“E disseram os habitantes de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi ganhou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi.” (1 Cronicas 11.5)
Davi logo após a sua unção como rei na cidade de Hebrom, da inicio a sua primeira conquista militar, a meta era alcançar a cidade de Jerusalém que estava na mão dos jebuseus, este povo não havia sido conquistado por Josué no tempo da conquista. Eles chamavam a cidade de Jabus, Jabus em hebreo significa: “Lugar que é pisado” Pisado por profanos, por paganos, por pessoas sem temor e conhecimento de Deus.
Davi precisava de um lugar para estabelecer o seu trono, não um lugar pisado, mas um lugar de paz, significado de Jerusalém. Ao ouvir essa afronta dos jebuseus que dizia que ele não entraria la, a Biblia não diz nada, que Davi ficou nervoso, que brigou, que parou sua marcha de conquista, que discutio com os jebuseos, simplismente a Biblia diz simplismente disse que ele “ganhou”
A unção não impede a oposição, mas da intrepidez, ousadia, para lançar a mão na conquista.
“Tu não entraras aqui” era a manchete do dia, uma frase desafiadora dos jebuseus. Não sabiam eles do respaldo que Davi havia acabado de receber, a unção feita diante do Senhor. A Unção não era somente receber um banho de aceite perfumado, que podia ser visivil e perceptivel tanto ao olho quanto ao olfato humano, por tras da Unção estava a mão mesma de Deus, dando Autoridade.
Vale a pena fazer referência ao número de homens valentes vindo de todas as tribos de Israel em apoio a Davi. 320.822 Homens precisamente. Não era o maior exército de Israel, houve época que o exército chagava perto de 1.000.000 mas este exército, sua união e sua convocação era um milagre divino, pois narra o texto sagrado que os homens vindos de norte a sul a Hebrom eram valentes e decididos. Havia 200 homens deles destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer. (1 Cr 12.32) Havia 50.000 homens iguais, (que milagre lindo é esse) de uma só posição, ordenados para a peleja com todas as armas de guerra; como também destros para ordenarem uma batalha, e não eram de coração dobre (1 Cr 12.33). Houve época que não se achava um ferreiro sequer em Israel para fabricar as armas, mas nesta ocasião Israel tinha armas e todas as armas, outro milagre divino. (1 Samuel 13.19) “E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada nem lança”
Quem disse que Davi não entraria em Jerusalém? Jebuseos… Mas Davi entrou, conquistou, e se estabeleceu, “pois Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o SENHOR dos Exércitos era com ele.” (1 Cr 11.9)
De igual modo nós no momento que estamos na Unção somos imbatíveis. Não tememos as ameaças do inimigo, e mais, o desmascaramos em palavras de oração e o expulsamos ele com muita força e freqüência, pois esta autoridade recebemos de Jesus. Ao nosso dispor esta o anjo do Senhor para cada um daqueles que temem ao Senhor, e é suficiente para que num raio de distância importante ele não possa encontrar a brecha para entrar e nem devorar-nos. Se ele tentar vir impetuosamente como rio, o Espírito do Senhor levanta bandeira contra ele. (Is 59.19) “…vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira.”
Entraremos e conquistaremos tudo o que for necessário, por que Grande é em meio de nós o Santo de Israel. (Is 12.6) “Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.”
O mesmo espirito jebuseo opera nos nossos dias, dizendo do mesmo geito: Tu não entraras aqui. Sim, em nome de Jesus, entraremos para conquistar, não precisamos de um trono, mas sim de conquistar Radios, Canais de Televisão, Jornais e todo tipo de midia. Avante, pois o Senhor nos vê.
Pr. Teófilo Karkle – IDB- Popular