Uma vida de Propósito

2

Texto: Lucas 6.38 – Daí, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medires também vos medirão de novo.
 
Introdução – (Vocativo)
 
Amados (as), parece que foi ontem que passamos a virada do ano e já estamos em meados de fevereiro, se voltarmos um pouco ao tempo, se voltarmos na virada do ano, quantos de vocês não fizeram votos com Deus e consigo mesmos, que seriam pessoas melhores, que leriam mais a Bíblia, que orariam mais.
 
Ou até mesmo pediram uma benção para DEUS, eu não sei quais foram seus propósitos, seus pedidos, porém, tenho certeza que muitos destes propósitos vocês nem lembram mais. Porém o que gostaria de dizer a vocês, que existem um propósito de vida, que vocês precisam ter e JAMAIS podem esquecê-lo, que é serem imitadores de Jesus Cristo.
 
O Apostolo Paulo afirmava categoricamente ‘ Sejam meus imitadores assim como sou de Cristo”.
 
Dividiremos esta mensagem em 03 partes:
 
1 – O exemplo de Paulo.
 
2 – Os ensinamentos de Jesus.
 
3 – A geração que praticará a palavra de Deus.
 
 
1 – O exemplo de Paulo.
 
O Apostolo Paulo, foi um homem tremendo, trabalhou muito para a disseminação do Evangelho de Cristo. Paulo sofreu muito para divulgar o Evangelho em seu tempo, 2 Cor.11.23-27. Mas nem por conta de todo este sofrimento ele abandonou seus propósitos, ele permaneceu firme, não tirou o olho do seu alvo, que era Cristo Jesus. Filipenses3.13-14. Temos que ser imitadores de Paulo, seguindo para o alvo que é Jesus, temos que ser imitadores de Jesus, temos que ter este propósito de vida bem definido. E para sermos imitadores de Jesus, temos que seguir seus exemplos e seus mandamentos.
 
O texto que lemos no início desta mensagem, Lucas 6.38, é um texto muito utilizado por pregadores para pedir ofertas, porém, este texto não trata somente de oferta, não trata somente de dinheiro. Precisamos entender que Jesus ensinava assuntos completos, e que cada escritura é um pensamento que culmina na obra terminada.
 
Em Romanos 10.17está escrito que “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus.”
 
A fé não vem pelo ouvir um versículo fora de contexto, mas sim, a palavra de Deus em seu contexto.
 
 2 – Os ensinamentos de Jesus
 
Jesus em seus ensinamentos ele por muitas vezes utilizava parábolas, que são ilustrações de aplicações espirituais fáceis de compreendermos com nossa mente natural. Para entendermos princípios espirituais sobre o governo e reino de Deus, por exemplo, Jesus usou ilustrações, como os lírios do campo, as aves do céu e o semeador que semeia sementes, pois estes exemplos ultrapassam todas as barreiras culturais, eram expressões comuns do dia-a-dia que podiam ser entendidas por multidões.
 
Se formos ao final do capítulo 6 de Lucas e lermos os versículos 46 ao 49 (Lucas 6.46-49), vemos que Jesus concluiu um de seu ensino falando sobre 02 homens, o SENSATO e o INSENSATO. Jesus definiu um andar no Espírito tão poderoso e cheio de vitória que a casa do homem SENSATO, aquele que pratica as palavras de Jesus, permaneceu firme contra uma grande tempestade. Jesus afirma que o homem que constrói sua casa sobre a rocha, ouviu e PRATICOU suas palavras.

Veja que Jesus não disse que a tempestade não viria sobre o homem que ouviu e PRATICOU, Jesus afirmou que a tempestade viria, porém, a tempestade não derrubaria a sua casa.

É tremendo, temos que ter uma casa assim, porém, para termos uma casa assim temos que ouvir e PRATICAR a palavra de Jesus, mas quais foram mesmo as palavras ditas por Jesus antes…..
 
Lucas 6.27-31 – AMAI vossos inimigos…..é sobre estas palavras que você deve construir sua casa. E você não deve agir assim somente com os crentes, você tem agir assim com qualquer pessoa Lucas 6.32-34.
 
3 – A geração que praticará a palavra de Deus.

Lucas 6.35-38 – É aqui que o versículo que lemos em no início desta mensagem se encaixa, AMAI vossos inimigos, fazei o bem, emprestai sem esperar nada em troca.
 
Neste ensino Jesus está nos revelando o coração do Pai, o nível mais alto da fé em que uma pessoa pode andar é quando ela anda segundo o coração do PAI, na hora de lidar com os que não conhecem a Jesus. Aquele que faz isso é homem que constrói sua casa na rocha porque DETERMINOU em seu coração que vão obedecer a Palavra de Deus.

È muito importante que vocês entendam que devemos ter um propósito de vida de seguir a Jesus, precisamos ouvir e PRATICAR a palavra de DEUS. Vocês precisam levar a mensagem de DEUS aqueles que ainda não ouviram pois a própria palavra de Deus diz que “ Grande é a Seara, e poucos são os obreiros”.
 
Lucas 6.36 – Jesus nos alerta no versículo 36 do capítulo 6 de Lucas que devemos ser misericordiosos assim como Deus também é misericordioso.
 
Veja, existe uma diferença entre graça e misericórdia:

  • Misericórdia geralmente é o que Deus tem para com um pecador.
  • Graça é o que ele tem para aqueles que aceitam a Jesus como salvador.

Exemplo:
O ladrão roubando e você aplicando a misericórdia: digamos que você pega um ladrão no flagra, roubando sua televisão em sua casa – bem durante um campeonato de futebol. Você pegaria sua espingarda e diria, “Largue a minha televisão!” O ladrão diria, “Por favor, tenha misericórdia de mim! Minha família está passando fome; preciso alimentá-la” Você, então, responderia, “Pode levar. Alimente sua família”. O ladrão roubando e você aplicando a Graça: Mas a graça iria além – adotaria o ladrão na família, dando-lhe seu sobrenome e sua herança.
 
Conclusão:
 
Vocês precisam ser imitadores de Cristo.
Vocês precisam ouvir e PRATICAR a palavra de Deus.
Vocês precisam firmar este propósito de vida.
Vocês precisam ser a geração que PRATICARÁ a palavra de DEUS.


COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. IRMÃO MARCELO:
    E MUITO BOM TER ALGUEM PREOCUPADO EM DIFUNDIR A PALAVRA DE DEUS.
    VOCE É UMA DESSAS PESSOAS, CUJO PROPÓSITO E CLAREAR AS MENTES COMFUSAS,
    ENSINANDO AS ESCRITURAS E DISCIPULANDO ATRAVES DA REDE. O SEU PROPÓSITO E ALCANSAR AS PESSOAS E UMA DELAS VOCE JA ALCANSOU QUE SOU EU.

    MUITO OBRIGADO E QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E INSPIRANDO.
    ASS. IRMÃO MELCK.

  2. IRMÃO MARCELO:
    E MUITO BOM TER ALGUEM PREOCUPADO EM DIFUNDIR A PALAVRA DE DEUS.
    VOCE É UMA DESSAS PESSOAS, CUJO PROPÓSITO E CLAREAR AS MENTES COMFUSAS,
    O SEU PROPÓSITO E ALCANSAR AS PESSOAS E UMA DELAS VOCE JA ALCANSOU QUE SOU EU.
    QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.
    ASS. IRMÃO MELCK.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here