Home » Capa

Bodas de Caná

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Bodas de Caná

O Evangelho desta manhã fala-nos do primeiro milagre de nosso Senhor Jesus Cristo.
Não deixa de ser estranho que o Evangelho de João, que conta apenas sete milagres do Senhor, dê tanta atenção a este milagre que, à primeira vista, parece ter até muito pouco valor. Faltava vinho num casamento e Jesus fê-lo aparecer, transformando em vinho a água destinada às lavagens religiosas. Uma pessoa, como eu, por exemplo, que bebe um copo de vinho às refeições mas se for preciso passa bem sem vinho, pode mesmo dizer: “É pena que Jesus tenha usado o seu dom divino, tão precioso, para fazer um milagre tão pouco útil”.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Outros lamentarão mesmo que se leia e comente este milagre, pois pode dar boa consciência aos alcoólicos, e nós sabemos que um dos maiores problemas que temos em Portugal é o alcoolismo.

1.    Uma história, dois sentidos

Mas há um ponto que não podemos ignorar: é que no Evangelho de João as histórias contadas têm sempre dois sentidos. O primeiro é o dos factos em si. Neste caso, houve mesmo um casamento e Jesus, sua Mãe e seus apóstolos estavam lá, como convidados. Nesse casamento Jesus fez a transformação da água em vinho. Estes são os factos simples e em si mesmo de pouco valor. Se Jesus tivesse vindo à terra apenas para fazer destes prodígios não lucraríamos muito com isso.

Mas há também nas narrativas de João um segundo sentido. É o sentido secreto, espiritual, se assim o quisermos chamar. E esse é infinitamente mais importante.

Alguém disse que o Evangelho de João é como um ananás. É um fruto com uma aparência interessante, embora estranha. Mas o importante não é a parte de fora. É preciso tirar-lhe a casca e depois então é que descobrimos um fruto de sabor delicioso.

Lembremo-nos que na Bíblia o casamento humano serve várias vezes para ilustrar a relação que há entre Deus e o Seu povo. O livro “Cântico dos Cânticos” é um poema muito belo sobre o amor de um homem e uma mulher, mas foi colocado na Bíblia como livro canónico porque ele, esse amor, é também uma parábola sobre o amor de Deus por Israel, a sua amada, e do amor que Deus quer receber da sua amada. Há muitas passagens do Antigo Testamento que nos falam de Deus como o marido de Israel, mas citarei apenas um texto, muito poético de Ezequiel. Diz Deus: Passando por ti, vi-te, e eis que o teu tempo era de amores: e estendi sobre ti a auréola do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em concerto contigo, diz o Senhor Jeová, e tu ficaste sendo minha. Ezequiel 16:8.

Deus quer que Israel – e o mesmo podemos dizer da Nova Israel, que é a Igreja – quer que o Seu povo viva numa perfeita união e fidelidade com Ele, como idealmente uma esposa vive unida ao seu marido. Se quisermos dizer isto em termos individuais, diremos: Deus quer que vivas a tua vida, que eu viva a minha vida, num relacionamento de comunhão e fidelidade a Ele, nessa unidade feliz que um casamento puro deve ser. A religião que Deus quer que tenhamos, ou melhor: a vida que Deus quer que tenhamos, se for vivida nessa união com Ele, será uma religião, será uma vida, de alegria.

2. A palavra-chave

A palavra-chave de uma vida de autêntica união com Deus é a alegria. E a alegria, na Bíblia, sabeis como é representada? É pelo vinho!

A Bíblia não propõe, obviamente, o alcoolismo – antes pelo contrário! – mas é um facto fácil de constatar é que se há alguma coisa que possa servir bem para ilustrar a alegria é o vinho. Quando estamos a comer com um amigo e esse amigo começa a beber mais do que seria aconselhável, o sintoma que logo percebemos é que os olhos dele começam a brilhar muito. E o que é que acontece quando uma pessoa recebe uma notícia que lhe dá muita felicidade? Os olhos começam a brilhar muito também, não é? Há dias vi uma pequenita de seis anos a saltar muito feliz por qualquer motivo. Cambaleava e quase caía, na verdade como se tivesse bebido vinho! Até dizemos: “Aquela rapariga está embriaga de felicidade!”

A esta luz já podemos perceber o que é que a mãe de Jesus quer dizer nesta passagem quando, olhando para aquele banquete, disse ao filho:…. Não têm vinho João 2:3.

A simples observação constata que falta alegria neste estilo de vida que os homens criaram, afastados de Deus.

