É Preciso Ter Coragem

0

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (2 Timóteo 1.7).

Existem vários exemplos nas Escrituras Sagradas de homens que deixaram a sua marca de coragem, Daniel, Josué, Moisés, Davi, Jeremias e muitos outros, mas quando penso em coragem, me vem a mente do que são feitos os heróis. Podemos dizer que a coragem de um herói é marcada no principio por iniciativa.

Mas para termos iniciativa temos que muitas das vezes vencer as batalhas da mente, e a maior batalha que combatemos antes de se ter iniciativa, é a batalha do medo. essa é a batalha que covardes e corajosos travam todos os dias na sua vida, e é lá na nossa mente que está a arena onde podemos nos tornar vencedores ou derrotados. Vamos ver alguns aspectos importantes de como aplicar a coragem na nossa vida.

É preciso coragem para aceitar os desafios:

Como falamos antes, temos que vencer medos, e os nossos medos tem uma escala, como se fosse um termostato onde, quanto mais alto a temperatura do medo, mais adrenalina liberamos. Existem medos baseados na proporção do perigo que nos ameaça. Existem medos baseados na realidade, mas é desproporcional ao nível de perigo que nos ameaça, e por último o medo que não tem base na realidade atual da qual estamos conscientes. Todos os medos tem de ser vencidos, pois existem desafios a serem aceitos que nós não sabemos, mas poderão até mudar a história de uma sociedade, podemos dar como exemplo de Davi, que não deixou se intimidar pelo tamanho de seu adversário (Golias). temos também os exemplos dos Reformadores, homens que deram o passo inicial de uma ideia que já vinha sendo desenvolvida há anos antes deles. Precisamos abrir nossa mente para a coragem pela qual nos é concedida por Deus, pois, aí, onde você está na sua igreja, no seu trabalho, existem desafios a serem vencidos.

É preciso ter coragem para vencer a si mesmo

O maior inimigo do homem, é ele próprio. Queremos tantas coisas que achamos boas para nós. mas se pensarmos bem, nem tudo que desejamos é o necessário. Tem uma frase que Aristóteles disse que acho muito interessante: ” Eu chamo de bravo aquele que ultrapassou seus desejos, e não aquele que venceu seus inimigos; pois a mais dura das vitórias é a vitória sobre si mesmo.”

Na Epístola de Tiago 1. 14 diz: “…Ao contrário, cada um tentado pela sua própria cobiça, quando ela o atrai e seduz.”

Precisamos vencer essa batalha contra nós mesmos, nossa natureza é pecaminosa, mas temos um Deus que nos dá graça e nos fortalece para vencermos essa guerra. Pare para pensar quantas vezes você perdeu uma “batalha” contra suas vontades; acredito que muitas, não fique triste por isso, você não é o único. Mas você já tem o principal que é reconhecer que precisa de coragem para mudar isso.

Deus nos deu espírito de moderação e domínio próprio justamente para isso, para conseguirmos vencer.

A pior de todas as falhas, é não ter consciência de falha nenhuma.

que Deus nos abençoe!

Gláucio Braga Santos


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here