Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.
Quão amavelmente nos exorta o apóstolo Paulo! Que virtudes tão preciosas ele enumera, e que magníficos motivos para nos animar!
Talvez você diga: “Todas essas coisas são para gente muito melhor, como os apóstolos, Maria, mas não para pessoas tão comuns e cheias de defeitos como eu”. É verdade que pode nos parecer absurdo e impossível aplicar estas palavras a pobres e fracos pecadores. Mas, recordemo-nos a quem elas foram dirigidas: Aos membros da igreja de Colossos, os mesmos para os quais o apóstolo dirigiu seriamente uma exortação para que reprimissem graves pecados tais como a fornicação, as impurezas, a avareza, a ira, etc. Se eles fossem, segundo a nossa opinião, santos, ele não os teria advertido contra tais pecados. Mas, o fato de que o apóstolo os tenha exortado e admoestado daquela forma indica que, sim, eles tinham essa classe de pecados.
Sempre temos que nos recordar que o Evangelho nos oferece e dá uma justiça que não está em nós, que não a adquirimos com nossa conduta, senão que é a justiça de Jesus Cristo. Que lamentável é que tenhamos tanto orgulho por detrás de uma máscara de falsa humildade!
Não tomamos a sério a obra redentora de Cristo; tratamos a Deus como se Ele fosse um mentiroso, porque não confiamos em sua Palavra; botamos para baixo a principal doutrina do cristianismo, que é a justificação pela fé… E fazemos tudo isso porque cremos que podemos ser santos por nós mesmos, justos por nossos méritos pessoais, e salvos mediante nossas forças.
Deus declara em sua Palavra que todos somos pecadores, sem exceção. E anuncia a nossa justificação gratuita em Cristo, que também é a nossa santificação.
Oremos:
Oh Deus, guarda-nos de espíritos que causam divisões e de falsos mestres. Envia à tua vinha obreiros que preguem a verdade e que tenham autêntica vocação, para que tenhamos pastores e mestres fiéis e consagrados. Amém
C.O.Rosenius (1816-1868) Nuevo Dia – Trad. Sóstenes Ferreira da silva