Home » Capa, Destaque, Estudos por VC, Teologia

O fruto do Espírito Santo

Avatar de terapiadecristo Por terapiadecristo em 11 de dezembro de 2012
Tags: , , , ,

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

O fruto do Espírito Santo

Na epístola aos gálatas o apóstolo Paulo apresenta as evidentes marcas daqueles que experimentam o novo nascimento. Aqueles que se deixam dominar pelo Espírito Santo dão “fruto”. Um conjunto de virtudes que autenticam o produto daquele que é regenerado em Jesus. Um Espírito agindo no interior, refletindo Cristo no exterior.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei “. Gl 5:22-23

Nove virtudes advindas de um mesmo Espírito. Noves virtudes indissociáveis que compõe uma unidade essencial nesse fruto. Nove virtudes que contrastam obrigatoriamente as chamadas “obras da carne”. Não são adornos para sofisticar nossa imagem, são virtudes essenciais que escancaram a relevante ação do Espírito Santo na vida do cristão e integrantes de um único desenvolvimento espiritual.

O amor

O amor introduz a lista de virtudes desse fruto, o amor é sem dúvida a fonte originária das demais virtudes. É o caminho mais excelente para ser trilhado pelo cristão. O amor “ágape” como fora designado por Paulo carrega várias características: É capaz de sofrer, pensar o bem, não invejar, ser humilde, ser puro, não ser egoísta, crer sempre, folgar com a verdade, ter esperança, capacidade de suportar. E resumidamente podemos afirmar que nunca falha! Ocupa o mais alto posto entre as virtudes cristãs. Deus é amor!

O amor é exemplificado na Palavra de Deus, designando o próprio Deus, mostrando o amor de Deus e Cristo pelos homens, amor entre os irmãos, enfim, o amor indo à frente em todos os propósito deste Santo Livro.

Gozo

O Espírito Santo nos traz uma alegria que não tem como base circunstãncias, mas o amor Dele, Sua graça e promessas a nós. Uma alegria permanente e não artificial. Uma alegria que confia em Deus, que faz-nos fortes ainda que em tribulações.

Paz

O significado “dessa” paz é mais do que ausência de guerra e conflito. É harmonia, plenitude em todas as áreas da vida. Uma paz que faz-nos promotores do reino de Deus na terra. Cristo em todo o seu ministério promoveu paz entro os homens. O Espírito Santo desperta-nos para um compromisso com paz. O Evangelho alista-nos para sermos instrumentos da paz, e leva-nos a mergulhar e desfrutarmos dela como quem desfruta de um rio num dia de muito calor.

Longanimidade

Antes mesmo de recebermos essa virtude do Espírito Santo, podemos observá-la em Deus, que “tolera” o ser-humano apesar dos seus desvios. O longânimo é: perseverante, paciente, tardio para irar-se ou para o desespero, não busca vingança. É uma virtude essencial no trato com o próximo. Leva-nos ao perdão sempre, ainda que ofendidos.

“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a ira”. Pv 15:18

Benignidade

É a bondade em ação. É o amor mostrando compaixão. É a disposição de ser bom, é pensar bem a respeito do próximo; significa então que não devemos julgar as pessoas. A benignidade faz-nos olhar “com bons olhos”. Essa virtude está ligada ao sentimento.

Bondade

Diferencia-se da benignidade, por ser uma qualidade exterior. É ação, prática. Gentileza, Generosidade.

É fé num sentido de FIDELIDADE, à Deus e ao próximo.

Mansidão

É também uma das bem-aventuranças. Combina força e suavidade. Com mansidão argumenta-se de maneira tolerante, enfrenta-se a verdade sem ressentimento e dá-se suporte aos mais fracos.

Domínio próprio

Também chamada de temperança. é a expressão de um amor que não “perde o controle”. Essa virtude nos sela com uma pureza moral, controla paixões, firma a alma. É o equilíbrio necessário no relacionamento com as pessoas.

“melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade” Pv 16:33

Para finalizar:

“Digo, porém: Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne. porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei” Gl 5:16-18

Andre Luiz
Terapia de Cristo

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.