Soberano DEUS

2

Gosto de pensar na soberania de Deus. Talvez seja porque ao afirmarmos que Deus é soberano, estamos nos referindo ao Seu caráter santo e imutável. Estamos fazendo menção à Sua natureza. Afirmar que Deus é soberano significa dizer que Deus é perfeito em poder. O poder de Deus não admite nenhuma restrição ou limitação.

A soberania de Deus se refere ao comando de Deus sobre absolutamente tudo neste mundo. Ele é soberano na história dos homens e das nações. Ele é soberano sobre as nossas vidas e sobre o rumo de nossa história. Ele é soberano para inclinar o coração de reis e príncipes  Ele é soberano para fazer a Sua vontade prevalecer e Seus decretos se concretizarem. Ele é soberano para livrar, dar vitória e abençoar. Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Ele é soberano para fazer o impossível acontecer.

– “Acaso para Deus há cousa demasiadamente difícil?” (Gen.18.14)

Estudar a SOBERANIA de Deus é encontrar o lugar ideal de descanso para o coração, é encontrar uma razão e um propósito de viver.

Deus é o autor da nossa vida e eleição. Sabe…descobri que o coração humano só pode descansar quando se deleita na verdade da absoluta soberania de Deus. Tenho aprendido a cada dia a descansar nesta Soberania de Deus, e isso traz muita paz ao meu coração.

Podemos até trilhar o nosso caminho, mas é Ele que dirige os nossos passos. O caminho, mesmo que longo e às vezes cheio de curvas, sempre chegará a algum lugar, e assim é porque Deus é soberano!
A soberania de Deus está intimamente ligada aos acontecimentos diários da nossa vida. Diante disso, podemos tirar várias conclusões confortantes. Uma dessas conclusões é a de que Deus não realiza intervenções ocasionais. Quando Deus intervém em algo é porque Ele visa algo que nós não conseguimos enxergar no presente momento. Como diz aquele dito popular: “Deus faz hoje e nós entendemos amanhã.”

Através da Soberania de Deus podemos concluir que não existe “obra do acaso”; pelo contrário, Deus já traçou um plano e Ele está intimamente envolvido com a vida de cada um de nós e se preocupa com os detalhes de cada acontecimento. Sim, por mais corriqueiros e banais que sejam esses acontecimentos diários, eles fazem parte dos propósitos e planos de Deus, é a nossa história sendo escrita pelo dedo de Deus.

Deus é soberano no Seu poder, na Sua Graça, no Seu amor, em Suas misericórdias, em Suas provisões, em Seus milagres, em Suas bençãos. Seu poder é exercido conforme Ele quer, quando Ele quer e onde Ele quer. Essa soberania é maior que nosso entendimento, o que me deixa perplexa e maravilhada!

“Eis que Deus é grande, e nós não o conhecemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar.” (Jó 36:26)

Quando reconhecemos que Deus é soberano, passamos a encarar tudo do ponto de vista de Deus, calculando os valores segundo os padrões do Eterno, e , contemplando a vida a luz da eternidade. Isto é fantástico!

A soberania de Deus O coloca em Seu devido lugar em nossas vidas, passamos a aceitar as circunstâncias com alegria, mesmo quando a circunstância se refere à portas fechadas da qual muitas vezes não entendemos. Assim fazemos de cada acontecimento um aprendizado, pois sabemos que os decretos de Deus estão sendo cumpridos conforme Sua vontade.
Declarar que Deus é soberano, é afirmar que Ele é Deus e que a Sua vontade vai prevalecer, e, nada nem ninguém poderá deter tudo o que Deus tem planejado. Ele faz, o que Lhe apraz! (#simples_assim!)

São nessas preciosas palavras da Escritura que me deleito quando meu coração, falho, tende a não entender os propósitos de Deus em algumas situações da minha vida. Vocês não imaginam a profundidade da paz, alegria e confiança que a soberania de Deus proporciona ao meu falho coração. Mesmo que o choro dure uma noite, pela manhã meu posso sentir a paz e a alegria de Deus preenchendo meu viver.

Questionar os caminhos de Deus é contestar a Sua Sabedoria, e quantas vezes temos feito isso, não é verdade? Murmuramos por querer entender Seus propósitos nos acontecimentos da nossa vida, como se isso fosse melhorar a situação.

Saiba, Deus não precisa de conselho, não precisa de uma “mãozinha”. Não obstante, o Senhor deseja trabalhar em parceria conosco. O que isso significa? Significa que precisamos alinhas os nosso agir e pensar com os planos de Deus. Nossa tentativa de “aconselhar” a Deus sempre serão frustradas, afinal, observe que ELE em Suas ações mais impossíveis e improváveis não precisou de nossa ajuda.

