Muitos cristãos dizem que na vida cristã não existe mais temor, mas isso não é verdade. Certos tipos de temores estão excluídos, mas nem todos. A seguir vou dar uma lista das Escrituras que Ruth e eu decoramos; pelo menos doze passagens diferentes sobre o temor do Senhor. As promessas são tão empolgantes que não compreendo como há pessoas que não querem o temor do Senhor.
Salmos 34:11 a 14
Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.
Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem?
Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente.
Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.
A implicação é que o temor do Senhor levará Deus a dar-lhe muitos dias de vida. Qual é a primeira área com a qual Deus trata? A língua. Guarda a tua língua do mal.
Salmos 19:9
O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.
O temor do Senhor nunca cessa; dura para sempre.
Jó 28:28
E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.
Note que a primeira exigência para a sabedoria e inteligência não é intelectual mas moral. Consiste em apartar-se do mal. Há muitos tolos espertos por aí.
Provérbios 8:13
O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.
Note que não podemos ser neutros em relação ao mal se temos o temor do Senhor; temos de o abominar. E qual é a primeira coisa que abominamos? A soberba. A arrogância.
Provérbios 9:10 a 11
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão.
Quer uma vida longa? Cultive o temor do Senhor. Contudo, não basta viver muitos anos; é possível viver longamente na miséria. Mas o no temor do Senhor, Deus oferece uma vida longa e abençoada.
Provérbios 14:26-27
No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos.
O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte.
Então, o temor do Senhor não nos torna tímidos, mas dá-nos forte confiança . E fornece um lugar de refugio para os seus filhos, o que, nestes dias acho muito importante.
Este é um quadro vívido. Satanás armou laços de morte . Como evitá-los? Através do temor do Senhor.
Provérbios 19:23 é quase inacreditável. É difícil crer nisto, mas está na Bíblia
O temor do SENHOR conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará.
Como rejeitar uma promessa destas? Ficará satisfeito. Não visitado por mal algum. Não significa necessariamente que teremos uma vida fácil.
Provérbios 22:4
O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida.
Você verá pelo menos 50 por cento das vezes o temor do Senhor está diretamente relacionado com a vida. É uma condição fundamental para uma vida boa.
E depois, penso que o mais importante de tudo é o quadro profético do Messias em Isaias
Isaías 11:1 a 2
Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo.
[Todo o Novo Testamento confirma que se trata de Jesus. Agora, veja:]
Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
É interessante ver que o Espírito que repousa sobre Jesus é sétuplo – sete é sempre o número do Espírito Santo. Em Apocalipse 4:5 diz que perante o trono de Deus há sete lâmpadas de fogo que são os sete Espírito de Deus.
Pessoalmente, entendo que esta passagem de Isaias nos revela os sete espíritos de Deus. O primeiro é o Espírito do Senhor, ou seja, o Espírito Santo que fala na primeira pessoa como Deus. Depois, surgem todos em pares:
o Espírito de sabedoria e entendimento;
o Espírito de conselho e de fortaleza;
o Espírito de conhecimento e do temor do Senhor.
É importante ver que o conhecimento deve estar equilibrado com o temor do Senhor – porque o conhecimento incha, mas o temor do Senhor nos mantém humildes. O fato de o Espírito de temor do Senhor repousar sobre Jesus fala muito forte comigo. Embora ele fosse Filho de Deus, possuía o temor do Senhor; o temor do Senhor repousava sobre Ele. Nunca o abandonou.
Continuando sobre o temor do Senhor: o temor do Senhor é um contrapeso para o gozo. É muito importante que quando nos entusiasmamos estejamos ancorados pelo temor do Senhor. Mais uma vez, considero isto uma tremenda fraqueza no movimento carismático. As pessoas ficam tão entusiasmadas e felizes, batem palmas, dançam – o que é maravilhoso – mas sem o temor do Senhor. Salmos 2:11 diz:
Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor.
Isto pode parecer incoerente, mas é o equilíbrio. Alegramo-nos, mas com tremor. Permanecemos em temor enquanto nos alegramos. Vemos isto no Novo Testamento quando descreve o crescimento da igreja em Atos 9:31:
A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.
Note de novo o equilíbrio; o Espírito Santo conforta-nos, mas temos de andar no temor do Senhor. Podemos ser encorajados; podemos ser edificados, mas isso tem de ser equilibrado pelo temor do Senhor.
Você pode dizer: “Mas, irmão Prince, eu fui redimido; sou um filho de Deus. Certamente já não preciso do temor de Deus”. Pelo contrário, você deve temê-lo mais ainda por causa do preço que ele pagou para o redimir. É o que diz em 1 Pedro 1:17 a 19:
Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,
sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,
mas pelo precioso sangue, como de cordeir
o sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,
Então, o simples fato de termos sido redimidos é a razão de passar o tempo da nossa peregrinação em temor – porque Deus investiu muito em nós. Ele pagou por nós o sangue de Cristo. Isto não deixa lugar para a leviandade, que é realmente uma negação do temor do Senhor.
Texto extraído do capítulo 3 do livro Proteção Contra o Engano de Derek Prince.
Artigo extraído do site www.preciosasemente.com.br