(Mateus 6:25-34)
O que podemos ver nesses últimos dias, é que não buscamos mais o Reino de Deus, e muito menos a Sua justiça. Queremos que seja feita a justiça como imaginamos. As igrejas, de um modo geral, não pregam mais sobre o Reino de Deus, mas sobre tantas outras coisas, coisas essas que os ouvintes se interessam.
Esses versos de Mateus nos revelam que Jesus queria ensinar aos seus discípulos que não deveriam estar ansiosos quanto ao que comer ou beber ou o que vestir, mas deveriam buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça e todas as coisas nos serão acrescentadas. Mas queremos buscar primeiro os nossos interesses, a nossa vontade. Na verdade não sabemos esperar a vontade de Deus.
É importante que tenhamos a compreensão que Jesus não pediu para que deixássemos o mundo, Ele quer que vivamos nele, mas que tenhamos uma raiz no centro de todas as coisas. Jesus não fala de mudanças de atividades, de contatos, mas mudança de coração. O que conta então, é onde colocamos o nosso coração. E que centro é esse? Esse centro é denominado por Jesus como Reino de Deus. Um coração que tem se voltado para o Reino de Deus, é um coração voltado para as coisas espirituais.
Quando buscamos o Reino de Deus, começamos a valorizar as coisas que Deus valoriza, e uma das coisas que Deus mais valoriza é a vida humana pode ter certeza. De nada vale vivermos uma vida inteira dentro da igreja e ao final dela não apresentarmos frutos dignos de arrependimento. Se não revelarmos em nossa vida uma mudança, uma transformação, e levarmos pessoas a essa mudança, a essa transformação, não há sentido algum na vida cristã.
Em conseqüência a isso, não há sentido vivermos na igreja e em momento algum nos interessarmos pelos propósitos de Deus.
Deus nos chama e esse chamado deve revelar uma essência. A obra da nossa vida tem um propósito, o propósito que Deus quer.
Deus quer nos usar, Ele quer uma igreja que seja usada, mas precisamos entender esse chamado, e aprendermos a buscar a manifestação do Reino de Deus. E o Espírito Santo é quem pode nos ajudar, “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26). Deus nos tirou das trevas com um propósito.
Precisamos dar prioridade a um relacionamento com Deus, um relacionamento que dá frutos, que gera filhos.
Para isso precisamos discernir as coisas espirituais, “Pois, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”, (1ª Coríntios 2:14).
Buscando o Reino de Deus em primeiro lugar passamos a entender as coisas espirituais, e começamos a nos interessar cada vez mais por elas. E as coisas materiais passam a ficar em segundo plano em nossas vidas, começamos a dar menos valor a elas.
A nossa vida deve revelar que somos salvos, que somos um cidadão do céu. Isso é o que Deus quer extrair das nossas vidas. Como diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas sejam transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus, (Romanos 12:1-2).
Com tudo que nos é apresentado nos dias atuais, está ficando cada vez mais difícil ser um servo onde Deus possa extrair algo de bom. Mas Deus insiste em nossa vida, Ele quer nos ver buscando o Seu Reino e a Sua justiça a cada dia, por mais que o mundo diga que isso está ultrapassado, que isso não tem mais importância, devemos continuar, pois Deus jamais desiste de nós.
Que Deus o fortaleça e o abençoe a cada dia.
Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo
http://familiascomcristo.blogspot.com