Enquanto você ficar esperando a mudança de alguma pessoa próxima, do seu relacionamento, para poder ser feliz, é possível que gaste até mesmo muitos anos se consumindo em tristeza e amargura, por não ocorrer a mudança tão desejada.
O melhor a fazer é se entregar à graça de Jesus para receber força e poder para permanecer feliz, ainda que esteja sendo perseguido, decepcionado, perturbado, injustiçado, injuriado, ou por qualquer outra coisa que esteja recebendo, especialmente da parte de pessoas amadas.
Isto nada tem a ver com estoicismo, o qual tem por alvo nos tornar insensíveis ao sofrimento.
Nada tem a ver com prática religiosa oriental de deixar a sua raiva se esgotar por exercício mental de alienação das coisas que acontecem à sua volta, tal como o avestruz que enterra a cabeça no buraco pensando que tem escapado com isso do alcance da vista dos seus perseguidores.
Isto tem a ver e muito, somente com o poder da graça de Jesus, que lhe capacitará a se sentir feliz e em paz, enquanto ora pela mudança dos que lhe injuriam e perseguem, para o próprio bem deles, e não propriamente para que você possa finalmente se sentir em paz.
Pare então de se lamentar ou de justificar a sua falta de paz e alegria, por causa de algum mau procedimento de terceiros, e principalmente por parte daqueles com os quais convive.
Pare de acusá-los e admita que a raiz do problema se encontra na sua falta de fé no poder da graça de Cristo, e a falta de obediência ao Seu mandamento de termos bom ânimo nas aflições, perdoando as ofensas dos nossos ofensores.
Pr Silvio Dutra