Tudo Posso Naquele que me Fortalece?

0

“Tudo posso naquele que me fortalece“.

Você já deve ter visto alguma camiseta com este versículo. Talvez adesivos ou até alguma tatuagem com ele. Porém será mesmo que o texto de filipenses está afirmando que somos “super homens” que podemos tudo em Deus ou que o Senhor nos fortalece e por isso podemos tudo? Ou, na visão neo pentecostal, este texto pode ser utilizado para chantagear Deus para que Ele realize nossos desejos?

Resposta: Não e Não!

Vamos ao texto:

“Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.” Filipenses 4:10-14

Não precisamos de uma exegese muito aprofundada para entender o que o apóstolo Paulo está dizendo aqui. Basta comparar o contexto imediato do versículo e ter total certeza do que Paulo está tratando. Paulo diz que sabia viver de todas as formas, tanto na abundância quanto na necessidade. Porém, TUDO ELE PODIA SUPORTAR, NAQUELE QUE O FORTALECIA!

O texto demonstra que Paulo experimentou sofrimentos e situações difíceis que geraram experiência e crescimento espiritual. Porém, mesmo diante dessas situações Paulo se mantinha contente enfrentando todas as circunstâncias. Pois ele tudo poderia suportar nAquele que o fortalece. É simples entender o que o texto nos diz.

Porém, o que não é simples é a mensagem que o texto nos deixa, este texto é de uma riqueza impar ao cristão. Através dele vemos que as aflições e as lutas são partes integrantes da vida de qualquer cristão, mesmo do apóstolo Paulo. O Apóstolo está mostrando na em pratica o que o Mestre Jesus havia nos dito:

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Paulo nos deixa como legado o ensino e pratica. Se sofremos por causa das justiça de Deus, somos bem aventurados (Mt 5:10). Quando os crentes sofrem como cristãos, Deus é glorificado. E exalamos o perfume de Cristo que atrai outros ao Senhor.

Soli Deo Gloria


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here