Directamente, esta história denuncia a religião judaica, tal como Jesus a encontrou nos seus dias. Era um casamento em que não havia alegria, não havia vinho. Naqueles dias e naquele país vinícola não havia forma mais grave de retratar o Judaísmo que dizer dele que era como um casamento em que não houvesse vinho.

3.Um fardo pesado

O Judaísmo daqueles dias era uma religião de rituais, de leis e mais leis. Um fardo pesado, como o Senhor o designou por várias vezes. Uma religião que os homens cumpriam como um carregador que leva sobre nos seus ombros um fardo pesado, que o esmaga.

Os judeus viviam oprimidos com a ideia do pecado. Tudo era pecado e os rabinos e todos os chefes religiosos pareciam apostados em tornar as coisas cada vez mais complicadas. Inventavam ritos e regras para explorarem os sentimentos de culpabilidade das pessoas. As lavagens de purificação são disso um exemplo. Purificavam continuamente as mãos, as louças, as roupas, a sua cama, a sua casa. Não lhe chamavam água – benta, mas havia água – benta por todos os lados…

Quando lemos esta passagem com atenção não podemos deixar de ficar admirados com a quantidade de talhas que estavam naquela casa e a quantidade de água que elas levavam. Água para as purificações, não para beber. Se fosse para beber, vá que não vá, mas para purificação, é muita água. Seiscentos litros de água que foram depois transformados em seiscentos litros do melhor vinho.

É muita água, sim. Mas é como nós exageramos quando dizemos : “Há séculos que estou à tua espera!” Foi meia hora, mas para quem tem pressa pareceu séculos. Do que João está a falar é da imensidade de regras, de leis, de prescrições, de rituais no meio dos quais o povo judeu se afogava.

Mas não falemos dos judeus antigos porque são passado. Nem falemos dos actuais. Falemos de nós, cristãos, e do modo como estamos a viver a nossa relação com Deus. Não é ela também, para muitos, um fardo pesado? Não há tantos para quem há também a opressão do pecado, o sentimento de que acabam por nunca agradar a Deus? Não será a vida de muitos homens e mulheres do nosso tempo também um casamento onde falta o vinho? Ou seja, onde falta a alegria? Essa agonia em que viveu o frade Martinho Lutero, que o levava a desesperar e a perguntar-se o que deveria fazer para encontrar a paz espiritual, não é ainda hoje o drama de muitas vidas? Ou então não há tantas vidas que vivem de um modo insípido, de que a água das talhas é bom símbolo? Não há vidas humanas que estão a ser vividas como se fossem um casamento sem vinho?

Conclusão

Mas como sair dessa situação?

É preciso convidar Jesus para a nossa vida, como aquela família o convidou para o casamento. Mas não basta dizer-lhe: “Entra, Senhor. A partir de agora tu estás em minha casa”. No livro de Apocalipse, Jesus diz: Eis que estou á porta e bato: se alguém ouve a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo. Apocalipse 3:20. Ele entra se lhe abrirmos a porta, mas há mais a fazer, e é Maria quem dá o conselho fundamental. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo o que ele vos mandar. João 2:5. É preciso aceitar aquilo que ele diz, que ele manda fazer, que ele promete.

Há uma história engraçada, com que vou terminar, e que ilustra bem porque é que muitos são membros de igrejas e não sentem aquela alegria que a história de Caná promete. Era um homem que ia por uma estrada fora com um fardo às costas. Ia muito cansado, a ofegar por causa do peso do fardo e pela marcha. Nisto parou uma carrinha junto dele e o motorista perguntou pela vidraça: “O senhor vai para a cidade? Quer uma boleia?” O caminhante rejubilou: “Oh, sim, senhor. Agradeço muito!”. Como não havia lugar ao lado do motorista este disse ao caminhante para entrar pela porta de trás. O homem entrou, fechou a porta e sentou-se feliz num caixote que ali estava. Uns quilómetros depois, o motorista pelo espelho viu que o homem a quem dava boleia ainda estava com o fardo às costas e disse-lhe: “Ó senhor, ponha o fardo no chão, não vá carregado!”. Mas o homem respondeu: “Ora, já basta o favor que faz de me levar a mim, quanto mais levar também o meu fardo!”

Nós rimos deste homem. Mas quantos levam ainda sobre eles o fardo da religião e dos pecados em lugar de o deixar nas mãos de Jesus, que disse: Vinde a mim, vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28!

Irmãos e irmãs, entreguemos tudo na nossa vida a Cristo. Amén.

Manuel Pedro Cardoso  Pastor Presbiteriano

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.