Já se sentiu só? Já se sentiu impotente frente a uma situação aparentemente impossível de se conseguir desvencilhar? Já se sentiu fraco? Já se sentiu o menor e pior dos homens? Já se sentiu entre gigantes, sendo um anão?
Creio que cada um de nós já passou por isso hora ou outra de nossas vidas, nesses momentos só pensamos em voltar, regressar, recuar frente às dificuldades e voltar à nossa zona de conforto, aquele lugar onde não éramos atingidos, lugar onde não éramos incomodados, lugar onde poderíamos ficar parados que nada nos aconteceria.
Mas o que fazer quando nos sentimos assim? Será que é certo deixarmos a vida nos levar para onde ela quiser? Será que é correto que nós, servos do Altíssimo, nos deixemos levar pelas inconstâncias de nossa vida pobre e fraca? Será que foi isso que Deus planejou para nós quando nos formou desde o ventre de nossa mãe? Será que foi para regressarmos que Ele nos chamou desde o ventre materno?
Hoje li sobre Débora, a profetisa que nos tempos dos juízes governou o povo de Israel, ela era mulher de Lapidote e se assentava debaixo da tamareira de Débora, entre Rama e Betel, nos montes de Efraim. Ela viveu em um tempo difícil, quando o povo de Canaã dominava sobre o povo de Israel já há vinte anos.
Certo dia ela mandou chamar Baraque e mandou-lhe reunir um exército de dez mil homens de Naftali e Zebulom, para que fossem ao monte Tabor e lá enfrentassem Sísera, que era comandante do exército de Jabim, que era rei de Canaã. Porém Baraque, talvez duvidando de Débora, disse que somente iria se ela também fosse.
Débora, após avisar que ele, Baraque, não teria honra naquela guerra, mas que Sísera seria entregue nas mãos de uma mulher, partiu com ele para o monte Tabor, onde venceram a guerra de forma incrível, visto o poder em armamentos do povo de Canaã, que contava com novecentos carros de ferro para guerrearem.
Porém, mesmo vencendo a guerra, Sísera fugiu e se escondeu na tenda de Héber, o queneu, que era descendente de Jetro, sogro de Moisés, lá somente estava sua esposa, Jael, que acolheu Sísera e lhe deu leite e deixou que ali repousasse.
Quando Sísera adormeceu, Jael pegou uma estava de sua tenda com um martelo e matou Sísera. Após isso Débora e Baraque entoaram um cântico de louvor ao Senhor, que em um de seus versos diz:
“Desde o céu lutaram as estrelas, desde as suas órbitas lutaram contra Sísera.” Jz.5:20
Quando lemos essa história, é evidente que o céu e as estrelas não lutaram em nenhum dos lados da batalha, foram os guerreiros de Naftali e Zebulom, contra os guerreiros de Sísera, não haviam cometas caindo (a Bíblia não fala sobre isso), o Sol não parou desta vez, parece que não houve nada sobrenatural nessa batalha, parece que aconteceu tudo por acaso, sem querer.
Débora julgava o povo e disse que Baraque tinha que reunir um exército, por Baraque não lhe obedecer prontamente disse que a honra seria de uma mulher, Débora era uma mulher governando o povo e que agora comandava o exército, de qualquer forma podemos ver uma mulher se sobressaindo sobre Baraque, essa é Débora.
A guerra difícil ocorreu, mas a Bíblia não relata milagres nessa batalha, o povo de Israel venceu e o comandante, como era costume, fugiu, para não ser morto. Sísera correu para a barraca de um amigo, Héber, que diz na Bíblia que havia paz entre o clã de Héber e Jabim (rei dos cananeus). Porém, com um senso de justiça apurado, Jael, mulher de Héber, matou Sísera, que oprimia aos israelitas.
Parece que não há nada de excepcional nessa vitória, porque então Débora cantou sobre os céus e as estrelas guerreando contra Sísera?
Amado, há aqui uma verdade gloriosa do Senhor para sua e para a minha vida:
A vida natural do homem que serve a Deus é sobrenaturalmente regida por Deus.
Você pode pensar que seus problemas acontecem ao acaso, pode pensar que os méritos ocorrem por causa de seu suor, pode pensar que há algo em você que o faça vencer ou perder e que tudo isso dependa do esforço de suas mãos.
Na verdade, se você tem a Cristo como Senhor e Salvador e crê em sua obra Redentora, tudo o que acontece em sua vida é regido pelas mãos do Senhor. Não há nada que lhe escape aos olhos de forma que você possa dizer: “O Senhor me abandonou”, não há nada que lhe seja oculto de modo que você diga “Deus não me vê”.
Amado, o Senhor vê tudo em sua vida e ali na sua vida Ele faz com que Sua vontade seja feita, Ele faz com que o mal que lhe acontece se transforme em uma lição de vida de peso eterno de Glória, Ele faz com que seus sofrimentos sejam na medida da sua capacidade de suportá-los, Ele faz com que sua vida ande de acordo com a Sua orientação e conselho.
Não pense que tudo o que ocorre em sua vida é por acaso, não pense que você está só, não pense que tudo o que acontece em sua vida não tem as mãos de Deus, tem.
E se você pensar agora: “Mas se é a mão de Deus, porque ela pesa com tantos sofrimentos?”
A Bíblia nos responde:
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jr.29:11
e
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o mam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Rm.8:28
O desejo do Senhor é que o seu fim seja bom, seu fim seja eterno em Vida, seu fim seja de esperança e prosperidade espiritual, por isso, ainda que sua vida esteja difícil, creia que Deus a está encaminhando para que você tenha uma alegria que superabundará sobre todo esse sofrimento pelo qual você passará. Todas as coisas, as boas, as más, as que parecem sem significado, tudo coopera para o seu bem.
Por isso, se você está só, se você hoje se sente fraco e parece que nenhum milagre aconteceu ou irá acontecer para te tirar desse sofrimento, lembre-se da história de Jael, Débora e Baraque, lembre-se que nada aconteceu de “sobrenatural” para que o fim deles fosse bom, mas que o “natural” que viveram consistiu em todo o céu lutar em favor deles.
Quando parecer que nenhum milagre acontecerá, lembre-se que Deus age em todo o tempo a seu favor, que nos bastidores de sua vida Ele faz com que todo o cosmos celestial trabalhe para o seu favor e bem, para que você alcance a vitória final, a eternidade em Cristo Jesus.
Talvez sua vida toda seja difícil, mas saiba que se Deus assim permitir e mesmo assim você crer e confiar nEle, você terá a maior recompensa que poderia ter, recompensa que de tão grande você não merece, essa recompensa é a Salvação Eterna, que temos em Cristo.
Se tudo parecer natural, lembre-se que no sobrenatural o Senhor trabalha para o seu bem. Naturalmente a sua vida é sobrenatural, pois é guiada pelo Senhor dos céus e da Terra.
Que Deus o abençoe!
Silas Klein | pequenomestre.wordpress.com