Estudos por VC

A importância do perdão

Next Article
Alegria em Deus
Comments (2)
  1. lucasbrandaogusmao disse:

    Você se sentiu tocado por essa mensagem?! Entre no meu blog, onde sempre posto mensagens.. Essa mensagem é uma das quais eu já postei no Blog!
    Se gostou dessa, busque ver as outras no Blog!
    Que Deus lhe abençoe!!
    Clique aqui no link do Blog: http://deusmensagem.blogspot.com/

    Evangelista Lucas Brandão Gusmão.

  2. Jefferson Miranda dos Reis Cury disse:

    Amado irmão Evangelista Lucas,

    A paz do Senhor!!!!!!!!!

    Apreciei muitíssimo a mensagem que o Senhor lhe deu, sobre o aspecto do perdão. Contudo, faço uma ressalva, a respeito de outro aspecto, que foi o seu argumento sobre havermos tido uma alta dívida para com o diabo. O amado irmão afirma em seu texto: “Tínhamos uma alta dívida com o diabo…” No entanto, isto não procede. Felizmente, esta tese já foi sabiamente refutada por Anselmo, teólogo que viveu entre 1033 e 1109, em sua obra “Por que Deus se fez homem?”. Nela, Anselmo demonstra que a nossa dívida é de valor eterno, por havermos rejeitado ao Deus Eterno, seja com que pecado for (o “menor” dos pecados aos nossos olhos é uma desobediência ou rebelião, de valor eterno, pois a intensidade da ofensa não está em quem ofende mas em quem é ofendido e o ofendido, nocaso, foi Deus, o qual é eterno). Portanto, a nossa dívida, não apenas alta, mas eterna, não era para com o diabo e sim para com Deus. Para pagar tamanha dívida deveria ser feito um sacrifício de valor eterno, o que nos era e é impossível, pois fomos criados e o eterno é incriado. No entanto, para complicar ainda mais, esse sacrifício deveria ser perfeito, pois o ofendido Deus é perfeito, o que também seria-nos e é impossível, dado o fato de sermos pecadores, imperfeitos. Mas para complicar ainda mais, esse sacrifício tinha que ser feito por um homem pois foi o ser humano que pecou! Então, vemos aqui três impossibilidades. Anselmo responde exatamente em sua obra “Por que Deus se fez homem?” que, devido ao Seu amor por nós, Deus se fez homem, ou seja, o Verbo se fez carne, Jesus Cristo, para fazer aquele sacrifício de valor eterno e feito por um homem perfeito. Também na época de Anselmo divulgava-se a ideia de que nós tínhamos uma dívida para com o diabo e que Jesus cristo morreu na cruz para pagar nossa dívida para com o diabo. Errado!!!!!!! A nossa alta dívida era para com Deus, o Eterno. Glória a Deus!!!!!!!!! O diabo é um usurpador e se o homem, em Adão (agora já sou eu quem diz e não Anselmo) entregou sua natureza e o mundo ao diabo, então não há dívida alguma para com o diabo, porque tudo lhe foi dado e ele, o diabo, recebeu tudo de graça, não pagou nada. Ora, quem dá alguma coisa a alguém não constitui uma dívida, mas uma dádiva. Pelo contrário, quem recebe alguma coisa que lhe é dada passa a ser devedor deste favor.

    Que o Senhor continue a abençoar e usar o irmão com poder e abundante graça.

    Em Cristo,

    Jefferson.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Estudos Gospel+ é um espaço onde se coloca estudos bíblicos, voltado ao público cristão.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.