Vocação Profissão De todas as vocações, a pastoral é a mais nobre. Vocação do latim “vocare”, que quer dizer ‘chamado’ vocação é um chamado interior de amor. Amor não por um homem ou uma mulher, mais por um ‘fazer’, que marca o lugar aonde o vocacionado quer fazer amor com o mundo. Ali no lugar do seu fazer.
A vocação pastoral é uma paixão por um jardim. Se perguntássemos a um profeta hebreu o que é ser pastor? Ele nos responderia: A arte de cuidar do jardim para o uso das ovelhas.
Pastor por vocação é um apaixonado pelo grande jardim de todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno jardim que poderia plantar para si mesmo, de que vale um pequeno jardim se a sua volta esta o deserto? E preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim.
O pastor por vocação ele tem poder para cavar, plantar, arrancar, podar, fazer muros, ele tem poder para transformar o sonho de um jardim, num jardim de verdade aonde a vida acontece.
Vocação é diferente de profissão. Na vocação a pessoa encontra felicidade na própria ação. Na profissão o prazer se encontra não na ação, mais no ganho que dela se deriva. O profissional, somente profissional faz seu ‘fazer’ não por amor a ele, mais por algo fora dele. O salário, o ganho, o lucro, a vantagem.
O homem movido pela vocação é um amante, o profissional não ama é um explorador, um gigolô.
Escrevo isto para os que como eu são apaixonados pelo ministério pastoral, fico feliz por que Deus me deu a oportunidade de conviver e aprender com homens que você reconhece neles esta paixão. E te aconselho a se espelhar em homens assim que são apaixonados , vocacionados e não profissionais. Homens que muitas vezes não ganham nada, mais dão a sua vida pelas suas ovelhas.
Graça e paz meus amados.
Dirceu J. G. Junior .
[email protected]