Recentemente entrevistei Sr. Abraham Laboriel, que é conhecido como um dos baixistas top de linha em nosso tempo. Ele já tocou em mais de 4000 álbuns e tocou para Michael Jackson, Elton John, Stevie Wonder, Madonna, etc; seu filho toca bateria para Paul McCartney. (Bons genes!)
Ele disse: “música é a ciência de combinar som e silêncio”. Alguns dos mais sábios filósofos diriam “o silêncio é ouro” e assim como músicos, por vezes, somos chamados a não ter medo de ficar quietos diante do Senhor com nossos instrumentos e deixar que o silêncio expresse a própria beleza que a música foi criada para ser.
Criatividade é o resultado de saber que o espaço que você cria é tão importante quanto o som que você faz.
Às vezes podemos ficar tão envolvidos fazendo música e fazendo barulho que podemos esquecer que apenas o som do silêncio pode ter um impacto tão grande como se estivéssemos fazendo um som com os nossos instrumentos. Se descobrirmos esta arte e sua beleza, então quando tocarmos, nossa criatividade terá mais impacto e mais objetivo do que apenas um som constante.
Pense em um grande comunicador. Uma das maiores técnicas que um comunicador pode usar é uma pausa na frase “E o vencedor é ….” Isto cria uma pausa de tensão, faz você se sentar na borda do seu assento esperando para ouvir a resposta.
O artista, Truman Fisher disse que “A pausa é tão importante quanto a nota.”
Portanto, não tenha medo de deixar o silêncio falar através de sua música, às vezes, a melhor coisa que podemos fazer para apoiar uma música ou um momento de adoração é não tocar. Parece loucura eu sei, mas se estamos confiantes na dádiva que Deus nos deu, quando chega a hora de permitir que o silêncio, será um momento onde Deus fala de uma maneira real e íntima.
Eu acho que essa definição de música também se refere a nós e nossa vida diária, não só através da música. Precisamos ter tempo para nós mesmos, e permitir o silêncio para ouvir a própria voz de Deus.
1 Reis: 19:11-13
“Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?”
Na correria da vida, precisamos aprender a ficar em silêncio, para excluir todas as distrações da vida para que possamos ouvir a voz de Deus e obedecer.
Esse versículo que todos nós conhecemos tão bem “Eis que estou à porta e bato” Apocalipse 3:20 não foi originalmente escrito para o incrédulo, na verdade ele foi escrito para o crente. Se você pensar no verso dessa forma, ele assume um novo significado. Nosso Pai e Criador dos céus e da terra, está na porta do nosso coração e bate, desejando ter um relacionamento conosco.
Então, talvez para si mesmo, você precisa encontrar um lugar em sua programação diária, quando você pode dar algum tempo e espaço para Deus falar e também para você ficar quieto. Mas nesse lugar é onde vou ouvir a Sua voz, é nesse lugar onde uma idéia acenderá, nesse lugar é onde tenho relação com o Pai.
Madre Teresa disse o seguinte:
“Precisamos encontrar Deus, e Ele não pode ser encontrado com barulho e desassossego. Deus é amigo do silêncio. Veja como a natureza – árvores, flores, grama cresce em silêncio, veja as estrelas, a lua e o sol, como se movem em silêncio … Precisamos de silêncio para sermos capazes de tocar almas. “
Isso é porque a música é verdadeiramente conhecida como a “linguagem universal” – Não só porque melodias transcende idiomas e barreiras culturais, (o que é verdade.) Mas também através da arte do silêncio na música, a alma também fala e é o que liga pessoas em todo o mundo.
Da mesma forma, através do silêncio em nosso coração, nossa alma se conecta com o coração de Deus. O silêncio da música e o silêncio da vida são tão importantes um ao outro como eles o são separadamente.
Portanto, não tenha medo do silêncio e deixar o silêncio falar!
Por Ben Cantelon
Fonte: Portal Adorando