Análise de Efésios 6: 1-4 e Colossenses 3:20-21
“Vós filhos sedes obedientes a vossos pais, no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Ef. 6:1-4
“Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.” Cl 3:20-21
Estes dois textos tratam sobre a relação familiar e com base neles, podemos tirar algumas lições para os nosso lares. A bíblia descreve uma clara estrutura da autoridade dentro da família, pela qual o marido conduz a esposa e os pais conduzem os filhos. Porém, vale salientar, toda condução e todo papel doméstico devem ser exercidos, primeiramente, em amor (Cl 3;18-21; 1ª Pe 3: 1-7). A ordem de educar seus filhos não depende da receptividade deles. Pais e mães não têm que pedir para ser o líder da casa, vocês já são.
O que estes textos nos ensinam?
Sobre os deveres dos filhos:
Honrar os Pais!
Isto significa valorizá-los, reverencia-los, estima-los e respeita-los por causa da posição de autoridade deles. E elas nos honrarão como resultado de duas coisas. Sem honra, não há uma verdadeira obediência, pois quem honra obedece.
Obedecer aos Pais!
Obediência é submissão a alguém em autoridade, ou seja, obedecer ao que lhe foi mandado, e fazer quando lhe foi mandado.
Um ponto importante a se notar é que quando você ensina sua criança a obedecê-lo e honrá-lo, você está o beneficiando mais do que a si mesmo. O texto de Ef 6.1 carrega consigo a promessa que a criança, que assim o fizer, irá bem e terá uma vida longa sobre a terra (Paulo está citando Ex 20.12 e Dt 5.16, referentes as promessas de longevidade sobre a terra). Em Colossenses vemos que a obediência aos pais agrada a Deus. Ensinar seus filhos a obedecer-te é ensina-lo a agradar o coração do Pai. Mas há também de se notar que, caso a criança não esteja dentro destes parâmetros, a promessa não se estende até ela. Manter seu filho em disciplina e educação é o maior investimento que podes fazer por ele.
E quando é que um filho cristão desonra aos seus pais?
Quando o desobedece
Aos desrespeita-los (Com agravante se for em frente a terceiros)
Ao mentir para eles
Ao trair a confiança deles
“O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão.”( Pv.13:1).
Obs: Grande parte das vezes os culpados para esta desonra são os próprios pais que não ensinaram os filhos nos caminhos do Senhor, porém as ações dos filhos são, também, de suas responsabilidades.
Sobre os deveres dos PAIS:
Imagino que todas, ou quase todas, áreas da vida de seu filho dependerá de sua criação. Os filhos aguardam os cuidados dos pais, e estes tem a responsabilidade de prover esse cuidado, assim como toda provisão, educação e ensino, e tudo isso regado em amor e temor ao Senhor.
Olhando para os textos que analisamos, vemos que eles tratam também sobre o dever dos pais para com seus filhos. O primeiro ponto a se averiguar é que os deveres dos filhos são responsabilidades dos pais. Isto mesmo! Quem deve educar as crianças para que elas honrem e obedeçam aos pais, são os próprios pais. O primeiro dever que o texto explicita aos pais é este: Ensinar a criança a obedece-los e a honra-los.
O segundo ponto que Paulo nos mostra salta aos olhos “NÃO IRRITEIS AOS VOSSOS FILHOS.” Os pais devem se controlar no sentido de não provocarem raiva, ira e nem ódio em seus filhos. Tudo isto para eles que não percam o ânimo. Cabe aos pais, cria-los na doutrina e admoestação do Senhor.
E quando irritamos a nossos filhos?
_ Quando cobramos deles o que não fazemos (no sentido de dar mau testemunho, ser hipócrita)
_ Quando não honramos nossas palavras a eles.
_ Quando os enganamos ou mentimos.
Pais, sejam responsáveis e cumpram o seu dever para com Deus e para com seus filhos.
Ame a seu filho. Eduque-o. Doutrine-o. Discipline-o. Não o irrite. Honra a Deus em seu lar, sejam exemplo de pais, de irmãos, se cidadãos e de filhos. Façam isso, não falhem com seus filhos, não falhe no papel que Deus lhe deu.