Os poucos que me conhecem sabem o quanto me empenho no trabalho de difundir a Palavra de Deus. Tenho me dedicado arduamente no estudo e no ensino das Escrituras Sagradas. Batalho, também, bastante pelo BereiaBlog.com, não porque queira me tornar um “pop star” da blogosfera cristã, mas porque entendo que esta é uma ferramenta incrível para alcançar as pessoas através do ensino da Palavra de Deus.
Para quem não sabe, não sou pastor. Meu sustento não vêm de nada relacionado a fé. Muito pelo contrário, trabalho bastante para sustentar o meu ministério, sem ter que depender de ninguém. Não sou batista, mas na verdade “estou” batista, porque o que realmente sou é cristão. Não defendo bandeiras, e sim o Evangelho de Cristo. Não porque me considere alguém especial, mas porque vejo que é o mínimo que posso fazer depois do que Jesus fez por mim.
Em suma, sinto-me livre de quaisquer amarras humanas para falar. Só Deus tem o poder de calar a minha voz. Hoje a tarde li uma entrevista do bispo MacAllister, da Igreja Nova Vida, na revista Cristianismo Hoje. Entre tantas coisas, MacAllister disse que a igreja, como conhecemos hoje, está fadada a morrer, desaparecer. No primeiro momento, opus-me ao entrevistado, mas depois de meditar um pouco vi que concordo com o pensamento do bispo.
Penso, de fato, que se nada for mudado, o modelo de igreja bíblica irá desaparecer. Existe atualmente um processo de mundanização das práticas das igrejas. Nós, seres humanos, estamos cada vez mais centrados em nós mesmos, nos nossos desejos, nos nossos anseios. A igreja deixou de ser um lugar onde você vai para servir. Hoje queremos é sermos servidos pela igreja e, principalmente, por Deus. Falo isso porque podemos perceber que é mais relevante para o “crente” de hoje receber bênção do que salvação da morte eterna.
Não sou do tipo de pessoa que acha que mudanças são ruins. Muito pelo contrário. Penso que as mudanças são necessárias para nos adaptarmos as dinâmicas do mundo. O mundo que conheço hoje não tem nada haver com aquele da minha infância. A Igreja precisa entender isso para cumprir a sua missão. Entretanto, nos esquecemos que neste contexto de igreja-fé-religião existe algo que não muda: – DEUS e a Sua PALAVRA. Veja Ml 3.6; Tg 1.17; Nm 23.19; Mt 24.35.
A questão é que tentamos fazer como os fariseus, na época de Jesus. Queremos acomodar a Palavra de Deus as nossas necessidades. Por isso que está cada vez mais difícil ouvir em nossos púlpitos, televisão, rádio, internet e outro meios, pregações ou ensinos sobre o pecado, o inferno, justificação pela fé, mártires do cristianismo, segunda volta de Jesus e etc. Nós trocamos as palavras da Verdade por palavras motivadoras ou que tragam conforto.
Dá-se ao povo aquilo que ele quer ouvir, não o que ele precisa ouvir. É mais ou menos a técnica que uso na hora de vender os meus produtos (pra quem não sabe trabalho no comércio). Vendo aquilo que as pessoas querem comprar e não o que eu quero ou precise vender. Por isso existem tantas mensagens de um “evangelho light”, sem compromisso. E estudar a Bíblia? Não precisa, fique tranquilo. Tudo que você precisa saber está na palavra de pastores, líderes espirituais e de cantores evangélicos. A Bíblia é difícil de entender, né? Deixa para os estudados (Volta logo Jesus!!!).
A verdade irmãos, é que nós como evangélicos, num todo, precisamos nos voltar para a Bíblia e para os seus verdadeiros ensinamentos. E vejam, de nada adianta ficarmos denegrindo a imagem (não quis falar “metendo o pau”, ops, falei!!?!?) em apóstolos e bispos conhecidos por enriquecerem e lidibriarem o povo com seus enormes desvios bíblicos. Aprendi que quanto maior a perseguição, mais os perseguidos se fortalecem, e que isso é um comportamento natural do ser humano. Ao invés, devemos usar todos os canais e meios que temos para ensinar a Palavra de Deus na SUA TOTALIDADE e literalmente. Devemos ensinar as pessoas a fundamentarem a sua fé no que a Bíblia como um todo diz. Não façamos teologia de versículos fora do contexto, de revelações ou quaisquer manifestações miraculosas extra-Bíblia. Escreveria mais vinte páginas, mas creio que é prudente pararmos por aqui.
Para finalizar, gostaria de indicar-lhe um excelente vídeo, muito pequeno (apenas 4 minutos), de John Piper : Não Desperdice Seu Púlpito (tradução do pessoal do IProdigo, valeu galera!). Reflita nas palavras e nas propostas do vídeo. Por fim, seja fiel a Deus e a sua Palavra!
“ …Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Ap 2.10
Deus o abençoe.