurgeon, traduzidas e adaptadas pelo Pr Silvio Dutra.

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito.” (Gênesis 3.1)

Claro que entendemos que este verso refere-se à “antiga serpente, que é o diabo e Satanás”. Em vez da palavra “serpente”, a versão Samaritana usa “enganador” ou “mentiroso”. Embora esta não seja a verdadeira tradução, no entanto, ela declara certamente a verdade. Aquele velho enganador, de quem nosso Senhor Jesus tinha dito aos judeus: “Quando ele profere mentira, fala o que lhe é próprio; porque é um mentiroso, e pai da mentira “, era ” astuto, mais do que todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. ” Agradou a Deus dar astúcia a muitos animais, – a alguns malícia e astúcia combinadas com força para que pudessem ser mais destrutivos para certos tipos de animais cujos números precisam ser controlados. Outros, que são desprovidos de muita força, foi do Seu agrado dar-lhes os mais maravilhosos instintos de auto-preservação e sabedoria para a destruição de suas presas e sua aquisição de alimentos; mas cada instinto sábio e toda a astúcia dos animais do campo são largamente compensados pela astúcia de Satanás. Na verdade, indo mais longe, o homem tem, talvez, sido mais astuto do que qualquer mera criatura, ao que parece, por vezes, que o instinto animal sobrepuja a razão humana; mas Satanás tem uma maior astúcia em seu interior do que qualquer outra criatura que o Senhor criou, inclusive o homem.

Satanás tem artimanhas abundantes e é capaz de vencer-nos por várias razões. Eu acho que há motivo suficiente para que Satanás seja ardiloso porque ele é malicioso; pois de todas as coisas, a malícia é a mais produtiva para seus intentos. Quando um homem está determinado a se vingar, é estranho quão ardiloso é para ele encontrar oportunidades para desafogar sua malícia. Se um homem sente inimizade contra outro e esta inimizade se apodera inteiramente de sua alma e derrama veneno, por assim dizer, no seu próprio sangue, ele vai se tornar extremamente desonesto com os meios utilizados para maltratar e ferir o seu adversário. Agora, ninguém pode estar mais cheio de malícia contra o homem do que Satanás, como o tem demonstrado todos os dias; e essa malícia aguça sua sabedoria inerente para que se torne extremamente astuto.

Além disso, Satanás é um anjo, embora um anjo caído. Sem dúvida, por certas indicações nas Escrituras, que ocupara um lugar muito exaltado na hierarquia dos anjos antes de cair; e sabemos que esses seres poderosos são dotados de vastos poderes intelectuais que superam quaisquer que já foram dados aos seres humanos. Portanto, não devemos esperar que um homem sem ajuda do alto, seja páreo para um anjo, especialmente um anjo cujo intelecto inato foi aguçado por uma malícia extremamente malévola contra nós.

Além disso, Satanás pode muito bem ser astuto agora – eu posso dizer confiantemente que mais astuto do que foi nos dias de Adão – pois ele tem tido largas relações com a raça humana. Quando tentou Eva essa foi a sua primeira oportunidade de lidar com a humanidade; mas mesmo assim, a serpente era “mais sutil que qualquer besta do campo que o Senhor Deus tinha feito.” Desde então, ele tem exercido todo o seu pensamento diabólico e grandes poderes para perseguir e arruinar os homens. Não há santo que não tenha perseguido e nenhum pecador que não tenha levado ao engano. Juntamente com as suas tropas de espíritos malignos ele tem exercido um terrível controle sobre os filhos dos homens; portanto, é muito hábil em todas as artes da tentação. Nunca um anatomista entendeu tão bem o corpo humano, como Satanás entende a alma humana.

