“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade em vão vigia a sentinela “(Sl 127:1)
Diz as Sagradas Escrituras que nos últimos dias sobrevirão tempo difíceis e muitos dizem que esses tempos serão altamente trabalhosos. Dias de caos, tumulto e baderna…
Foi o que pude vivenciar um pouco disso há alguns dias aqui na Bahia.
Em virtude da greve geral dos policiais militares da Bahia criou-se um clima de insegurança, medo e pavor para muitos cidadãos deste lugar. Diante da falta de segurança e motivado por muitos boatos muitas lojas e centro comerciais tiveram antecipado seu fechamento, sendo que muitas igrejas tiveram seus cultos cancelados ou marcados para mais cedo. Pelo que temos notícias, desde que iniciou-se a greve aumentaram o número de furtos, de homicídios e toda sorte de maldade.
Fiquei meditando:
“Se uma greve de uma categoria foi assim, fez um um tumulto sem precedentes, como esse, então imagine como seria antes da volta de Cristo” ?
Imaginemos o caos multiplicado por mil, a anarquia tomando conta e o pecado bem visível e praticado por muitos.
Muitos não tem se dado conta, mas a palavra de Deus diz “MULTIPLICAR” , ou seja, um aumento bem significativo de INIQUIDADE.
É por isso que as Escrituras dizem :
Quando porém vier o Filho do Homem, porventura achará “Fé” na Terra? (Lc 18:8).
Creio que não!
Embora não se saiba nem que dia e hora que Cristo virá, se deduz que os tempos futuros serão cada vez mais difíceis.
Quando li recentemente que diante dessa greve dos PM´s, uma pessoa que estava desempregada resolveu “arriscar” e também furtar foi que entendi o que é um contexto de caos e tumulto. Esse rapaz acabou sendo pego no seu delito, mas através dessa notícia foi que entendi que é bem provável que muitas pessoas que não cometam nenhum tipo de iniquidade venham a pratica-la nos tempos da volta de Cristo.
Creio que muitos daqueles que não cometem iniquidade, cometerão nesse tempo ,diante da circunstância, toda sorte de iniquidade como roubo, assasinatos e e todo tipo de mal porque o inimigo o incitará a isso.
O livro de Mateus no capítulo 24 diz que o amor esfriará. Em 2 Timóteo , Paulo declará que no final dos tempos o homem seri amante de si mesmo(2 Tm 3;2). Jesus profetizou que nos últimos dias os “injustos seriam cada vez mais injustos, os sujos se sujariam mais…” (Ap 22:11).
Por isso é necessário que venhamos desde já a vigiar. Não somente orar, mas vigiar, para que não sejamos pegos de surpresa. A palavra de Deus diz que não sabemos quando o Senhor virá(Mt 24:36).
Porém temos que ter a consciência de que sua vinda está bem próxima e que os sinais “estão bem visíveis”.
Um dos alertas dado a população baiana nesse tempo da greve dos policiais era que os cidadãos vigiassem e tivesse cuidado.
Como cristãos devemos entender que a nossa segurança está em Deus. Ele é a verdadeira segurança. O salmos 91 declara que aquele que habita no esondeirijo do Altíssimo a sombra do Onipotente descansará. Este não temerá o mal quando este vier(Sl 911-5).
Mas isso não quer dizer que devemos ter uma fé cega, imprudente e displicente ” deixando a vida nos levar”. Devemos ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas.(Mt 10:16).
Somos ovelhas no meio dos lobos, a luz em meio as trevas, o sal em meio ao um mundo “sem gosto”.
Sabendo sempre que os dias são maus e mundo jaz no maligno.
Entendendo que segundo as profecias bíblicas a tendência é que o mundo(caído) fique pior do que já está.
Mas diz que nós, que confiamos na sua justiça, podemos nos tranquilizar com todo caos que sobrevier, pois sob aqueles que o temem nascerá o sol da justiça. Diz as Escrituras que debaixo de suas asas estamos seguros (Ml 4:2; Sl 36:7b;Sl 91:4).
Para aqueles que se não abrigaram em Deus virá a repentina destruição. Diz a palavra de Deus:
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão (1 Ts 5:3)
Não haverá bunker subterrâneo, prédio anti-terremoto, barreiras contra os tsunamis que poderão dar segurança para aquele povo que não conheceu a Deus.
Que possamos depositar nossa confiança somente em Deus, pois somente em Deus, em Sua segurança estaremos salvos.
Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. (Sl 20:7).
É melhor é confiar nO Senhor do que no homem (Sl 118:8).
“Os que confiam no Senhor são como o Monte de Sião, que não se abala, mas permanece firme para sempre”.(Sl 125:1)
“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” O meu soccor vem do Senhor que fez o céu e a terra(Sl 121:1-2)