Escritura: Juízes 6-7
I. Introdução:
O Senhor tem um plano para nossas vidas.
Ele conhece todos os detalhes de cada situação, e está empenhada em utilizar cada circunstância para glorificar a Si mesmo e atingir seus objetivos. Seu plano para nós inclui um propósito geral, bem como muitas oportunidades menores que nos guiam para a Sua boa e perfeita vontade. Embora Ele sabe exatamente onde ele está nos levando, a partir de nossa perspectiva, é um caminho desconhecido.
2. Deus está sempre disposto a nos encorajar sempre que estamos com medo, insegura, ou esmagado pela oposição. Gideão era um israelita que enfrentou todos esses desafios, mas o Senhor o ajudou fielmente a cada passo do caminho.
3. Deus chama aqueles que Ele está equipando para a tarefa que tem em mente. Mesmo antes de o Senhor revela o que Ele quer que façamos, Ele já nos preparou para isso. Este princípio é claramente visível na vida de Gideão. Por causa da desobediência de Israel, o Senhor permitiu que eles fossem perseguidos pelos midianitas, que repetidamente invadiram seu território, destruindo todas as culturas. É por isso que Gideão estava escondido em uma prensa de vinho, até que o anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo: “O Senhor é contigo, ó guerreiro valente” (Juízes 6:12).
Deus sabia que o plano maior do que Ele iria fazer através de Gideon.
4. O Senhor sabe que precisamos de coragem.
Embora há Gideão foi prometido vitória, ele queria uma prova de que Deus estava falando com ele.
Nós nunca devemos nos abster de pedir para Deus esclarecimentos, quando estamos incertos se estamos ouvindo a sua voz ao invés de opiniões dos outros, ou nossas próprias idéias.
Uma vez que temos a certeza, vamos ter a confiança para sair e fazer exatamente o que o Senhor nos disse.
5. O Senhor usa desafios menores para nos preparar para outras maiores.
Antes de dar Gideão a maior tarefa da sua vida, Deus lhe deu a menor tarefa de derrubar os ídolos de seu pai e construir um altar ao Senhor.Embora este foi um ato perigoso, que iria irritar os homens da cidade, Gideão passou no teste e obedeceu ao Senhor.
Obediência fiel em todas as situações é fundamental, porque Deus pode estar testando e preparando-nos para maiores oportunidades.
6. Mesmo aqueles que são corajosos precisam com certeza da presença de Deus.
O Senhor conhece as nossas fraquezas e é fiel para fornecer tudo o que é necessário para a nossa obediência sucesso. Antes Gideão livrar os Israel dos midianitas, ele pediu um sinal de Deus. O Senhor compreende nossas dúvidas, mas temos algo que Gideão não tinha-a Bíblia. Não tem que jogar fora lã para ter certeza de que estamos a ouvi-lo, porque podemos confiar em Sua Palavra.
7. Prioridade de Deus é a Sua glória.
Ao tomar o crédito para o que Ele faz em nossas vidas, estamos exaltando a nós mesmos ao invés de Deus. Embora o exército de Gideão foi em número bem menor, Deus lhe disse que eles eram muito numerosos.
Para garantir que somente Ele poderia obter crédito para a vitória, Deus deu a Gideão uma estratégia de batalha envolvendo apenas 300 homens com tochas, jarros e trombetas. Quando o exército israelita cercaram o acampamento inimigo à noite e de repente tocaram as trombetas e quebraram os cântaros que cobrem as tochas, os midianitas entraram em pânico e mataram uns aos outros em sua confusão.
8. Através da história de Gideão, o Senhor nos ensina cinco lições:
A. Não subestime o que Deus pode fazer em e através de você. Ele pode usar qualquer pessoa e qualquer coisa para cumprir Seus propósitos. Quando andamos obedientemente com Ele, Seu poder e presença garantir a nossa vitória.
B. Deus estará sempre com você em tudo o que Ele te chamou para fazer. Você pode se sentir impotente e inadequado, mas você nunca está sozinho, porque o Senhor nunca vai deixar ou abandonar você (Hb 13:5).
C. O Senhor está pronto para dar-lhe garantia quando você duvidar dele. Ele vai trabalhar em sua situação de uma forma que reforça a sua confiança nele.
D. Seus caminhos são muitas vezes é surpreendente e desafiador, mas eles são sempre os melhores e os mais bem sucedidos. O Senhor pode lhe pedir para fazer algo que parece totalmente irracional, mas o sucesso é garantido, porque Deus é o único que deu a atribuição.
E. O Senhor sempre trabalha de uma forma que exalta e o glorifica.
Se você está disposto a morrer para si mesmo e render-se a Deus, Ele poderosamente irá exibir Si mesmo através de você por realizar mais em sua vida do que você jamais esperava.
IX. Conclusão:
A vida corajosa começa com a Palavra de Deus e pela oração.
É aí que ouvimos Suas instruções e recebemos a mente de Cristo.
No entanto, se nós fechamos nossas Bíblias, também estamos fechando nossas mentes as palavras de incentivo.
Deus quer trabalhar em e através de nós se vamos limpar nossos corações, entregar as nossas vidas, e andar obedientemente com Ele em confiança.
O Pr. Fabiano Carvalho é autor do ebook Igreja Legal
Confira e Tire suas Duvidas de Como Abrir uma Igreja Totalmente Legalizada
>>>> http://comoabrirumaigreja.besaba.com/