Ah…Ele sabe bem a finalidade de cada uma de Suas ações. #creia_nisso!

Embora não compreendamos os caminhos de Deus, podemos lhe oferecer a nossa canção, na confortante certeza de que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.”
Crer, confiar, esperar e descansar na Soberania de Deus é sinônimo de excercermos a nossa fé com inteligência, pois, assim, somos poupados de preocupações e ansiedades desnecessárias. Pensa bem… Foi mediante uma Palavra que o universo veio a existir, mediante uma Palavra estabeleceu o Seu Trono, e o Seu reinado não terá fim, mediante uma Palavra Deus pode mudar o quadro da sua história.

“é Deus quem dá a chuva, aonde, conforme sobre quem lhe apraz, as estações meteorológicas lutam por fazer previsões do tempo; quão freqüentemente, porém, Deus zomba de Seus cálculos.” (A.W.Pink)

A Soberania de Deus tem sido âncora para minha alma pois, sempre vejo nas “coincidências”, nos pequenos detalhes, nas surpresas da vida, o DEDO DE DEUS. São surpresas e sustos de amor do PAI em minha vida que geralmente acontecem nos momentos em que eu menos espero e mais preciso. Diante disso, não há como dúvidar que é a mão de Deus cuidando de mim e revelando a Sua Grandeza. São nesses detalhes lindos do dia-a-dia que ELE age e concretiza todos os Teus propósitos para a nossa vida. (insensível é quem não é capaz de perceber isso!).

Somente quem vê a mão de Deus em todas as coisas, pode colocar todas as coisas em Suas mãos.
Erra quem pensa estar ou ter o controle sobre algo nessa vida. Um autentico reconhecimento da soberania de Deus exclui o medo, a dúvida, a murmuração e nos leva a submeter nossos planos e sonhos, à perfeita vontade de dEle. Este reconhecimento, leva-nos também a reconhecer que o Oleiro tem total e absoluto poder sobre a vaso e, pode moldá-lo conforme o Seu querer. Essa verdade deve despertar em nós alegria, temor, confiança e reverência.

Ele é o Oleiro e nós o barro! Ele é quem nos molda. O barro não escolhe qual tipo de vaso ele vai querer ser, ele simplesmente se coloca nas mãos do Oleiro para que Ele decida que tipo de vaso o barro em suas mãos será.

Gente, é lindo demais servir a um Deus que é soberano. Posso até não saber o que o “amanhã” me espera, mas conheço Aquele que tem o meu futuro em Suas mãos. Tenho me entregado completamente aos cuidados do Senhor. O mais interessante de tudo isso é que quanto mais estudo a soberania de Deus, mais sinto vontade de fazer coro com o apostolo Paulo, em toda as alegrias e adversidades da vida: “Eu sei em quem tenho crido.” (2tm1:12)

“Curvar-se diante da soberania de Deus esse é um dos grandes segredos da felicidade. Para quem se deleita na soberania de Deus, as nuvens não são apenas prateadas, são totalmente de prata” (A.W.pink)

Reconhecer a soberania de Deus, nos coloca acima das circunstâncias, nos capacita a ser alegres e confiantes independente de qualquer situação. À partir daí, nossa fé deixa de ser superficial e passa a ser algo que experimentamos de alma, mente e coração. Isso faz uma diferença significativa em nossas vidas!

Se porventura de alguma forma você chegou até aqui e leu este texto, espero que Deus confirme tudo em seu coração. Que minhas palavras, ainda que escritas de forma simples, tenham acrescentado paz em seu coração e a certeza do controle de Deus sobre tudo e sobre todos!

Para onde quer que você esteja indo, Deus já esteve lá e praparou o caminho para você. Lembre-se: Ele é soberano!

Beijos no coração. Eu amo vocês.

Raíssa Bomtempo

Fiquem com Deus!
www.raissabomtempo.blogspot.com.br


2 COMENTÁRIOS

  1. Que palavras edificantes minha irmã!!!!

    Muitas verdades foram ditas de modo que nos levam a refletir se realmente temos SERVIDO a Deus ou servido a nós mesmos.
    Independente do tempo que conhecemos a Deus, o Soberano, devemos aprender a cada dia o que e descançar no Senhor. O corre-corre do dia-a-dia nos faz querer assumir a frente de tudo e esquecemo-nos que é somente DEUS pode manter tudo no controle.

    Suas palavras vieram como a Voz suave do meu SENHOR me dizendo que ELE TEM TUDO SOB CONTROLE.

    Que a Paz de Deus, o Amor de Jesus Cristo e a Alegria do Espírito Santo de Deus estejam sobre sua vida e que você possa ser luz por onde passar e no que falar (ou escrever rsrsrs).

    Um grande abraço.

    Atenciosamente,
    Guilherme Augusto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here