Esta nova dispensação do Espírito (da graça) é imutável. Ele tem sido designado como um Consolador eterno que estará para sempre com os cristãos. O próprio Senhor Jesus declarou isto expressamente na primeira promessa que Ele fez de enviar o Consolador:
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;” (João 14.16).
É nesta promessa que consiste a permanência do Espírito para sempre com a Igreja. E Jesus fez esta promessa para afiançar a fé e a consolação da Igreja em todas as épocas, nas oposições que os cristãos terão que enfrentar na sua luta contra a carne, Satanás e o mundo. Como Jesus havia sido o Consolador visível dos discípulos durante o tempo do Seu ministério terreno, e estaria partindo agora para o céu para a restauração de todas as coisas, eles poderiam temer que este outro Consolador que foi prometido poderia também permanecer somente um período com eles, de maneira que ficariam sujeitos a uma nova perda e tristeza.
Então nosso Senhor Jesus Cristo lhes garantiu que este outro Consolador continuaria para sempre com eles até o fim das suas vidas, trabalho e ministério, como também estaria atuando com a igreja até a consumação dos séculos. E isto porque Ele estava sendo prometido agora numa aliança eterna e inalterável. E Ele não deixará jamais a Igreja de modo que a aliança eterna de Deus não possa ser abolida.
“Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o Senhor: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o Senhor, desde agora e para todo o sempre.” (Isa 59.21).
Entretanto, a par desta grande verdade, sempre há um número considerável de cristãos que vivem a maior parte das suas vidas em dificuldades e desconsolação, não tendo qualquer experiência da presença do Espírito Santo como um Consolador. Mas esta objeção não tem força para enfraquecer a nossa fé quanto à realização desta promessa por maiores que sejam as desconsolações que possam suceder à Igreja de todas as épocas, porque nada pode anular a promessa do derramamento do Consolador.
O cumprimento da promessa de Cristo não depende da nossa experiência, porque a consolação do Espírito não é para incrédulos.
A menos que nós entendamos a natureza das consolações espirituais corretamente, e as avaliemos de modo satisfatório, nós não poderemos desfrutá-las, ou então não estaremos delas conscientes, ainda que estejam operando em nosso favor. Muitos quando se encontram debaixo das suas dificuldades supõem que não haja qualquer conforto a não ser o que seja decorrente da remoção destas dificuldades. Eles não conhecem o conforto e alivio das tristezas sem que seja removida a sua causa.
Tais pessoas nunca podem receber a consolação do Espírito Santo ou qualquer experiência espiritual de refrigério. É sendo fervorosos na oração pela presença do Espírito conosco, e buscando todos os nossos confortos dEle, considerando estas consolações acima de quaisquer prazeres terrenos, aguardando pela manifestação da Sua graça, que se recebe a consolação do Espírito. Todo cristão pode se exercitar nisto, em busca da consolação do Espírito porque Ele foi prometido por Cristo para também operar este ofício em favor dos cristãos, e somente deles, porque Jesus também afirmou quando fez a promessa do Consolador que o mundo não poderia tê-lo como um Consolador, senão somente aqueles que O amam e guardam a Sua Palavra.
O mundo pode ser o alvo de outras operações do Espírito para a convicção de pecados e conversão, e é disto que decorrerá posteriormente as consolações do Espírito.