Na saída do Egito, na caminha do povo de Israel, rumo a Terra Prometida, eles tinham fé de que a terra seria terra que realmente manava leite e mel, conforme as promessas que Deus já teria feito aos seus patriarcas e que estava se cumprindo na vida deles. Viviam de deserto em deserto, porém viram a mão de Deus em todas as coisas, durante o dia de sol escaldante a coluna de nuvem cobria a multidão, durante a noite fria do deserto uma coluna de fogo aquecia o povo sem se apartar (Êxodo 13:22).
Mas houve um momento em que a dúvida tomou conta, além do povo, também o próprio Moisés. Quando lemos Números 13, quando Moisés enviou os espias a investigar a terra, podemos notar que isso era desnecessário, pois Deus já tinha falado sobre a terra em Êxodo 3.8, mas vemos que Moisés estava duvidoso quando mandou investigar se tinha tudo aquilo mesmo (Números 13: 17-20).
Na volta os espias, relataram a Moisés dizendo que era verdade quanto ao manar leite e mel, o problema era o povo poderoso e as cidades fortificadas e muito grandes (Números 13.27,28).
Quando o povo ficou sabendo disso, não pensaram outra coisa a não ser: “voltemos para o Egito”, disse o povo
(Números 14.4)
Vejamos a sabedoria de Josué, quando disse: “é terra muito boa… se o Senhor se agradar de nós, então entraremos na terra”.
(Números 14.7,8)
Isso nós podemos trazer para a Igreja nos dias de hoje (o Israel de Deus). Quando estamos em caminhada rumo a “Terra Prometida” sabemos que realmente será uma vitória inigualável para nós, quando lá chegarmos. Deus tem operado em nossas vidas os Seus milagres e por isso sabemos que se formos fiéis a Ele, iremos entrar na Terra Prometida (Céu).
O problema é quando a dúvida toma conta de nossos corações quando vemos os problemas pela frente, as muralhas da vida, os adversários, às vezes o desejo que temos não é outro, a não ser de voltar a traz e desistir da jornada.
O que precisamos então fazer? Devemos crer que “… os que estão conosco são mais do que os que estão com eles”.
(2 Reis 6.16)
Sabemos que a nossa caminhada aqui é de deserto em deserto, mas a Terra Prometida esta logo ali.
Já fomos livres da escravidão em que vivíamos, agora Egito nunca mais.
Vamos confiar que Deus como fez ao Seu povo também fará por nós, Ele batalhará por nós.
Não desista da caminhada, estamos chegando ao fim, muitas vitórias já temos conseguido, o Céu é logo ali!