O Todo Poderoso

1

Texto: 2 Timóteo 1.12. por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia.
 
Introdução
 
Amados (as), neste texto que acabamos de ler foi escrito pelo Apostolo Paulo, 2 Timóteo é considerada uma das 03 cartas pastorais (cartas pastorais 1 e 2 timóteo e TITO) pois ela da instruções a Timóteo a respeito do cuidado pastoral das igrejas.
 
Nesta ocasião Paulo estava preso em uma masmorra fria ( 4.3), acorrentado como um criminoso comum. (1.16 / 2.9). Vemos no capítulo 4.6-8 que Paulo sabia que sua obra tinha sido concluída e que sua vida estava quase no fim. Paulo tinha 03 razões para escrever para Timóteo nesta ocasião:
 
* Sentia-se solitário.
* Paulo estava preocupado com o bem estar das igrejas naquele período de perseguição.
* Queria escrever a igreja de Èfeso por meio de Timóteo.

Nesta mensagem gostaria de enfatizar a parte final do versículo que acabamos de ler, Paulo afirma a sua certeza de que sabia em Quem ele acreditava, e sabia que Aquele que ele acreditava era PODEROSO para guardar tudo aquilo que Paulo havia confiado.
 
Você tem certeza de que Ele é poderoso, para cumprir em sua vida todas as promessas que você recebeu? Você, sabe em quem você tem acreditado? Hoje, eu quero te mostrar um pouco sobre aquele que te chamou, quero te mostrar um pouco sobre o TODO PODEROSO.
 
Repita comigo, O TODO PODEROSO.
 
Dentro desta mensagem estaremos vendo:
 
1 – Os nomes do Todo Poderoso
2- Alguns atributos do Todo Poderoso.
3 – Alguns Feitos do Todo Poderoso.
 
1 – Nomes do Todo Poderoso. – Genesis 17.1 – EL Shadai.

    * Vemos em Genesis 14.22 que O Todo Poderoso também é conhecido como El Eloin – Deus Altíssimo
    * Vemos em Genesis 21.33 que O Todo Poderoso também é conhecido como El Olan – Deus eterno.
    * Vemos em Josué 5.14 que O Todo Poderoso também é conhecido como Adonai – Meu Senhor.
    * Vemos em Genesis 22.14 que O Todo Poderoso também é conhecido como Jeová Jirê – O Senhor proverá.
    * Vemos em Êxodo 17.15 que O Todo Poderoso também é conhecido como Jeová Nisi – O Senhor é a minha bandeira.
    * Vemos em Juízes 5.3 que O Todo Poderoso também é conhecido como Jeová Eloin – O Senhor é Deus.
    * Vemos em Juízes 6.24 que O Todo Poderoso também é conhecido como Jeová Shalon – O Senhor é Paz.
    * Vemos em 1 Samuel 1.3 que O Todo Poderoso também é conhecido como Jeová Sebaot – O Senhor dos exércitos.
    * Vemos em Jô 19.25 que o Todo Poderoso também é conhecido como Redentor.
    * Vemos em Apocalipse 22.13, que o Todo Podero também é conhecido como o Alfa e o Omega, o primeiro e o Ultimo.

E outros nomes mais, ELE também é conhecido:
Como a ROCHA, o JUIZ, SANTO DE ISRAEL, REI , PAI, e outros.
 
2 – Alguns atributos do Todo Poderoso.
 
Os atributos de Deus podem ser divididos em dois tipos. Alguns são “comunicáveis”, outros são “incomunicáveis”. O amor e a sabedoria de Deus são considerados “comunicáveis” porque são características compartilhadas com a humanidade. Há exemplos de amor e sabedoria nas pessoas em torno de nós. Como humanos podemos ter algum grau de sabedoria e amor, embora Deus seja a única perfeita expressão disso. A natureza eterna e a onipresença de Deus são consideradas “incomunicáveis” porque não há exemplos disso no mundo que nos rodeia.
 
Por exemplo, nada que nos cerca existe eternamente, e ninguém está sempre presente conosco, a não ser o Próprio DEUS.
 
Atributos incomunicáveis:
 
Onipotência é o Atributo pelo qual Deus pode tudo – Salmo 91.1 1Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
 
Onipresença é o Atributo pelo qual Deus está presente em toda parte – Salmo 139.7-12 Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? 8Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; 9se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim. 12Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
 
Onisciência é o Atributo pelo qual Deus conhece perfeita e eternamente todas as coisas passadas, presentes e futuras -Salmo 147.5 Grande é o nosso Senhor e de grande poder; o seu entendimento é infinito
 
3 – Alguns feitos do Todo Poderoso.

    * No livro de Genesis capítulos 1 e 2 está descrito um dos feitos do Todo Poderoso A criação do mundo e do homem.

    * Vemos que através de 01 homem, José, Deus livrou a terra da fome.

    * As 10 pragas do Egito.

    * A travessia do Mar vermelho.

    * Por várias e várias vezes o livramento do povo de Israel.

    * E muitos outros feitos por Deus, cujo eu não teria conhecimento e nem tempo suficiente para relatar aqui.

Mas, para mim, o maior de seus feitos está descrito em Filipenses 2.6-8 que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
 
No evangelho de João logo no capítulo 1 versículos 1 ao 3 está escrito o seguinte: No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Este Deus, Todo Poderoso, por amor a você e a mim, se humilhou e em um ato de eterna compaixão se fez carne, humilhou a si mesmo foi fiel até a morte, e morte de cruz, para que hoje você e eu possamos ter vida e vida em abundância.
 
Conclusão
 
No texto que lemos no inicio desta mensagem, o Apostolo Paulo sabia em quem havia acreditado. Paulo sabia que DEUS era poderoso o suficiente para guardar tudo aquilo em que Paulo havia apostado. E você tem crido no seu DEUS? Ou você ainda acha que seus problemas são maiores que o seu DEUS? Hoje eu lhe afirmo, o seu DEUS é TODO PODEROSO, não há outro igual a ELE.
 
Deus abençoe!!!


COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ele é e sempre será o Deus todo poderoso, não há e nunca haverá e como nunca houve um Deus tão poderoso igual, há Deus , Jesus e o Espirito Santo.Que são três em um…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here