“Como um Pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó”. (Salmo 103:13-14)
Gostaria de compartilhar com os amados, uma profunda reflexão que o nosso Amado Pai tem me levado a fazer. Quero que você se permita dar um profundo e sincero mergulho em seu interior, assim como eu tenho feito pela misericórdia do Senhor. É preciso ter coragem para isso porque, basta se lançar, basta começar a nadar dentro de si mesmo e para reconhecermos algo que, no fundo já sabemos, mas que teimamos em negar e esconder: “Deus, eu realmente não passo de pó”.
No ano de 2003 o Senhor começou a confrontar seriamente meu coração. Com a finalidade de me preparar para entrar na “terra prometida” que Ele reservou para mim em meu ministério, Ele começou a me encorajar a olhar no espelho da minha alma e ver, rever, reconhecer quem eu realmente sou. E eu quero te fazer essa pergunta, amado irmão: Quem realmente você é?
Sabe, foi como um Pai de amor que o Senhor me tocou. Ele começou a me mostrar áreas de minha vida que careciam de urgente tratamento e que eu fingia não ver porque afinal, “sou líder de um abençoado ministério e não tenho o direito de falhar”. Oh que sagaz mentira de satanás! Meu irmão, não caia nesta cilada. Eu e você não somos perfeitos, nunca fomos e só seremos ao nos encontrarmos, na Glória, com Cristo! Independente de quem você seja aos olhos dos homens, aos olhos do Pai você é filho (Rm 8:15, 16), simplesmente um filho que carece da misericórdia, do cuidado e do amor Dele a cada segundo para continuar vivendo.
Satanás não quer, meu irmão, que e eu e você reconheçamos nossa fraqueza. Sabe por que? Porque quando reconhecemos que somos fracos, que somos simplesmente pó, amados, as traves dos nossos olhos são retiradas (Mt 7:3-5). Deixamos de olhar os argueiros nos olhos dos outros e começamos a enxergar o nosso coração como ele realmente é: brechas e pecados por todos os lados (Sl 51). Deus tenha misericórdia de nós!
Ora, se somos filhos de Deus e se o Espírito Santo habita em nós (Rm 8: 9-11), ao reconhecermos isso, concluímos também que necessitamos de fazermos um concerto com Deus todos os dias. E ele (satanás) sabe bem que esse arrependimento verdadeiro, essa convicção profunda de dependência total arrebata o coração do Pai porque que o Senhor não resiste a um coração quebrantado e contrito (Sl 51:17). Quando reconhecemos nossa fraqueza, nos arrependemos de nossas falhas e buscamos um concerto, SOMOS TOTALMENTE RESTAURADOS PELO SENHOR!
Não se engane amado. É satanás quem quer fazer com que você se sinta poderoso, invencível por si mesmo, perfeito, super homem e mulher maravilha porque, quando você se coloca nessa postura, Deus tem que cumprir sua Palavra e colocar você lá no seu devido lugar (II Sm 22:28, Is 2:11) para mostrar quem você realmente é. O que eu e você realmente somos: NADA SEM O SENHOR!
Nós precisamos aprender a ser sinceros diante de Deus, queridos. Chegar de fingir que somos coisas que não somos, de vender uma falsa imagem às pessoas. Vemos tantos vasos ungidos de Deus serem levantados para ministrar vida sobre seu povo, mas, infelizmente, vemos tantos deles se perderem no meio da caminhada. Começam humildes, dependentes de Deus e aí Deus honra e se tornam conhecidos. A comunidade cristã começa a tê-los como exemplos de vida. Ao invés de olhar para Jesus, o povo começa a olhar para homens. E muitas vezes, incentivados por estes mesmo. Acontece que esses vasos ungidos são pó, assim como eu e você. E o povo lança sobre eles um fardo maior do que muitas vezes eles podem suportar. Eles caem, e o povo os agride. Que tristeza! Vemos aí dois grandes erros. O dos vasos que, em alguns casos, caíram por tirar os olhos de Deus e também por esconderem sua humanidade do povo que o seguia se colocando numa posição de perfeitos. E também do povo que julga a falha do servo de Deus sem pensar que, na verdade, “poderia ser eu no lugar dele”. Todos somos pó!
Precisamos reconhecer para o nosso Paizinho Amado que somos fracos, que sozinhos nada podemos fazer (Jo 15:5), que sem Ele somos como folha sem vida, que sem Ele não conseguimos dar um passo correto nessa vida. Você e eu precisamos entender que erramos sim e sempre corremos o risco de errar porque não somos rocha, somos pó! A Rocha é Jesus e Ele quem nos faz fortes. Tudo que precisamos ser é Ele quem nos capacitará a aprender (Mt 11:29). Jesus é a Fortaleza de nossas vidas. Ele é a nossa força. Ele, Ele e somente Ele (Sl 18:1, 2). Eu e você vamos continuar sendo sempre fracos porque Deus quer fazer prodígios e maravilhas em nossas vidas e é na nossa fraqueza que o Poder de Deus se manifesta em nós (II Co 12:9)!
Não é nada fácil procurar uma pessoa e dizer: “Errei com você, por favor, me perdoe!”. Não é nada fácil dizer ao ministério de que você participa: “Gente, eu estou mal hoje, por favor, orem por mim ou não conseguirei continuar”.Talvez seja mais difícil ainda chegar para o seu líder e dizer: “Olha, eu não tenho condições de ministrar benção sobre a igreja hoje. Por favor, escale outro irmão”. Não é fácil chegar para o teu pastor e dizer: “Quero ficar no banco por um tempo sendo somente tratado porque o meu casamento está à beira de acabar e não posso subir no altar desta maneira.” Ou quem sabe admitir que como ser humano, você também fica doente e nem sempre poderá fazer tudo o que as pessoas esperam de você. Não é fácil nenhuma dessas coisas e talvez você passe por outras situações mais ou menos desagradáveis. Não sei. Sei é que é “dose” (risos) ter que mostrar fraqueza para as pessoas. Mas veja o que nos diz a Palavra de Deus:
“Semeia-se em vergonha, ressuscita
Talvez você esteja na “inocência” de um pensamento absurdo: dificuldade em mostrar sua fraqueza para o Senhor. Seria engraçado se não fosse triste essa nossa “ignorância espiritual”, amados. Às vezes nos pegamos tentando impressiona-Lo e esquecemos que Ele nos criou e sonda o mais íntimo segredo do nosso coração (Sl 139:1)! Deus vê o teu coração meu irmão, Deus vê o teu coração (I Samuel 16:7). Você não precisa ser perfeito para impressiona-Lo. Você precisa buscar a perfeição por ama-Lo e querer agradar Seu coração. Essa é a diferença.
Sabe, gostaria de deixar claro que não estou te incentivando a “ser” um fraco. Na verdade, eu só quero que você compreenda de forma mais profunda o mesmo que eu estou compreendendo: nossa estrutura humana é fraca, falha e não tem choro nem vela, somos pó e carecemos da misericórdia e do amor incondicional de Deus.
Seja transparente com o Senhor, meu irmão. Deixe Ele te revelar quem você realmente é, para que você como eu reconheça que o que somos está muito longe do que o que Ele, nosso Papai Amado, sonha que sejamos e assim nos enchamos da força Dele e corramos a carreira que nos está proposta por Ele, olhando firmemente para Ele (Hb 12: 1,2), sonhando com Ele e sendo mais que vencedores Nele (Rm 8:37)!
Quero terminar esta reflexão deixando para o seu coração as m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s palavras do nosso querido irmão e apóstolo Paulo
“Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, QUANDO SOU FRACO, ENTÃO, É QUE SOU FORTE”.