Ele não foi “tentado em todos os sentidos”, mas ele tem tentado outros em todos os pontos. Ele tem procurado atacar a nossa condição humana desde o alto da cabeça até a sola dos nossos pés; tem explorado cada obra exterior da nossa natureza e inclusive as cidadelas mais secretas de nossas almas. Tem escalado a cidadela de nosso coração, e vivido ali; tem explorado seus recessos mais íntimos e os tem submergido nos mais profundos abismos. Eu acho que não há nada na natureza humana que Satanás não possa desvendar; e, embora, sem dúvida, é o maior tolo que já viveu, como continuamente o tempo demonstra, contudo é um grande paradoxo, porque a argúcia é sempre uma insensatez e a astúcia é apenas outra forma de se apartar da sabedoria.

E agora, irmãos, por alguns minutos, eu vou tomar seu tempo, primeiro notando os truques e astúcia de Satanás, e as formas em que ataca nossas almas; e, em segundo lugar, vou dar algumas palavras de advertência sobre a sabedoria que devemos exercer contra ele, e o único meio que podemos usar de forma eficaz para impedir que a sua astúcia seja o instrumento de nossa destruição.

Notemos, em primeiro lugar, as artimanhas e astúcia de Satanás, como descobrimos em nossa própria experiência.

E eu posso começar observando que Satanás revela a sua astúcia pelos modos de seu ataque. Há um homem que é calmo e tranquilo; e está em paz; Satanás não ataca esse homem com descrença ou desconfiança; lhe ataca de uma forma mais vulnerável que isso; a autoestima, autoconfiança, o mundanismo, essas coisas são armas que Satanás usará contra ele. Há uma outra pessoa que é notável por sua depressão e falta de vigor mental; não é pouco provável que Satanás se esforce para inflá-lo com orgulho, mas examinando-o e descobrindo onde reside sua fraqueza, vai tentá-lo a duvidar de seu chamado, e se esforçará para leva-lo ao desespero.

Há um outro homem com um corpo forte e uma saúde robusta, que tem todos os seus poderes mentais em pleno e vigoroso exercício, apreciando as promessas e deliciando-se com os caminhos de Deus; possivelmente Satanás não pode atacá-lo com a incredulidade, porque sente que tem uma armadura para aquele ponto particular, mas vai atacá-lo com orgulho ou com qualquer tentação à luxúria. Ele nos examinará inteira e cuidadosamente, e se nos encontra como Aquiles, vulneráveis em nosso calcanhar, então irá disparar suas flechas em nosso calcanhar.

Eu creio que Satanás não tem atacado frequentemente um homem em um lugar onde viu que era forte; mas geralmente busca o ponto mais fraco, o pecado que assedia. “Ali”, diz ele, “vou dar o golpe ali”; e que Deus nos ajude na hora da batalha e no tempo do conflito! Precisamos dizer: “Deus nos ajude”, porque, certamente, a menos que o Senhor nos ajude, este astuto inimigo pode facilmente encontrar articulações suficientes em nossa armadura, e em breve poderá enviar a flecha mortífera para nossas almas; de modo que iriamos cair feridos diante dele. E, no entanto, tenho notado, e é muito estranho que, por vezes, Satanás tenta os homens com a mesma coisa que você suporia que nunca lhes tentaria. O que você acha que foi a última tentação de John Knox no leito de morte? Talvez nunca houve um homem que entendesse mais plenamente a grande doutrina de que “pela graça sois salvos,” do que John Knox.

A trovejava do púlpito; e se você lhe tivesse perguntado sobre o tema ele lhe teria declarado ousada e corajosamente, negando com todo o seu poder a doutrina de salvação do mérito humano. Mas você poderia acreditar, que esse velho inimigo das almas atacou John Knox com a justiça própria quando jazia em seu leito de morte? Ele veio até ele e disse: “Como tens servido bravamente o teu Senhor, John! Você nunca ficou intimidado diante da face do homem; você enfrentou reis e príncipes, e ainda assim você nunca se abalou; um homem como você pode caminhar para entrar no reino dos céus com seus próprios pés, e usar suas próprias roupas no casamento do Altíssimo”; e aguda e terrível foi a luta que John Knox teve com o inimigo das almas por causa dessa tentação.

