O Tesouro dos Sábios e a Destruição dos Insensatos

0

Provérbios 10.14: “Os sábios entesouram o conhecimento; porém a boca do insensato é uma destruição iminente.”

Evidentemente que o conhecimento e a sabedoria, aqui referidos, não são aqueles que são segundo o mundo, cujo fundamento se encontra na artimanha dos homens.
Biblicamente, o conhecimento que é entesourado pelos sábios é aquele que conduz à vida eterna – é o conhecimento de Deus e da sua vontade, pois é colocado em paralelo à destruição iminente do insensato – destruição esta, que somos informados pelas Escrituras, é aquela que conduz a alma dos homens ao sofrimento eterno, quando lhes falta o verdadeiro conhecimento de Deus e da sua vontade.

Diz-se iminente, porque a nossa jornada terrena é curta, e logo após à nossa morte somos submetidos ao juízo que determina, se somos dignos de ir para o céu ou para o inferno.
Toda a dignidade que temos é apenas aquela que recebemos da justiça de Cristo, que possuímos somente por meio da nossa comunhão com ele, de modo que é o conhecimento da sua pessoa divina que nos justifica, e nos torna capazes de entesourar em nossa mente e coração todo o conhecimento que recebemos dele, por revelação.

O Senhor Jesus disse em seu ministério terreno, conforme palavras que temos registradas nos evangelhos, que por nossas palavras seremos condenados ou justificados, ou seja, é por meio do que falamos que damos a conhecer se somos dotados ou não daquela sabedoria do alto que nos livra da ira vindoura.
“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17.3)

Pr Silvio Dutra


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here