1Cr.25.8 Deitaram sortes para designar os deveres, tanto do pequeno como do grande, tanto do mestre como do discípulo.
Eu creio firmemente que todo cristão deve ser um discípulo de Jesus.
Discípulo significa seguidor, aluno, aprendiz, aquele que segue os ensinamentos de seu mestre.
Jesus nos ordenou fazer discípulos de todas as nações (Mt.28.18-20). Cada cristão deve ter o compromisso de aprender de Jesus e seguir seus passos.
Tenho visto alguns ministérios de música sem a ênfase do discipulado. Creio que os irmãos concordarão que tentar pastorear um músico que ainda não é um verdadeiro seguidor de Jesus é uma tarefa extremamente penosa, para não dizer impossível.
Digo isto porque ser músico é uma coisa e ser discípulo é outra totalmente diferente. Existem músicos que não são discípulos e também existem discípulos que não são músicos. O grande desafio é unir estas duas virtudes.
Em outra oportunidade trataremos com mais profundidade o que significa ser um discípulo verdadeiro de Jesus. No entanto em Mateus 28.18-20 encontramos as características fundamentais de um discípulo. Vejamos o texto:
Mt.28. 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.
As partes que estão em destaque no texto acima nos falam dos três aspectos fundamentais do discipulado: porta; caminho; e alvo.
Jesus disse “façam discípulos”. Este é o alvo, formar pessoas a imagem de Jesus, semelhantes a Ele, seguidores dele.
Jesus também disse “batizando-os”. Esta é a porta de entrada no reino de Deus. No batismo começa a carreira de um discípulo de Jesus.
Por fim Jesus disse “ensinando-os”. Este é o caminho. Aprender a guardar (obedecer) todas as coisas que Jesus tem ordenado é a única forma de dar passos no caminho do reino.
Que maravilha quando um músico é um verdadeiro seguidor de Jesus! Um músico que nasceu de novo, que está aprendendo a obedecer a seu Senhor e, por isso mesmo, a cada dia se torna mais semelhante a Jesus.
Não é um sonho. É possível. Deus tem-me dado a alegria de ver preciosos discípulos de Jesus que tem glorificado ao Senhor com seu talento musical e acima de tudo com sua vida.
Estes músicos discípulos promovem um grande impacto por sua mansidão e humildade; por seu amor e serviço; por sua pregação e santidade; pela capacidade de não viverem ressentidos nem amargurados, mas perdoando a todos os que os ofendem. Eles andam como Jesus andou e ainda tem talento e unção para servir com a música.
Eles são motivo de alegria para Deus, para seus pastores, seus líderes e seus companheiros de ministério. A presença de Jesus está neles e, por isso, ficar perto deles é extremamente agradável.
Você conhece um músico assim?
O ministério que Davi edificou era composto por mestres e discípulos. Creio que o objetivo era uma formação completa; formar músicos e discípulos.
Não tenho dúvidas do que estou afirmando até por causa do exemplo do próprio Davi, um músico, compositor e rei que se deixou ensinar até o fim de sua vida. A formação de seu caráter foi tão eficaz que Davi é conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Sua vida ainda hoje fala tão alto quanto sua harpa e seus salmos.
No amor de Jesus,
Daniel de Souza
Fonte: Portal Adorando