“Amputados, porém salvos!”
Apesar de toda mansidão, humildade e doçura tanto no falar quanto no tratar, Jesus sempre foi muito direto em suas palavras e ensinamentos, mesmo se utilizando de parábolas. O alvo de Jesus era obedecer e manter uma vida que glorificasse a Deus, e isso era o que ele ensinava a seus discípulos e posteriormente aos que iriam seguí-lo. Um estilo de vida que englobava renúncia e santificação. Muitos daqueles que seguiam a Cristo achavam duro o seu discurso, assim como nos nossos dias, muitos acham duro os mandamentos de Deus, e não querem seguí-lo, porém existem aqueles que reconhecem que só Jesus é o caminho que nos leva de volta à Deus, e assim como Simão Pedro declara: Senhor, para onde iremos? Só Tu tens as palavras de vida eterna (Jo 6.68). Fomos justificados pelo sangue de Jesus, fomos perdoados, todavia a salvação e o reino dos céus é conquistado dia a dia, e por força (Mt 11.12). Força de vontade, por renúncia e muitas lutas. Há um preço a ser pago.
Em uma de suas conversas com seus discípulos jesus disse: MT 18.6-9
Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é lícito que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
1. O mundo nas igrejas
Vivemos uma época de muita confusão eclesial. Parece que a igreja não está no mundo, mas que o mundo está dentro das igrejas. Lembro-me do comentário de uma irmã: “Sinto saudaddes de quando éramos crentes!” Há uma perda da identidade por parte de algumas igrejas que outrora eram conhecidas e respeitadas por sua postura, conduta, valores, ética moral e santidade. Acredito que estamos vivenciando a maior avalanche da influência mundana sobre as igrejas. O que era pra ser combatido, tem sido aceito e até defendido no meio cristão. São divórcios, adultérios, homessexualismo e toda sorte de pecados…
2. É lícito, mas ai de quem…
O próprio Cristo já tinha declarado que no fim dos tempos, muitos se corromperiam, levantariam falsos mestres, e que os escândalos aconteceriam mesmo (Mt 24.10-12),mas ai de quem fosse o causador desses escândalos! Ai de quem fizesse desviar do caminho aqueles que verdadeiramente criam nele! Analisemos nossas vidas, nossas posturas, julguemos nós mesmos nossas condutas. Será que temos sido pedra de tropeço no caminho? Será que temos nós mesmos tropeçado em nossas mazelas?( MT 18.8-9 ) Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
O que te impediria hoje de entrar no reino dos céus? O que precisas cortar, arrancar e lançar fora pra que você faça parte do Reino de Deus?
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. (Rm 6.12-13 )
Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. (Ef 5.3-11 )
Romper com as coisas do mundo nem sempre é tão fácil, ainda mais quando o pecado deixa de ser um acidente e passa a ser um bichinho de estimação… E muitas vezes é até confundido como característica de nosso temperamento…
Qual seria o tropeço, o escândalo que precisamos hoje cortar e lançar fora?
• Olhar altivo
• Língua mentirosa
• Mãos que derramam sangue
• Coração que maquina pensamentos viciosos
• Pés que se apressam para o mal
• Testemunha falsa
• O semear contenda
3. Leis a favor do pecado… Não vos conformeis!
A palavra de Deus deixa claro que é possível que um cristão, mesmo participando dos cultos possa pecar:
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. (Jo 1.8)
Nossos dias, são dias maus, onde pecar é mais comum do que qualquer outra ação. As próprias leis são a favor da prática do pecado. É lei a favor do aborto, da legalização da maconha, do casamento homossexual, a facilitação do divórcio…hoje mais do que nunca ser cristão é um desafio!O que não podemos esquecer é o que a bíblia diz:
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.1-2).
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (Ef 5.6-17)
O Deus que servimos não mudou, ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele é santo, santo e santo! E o seu plano para nós continua sendo o mesmo, a santidade convém aos santos! Passarão céus e terra, mas as suas palavras jamais passarão!
4 conclusão
De que lado você está? Os dias de hoje em nada se diferem dos dias de sodoma e gomorra, com suas perverções. Mas ainda lá em sodoma e gomorra havia um povo que Deus queria salvar, nós somos esse povo hoje que Deus quer salvar. Mas disse Jesus: Lembrai-vos da mulher de ló… Lc 17.32. Mesmo correndo para a montanha, fugindo do fogo de sodoma e gomorra fisicamente, o seu coração estava envolvido com os pecados daquele lugar. Os seus olhos, suas mãos e seus pés estavam presos em sodoma e gomorra. Onde está você? Subindo para a montanha ao encontro de Deus ou você está preso? É melhor entrar no reino do céu amputado de um olho, de uma mão, de um pé, do que permancer perfeito no fogo eterno.