Os modos de ataque de Satanás, então, como aprenderão rapidamente, revelam a sua astúcia! Ah, filhos dos homens, enquanto vocês estão colocando seus capacetes, ele está olhando para enterrar sua espada de fogo em seu coração; ou enquanto você está inspecionando bem sua armadura, ele está levantando seu machado de guerra para dividir seu crânio; e enquanto você está inspecionando tanto seu capacete e sua couraça, ele está buscando fazê-lo tropeçar. Ele está sempre alerta quando você está cochilando. Acautelai-vos, portanto; “Revesti-vos de toda a armadura de Deus”; “Sede sóbrios; vigiai; o vosso adversário, o diabo, como um leão que ruge, anda em derredor, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé “; e que Deus lhes ajude a prevalecer contra ele!

A segunda coisa na qual Satanás revela a sua astúcia é a arma que muitas vezes usará contra nós. Às vezes, ele ataca o filho de Deus, com a memória de uma canção obscena, ou com um discurso licencioso que possa ter ouvido nos dias de seu estado carnal; mas com muito mais frequência ele vai atacar com textos da Escritura. Ainda não descobriram que assim sucede, queridos amigos cristãos? Ainda não foram tentados do modo como Satanás atacou a Cristo com um “Está escrito”, assim também lhes tem atacado? E não têm aprendido a estarem em guarda contra as perversões contra a Escritura, e a torção da Palavra de Deus, para que nos conduza à destruição?

Em outras vezes, Satanás vai usar a arma da nossa própria experiência. “Ah,” – dirá o diabo “em tal e tal dia, você pecou de tal maneira? Como você pode ser um filho de Deus? ” Em outro momento ele vai dizer:” Você é hipócrita, portanto, não pode ser um herdeiro do Céu. ” Então, novamente, ele vai começar a desenterrar todas as velhas histórias que temos esquecido há muito tempo, de todas as nossas incredulidades passadas, nossas andanças passadas, e assim por diante, e nos reprovará por isso. Ele vai dizer: “O quê! Você é um cristão? Então, o diabo vai te atacar com as armas tomadas a partir de sua própria experiência, ou igreja da qual você seja membro.

A única maneira de repelir a astúcia de Satanás é adquirindo verdadeira sabedoria. Repito mais uma vez, o homem não tem nada disso em si mesmo. Se você quiser lutar com êxito contra Satanás, faça das Escrituras o seu recurso diário. Deste livro sagrado poderá extrair continuamente sua armadura e munição. Apega-te às doutrinas gloriosas da Palavra de Deus; e faça delas a sua comida e bebida diariamente. Então você vai ficar forte para resistir ao diabo, e será feliz ao descobrir que ele fugirá de você. “Como limpará o jovem o seu caminho?” Como um cristão se protegerá do inimigo? “Guardando a Tua Palavra.” Sempre lutamos com Satanás com um “Está escrito”; porque nenhuma arma jamais afetará o arqui-inimigo, tão bem como o fará a Escritura. Satanás tenta lutar com a espada de madeira da razão, e ele facilmente te vencerá; mas use esta espada de Jerusalém da Palavra de Deus, com a qual tem sido ferido muitas vezes e o vencerás prontamente.

Mas acima de tudo, se desejamos resistir a Satanás com sucesso, temos de olhar não apenas para a sabedoria revelada, mas para a Sabedoria encarnada. Oh, amados, isso tem que ser o principal ponto de encontro para toda alma tentada! Devemos fugir para Ele “o qual tem sido feito para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção”. Ele tem que guiar-nos ensinar, Ele tem que nos guiar, Ele tem que ser o nosso tudo em tudo. Temos que nos manter perto dEle em comunhão. As ovelhas nunca estão tão protegidas do lobo como quando estão perto do pastor. Nós nunca estaremos tão salvos das flechas de Satanás como quando temos nossa cabeça descansando no peito do Salvador.

Crente, caminhe de acordo com o Seu exemplo; viva diariamente em Sua comunhão; confie sempre em Seu sangue; e desta forma serás mais do que vencedor mesmo sobre a sutileza e astúcia do próprio Satanás.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here