Todos nós temos expectativas sobre as mais diversas áreas de nossa vida. Quando conhecemos alguém, a partir daquele momento pensamos no que poderá se desenvolver a partir dessa amizade. Quando conhecemos um lugar do qual iremos fazer parte – algum escritório ou uma casa nova – nossas mentes já começam por si próprias a planejar o futuro.
Porém, dentro de todas as expectativas que se apresentam a nós, temos uma que se sobressai. Dentro dessa expectativa as pessoas esperam ou o melhor absoluto, ou o pior inconsolável ou simplesmente – mas não menos radical – as pessoas querem se convencer que não existe tal expectativa. Essa expectativa é a que temos em relação a Deus.
Existem homens que não acreditam, ou seja, decidem não ter expectativas sobre tal assunto, outros por sua vez acreditam cegamente e crêem que todo o bem lhes será dado no momento em que pedirem, porque um Deus bom faria isso e existe ainda o terceiro grupo que é pessimista, acredita que Deus somente existe para trazer mal e injustiça ao mundo.
Alguns casos são mais notáveis e comuns, como o das pessoas que esperam o melhor de Deus, outros são incomuns e até nos incomodam quando aparecem, que é o pessimismo. Mas eu pergunto, qual expectativa devemos ter sobre o Senhor?
Existe uma história bíblica que muito nos ensina sobre expectativas.
Quando o rei Josafá, de Judá, foi visitar o rei Acabe, de Israel – naquele tempo o povo israelita estava dividido entre esses dois reinos –e reclamou a Acabe que eles não haviam feito nada para reconquistar Ramote-Gileade e perguntou se Acabe iria com ele à guerra.
Porém Josafá deixou uma condição para que fossem a esta batalha, se o Senhor aprovasse tal ato. O rei Acabe então chamou quatrocentos profetas, que disseram que sim, ele deveria ir guerrear. Nesse momento o rei Josafá perguntou se não havia mais alguém por meio de quem se consultasse ao Senhor. Acabe respondeu:
“Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá.” 1Re. 22:8
Nós geralmente agimos como Acabe. Nós não queremos ouvir palavras desconfortáveis sobre nós, muito menos se elas vierem de um profeta do Senhor, nós não queremos ver nossos pecados divulgados por algo que não seja nosso próprio coração, onde temos a enganosa sensação que só nós o conhecemos.
No entanto, o caso de Acabe era mais sério do que esse, ele não queria simplesmente ouvir palavras agradáveis, mas o que ele não queria era ouvir a verdade.
Quantos de nós já fizemos crueldades e maldades e nos escondemos de nós mesmos procurando conselhos favoráveis de alguém? Quantas vezes não brigamos com nossos pais e vamos direto à aquele amigo – que sabemos que briga com os pais – para que ele diga que agimos correto? Quantas vezes nós mentimos em certa situação e perguntamos a alguém que sabemos que mente constantemente, se aquilo era o certo a se fazer? Quantas vezes nós pecamos e não vamos procurar nos irmãos alguém que peque igual para nos sentirmos “melhor”?
Mas o que devemos esperar do Senhor? A verdade, pura e simplesmente.
Não adianta irmos até Deus esperando mentiras ou elogios, até mesmo bajulações (o que muitos hoje em dia procuram), porque em Deus encontraremos somente a verdade. Não adiantou para Acabe ouvir quatrocentos profetas que ele sabia que mentia – ele até mesmo pediu que Micaías profetizasse corretamente no versículo 15 – ao invés de ouvir o único que ele sabia que era verdadeiro em suas palavras.
Amado e amada, não adianta você procurar consolo para seus erros nos seus amigos, nos seus colegas ou em homens, porque você sabe que isso não lhe trará perdão. A única pessoa que pode te perdoar dos pecados e fazê-lo limpo é o Senhor, por intermédio de Cristo. Não busque justificativas em homens que pecam como nós, mas mesmo que seja doloroso e humilhante, vá até o Senhor e lhe peça perdão por seus pecados.
Pode ser que ao ouvirmos a voz do Senhor ela nos pareça desfavorável, assim como pareceu a Acabe a profecia de Micaías, porém a Palavra do Senhor era verdadeira e no final traria o bem, pois Acabe viveria.
Por isso, quando você ouvir alguma palavra que pareça desfavorável da parte do Senhor, lembre-se que essa palavra aparentemente desfavorável, primeiro, se for de Deus, é a verdade e em segundo trará um bem no futuro, por isso, creia e faça conforme o Senhor ordenar.
A Bíblia diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Acabe não amava a Deus e mostrou isso ao não ouviu a voz de Deus, mas se você amar a Deus, ouvir sua voz, lhe obedecer e seguir seus caminhos, então você terá a vida.
Não importa a situação, espere do Senhor aquilo que Ele sempre trará: a verdade que produz vida.
Que Deus nos abençoe!
—
Silas Klein | pequenomestre.wordpress.com